Mestrado

Administração

Duração

12 a 30 meses

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

Vagas

15

Recomendado pela Capes, com conceito 5 e reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), conforme a Portaria 83/2003, o Mestrado e Doutorado em Administração e Negócios (MAN) tem na Administração Estratégica sua área de concentração, que subdivide-se em duas linhas de pesquisa:

(a) Estratégia, Organizações e Sociedade (EOS);

(b) Mercado, Comportamento e Inovação (MCI).

Edital

O Mestrado em Administração e Negócios (MAN) e o Doutorado em Administração do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd) integram conhecimento teórico e pesquisa científica. Projetados para atender a profissionais graduados em diferentes áreas do conhecimento e que aspiram a um aprofundamento no domínio da Administração de Empresas, são cursos adequados para quem já desfruta de experiência organizacional ou docente.

Objetivo

O curso de Mestrado em Administração e Negócios da Escola de Negócios da PUCRS destina-se à formação de Mestres na área de Administração de Empresas. O Mestrado em Administração e Negócios constitui-se num programa de educação continuada, com domínio multidisciplinar, baseado na pesquisa e na qualidade acadêmica.

Escopo

O Mestrado em Administração e Negócios (PPGAd/PUCRS) oferece uma orientação acadêmica e uma proximidade com a realidade das empresas. Projetado para atender a profissionais graduados, nas várias áreas do conhecimento e que aspiram a um aprofundamento no domínio da Administração de Empresas, o Mestrado em Administração e Negócios é um programa adequado para candidatos que já desfrutam de experiência em nível empresarial ou docente.

Créditos e Prazo para Defesa

Mestrado: 24 créditos – para alunos ingressantes até 2021/2
Mestrado: 18 créditos – para alunos ingressantes a partir de 2022/1
Mestrado: mínimo de 12 e máximo de 30 meses

Edital 2024/1

Selecionados 2024/1

Programa G+1

Edital 2024/1

Ingresso Aluno Especial

É permitido àqueles candidatos que não tenham sido aprovados no processo seletivo, ou a outros interessados, cursar disciplinas isoladas na condição de alunos especiais.
O Aluno Especial matricula-se no Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd), em disciplinas isoladas e deve cumprir todos os requisitos de avaliação e frequência para a aprovação. Estes alunos podem, quando do ingresso no PPGAd, solicitar o aproveitamento das disciplinas, obedecendo aos critérios definidos no Regulamento do Curso. O aluno especial poderá cursar somente disciplinas eletivas, conforme cronograma disponível através na página de Informações Acadêmicas.

O valor para cursar disciplinas isoladas, baseado no número de créditos de cada disciplina, será pago em 5 (cinco) parcelas no semestre em curso. Maiores informações podem ser obtidas diretamente com o setor financeiro, através do telefone (51)33203588 ou e-mail: [email protected]

Período de Inscrição: 04/03 a 08/03/2024, através do e-mail [email protected] indicando a disciplina de interesse e anexando os documentos abaixo:

Documentos necessários: curriculum vitae, cópia do diploma e do histórico de graduação, cópia do documento de identidade (RG) e CPF.

Informações financeiras: (51)3320-3588 ou [email protected]

Matrícula: 11 a 15/03/2024, somente por e-mail: [email protected]

Bolsas

Capes, CNPq e outras, conforme disponibilidade.

Matrícula Aluno Regular

A matrícula somente é procedida após o cumprimento das exigências de seleção e admissão, e deverá ser renovada a cada semestre letivo até a entrega da dissertação/tese.

  • Estratégia, Organizações e Sociedade

    A linha de pesquisa Estratégia, Organizações e Sociedade investiga fenômenos complexos relacionados às organizações do Primeiro (Governo), Segundo (Empresas Privadas) e Terceiro (ONGs) Setores, buscando contribuir para a sua competitividade e perenidade, bem como com o desenvolvimento local, seja ele social, ambiental ou econômico. As principais áreas de conhecimento estudadas na linha são: 1) sustentabilidade corporativa, 2) inovação e empreendedorismo, 3) tecnologia, projetos e conhecimento e 4) governo e sociedade.

  • Mercado, Comportamento e Inovação

    A linha de pesquisa “Mercado, Comportamento e Inovação” investiga estratégias, mercados e competitividade; tomada de decisão, comportamento do consumidor e experiências de consumo; economia comportamental; varejo, turismo e serviços; consumo sustentável e colaborativo; tecnologia, inovação e consumo, desenvolvimento de novos produtos e dinâmica de mercados

  • Análise Avançada de Dados Qualitativos em Administração

    Código 725GC-02 | 30 horas-aula

    Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos em métodos de análise de dados qualitativos, obtendo subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.

  • Análise Avançada de Dados Quantitativos em Administração

    Código 725GD-02 | 30 horas-aula

    Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos em métodos de análise de dados quantitativos, obtendo subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.

  • Análise Qualitativa de Dados

    Código 725GK-02 | 30 horas-aula

    Ao longo da disciplina e, especialmente, ao final espera-se que os alunos possam demonstrar que desenvolveram um elevado entendimento sobre os processos que permeiam o planejamento, execução e interpretação de dados de pesquisas qualitativas na Área na Administração.

  • Análise Quantitativa de Dados

    Código 725GL-02 | 30 horas-aula

    Ao longo da disciplina e, especialmente, ao final espera-se que os alunos possam demonstrar que desenvolveram um elevado entendimento sobre os processos que permeiam o planejamento, execução e interpretação de dados de pesquisas quantitativas na Área na Administração.

  • Análise de Dados Digitais

    Código 725GM-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina permite aos alunos compreenderem o modo como o conteúdo gerado pelo usuário nas plataformas digitais tem sido utilizado para apoiar a tomada de decisão. Serão abordadas estratégias e métodos para lidar com o crescente volume de dados que estão sendo criados nas diversas mídias sociais. Além disso, a disciplina discute a aplicação dessas estratégias e métodos em diversos campos do conhecimento onde existam dados digitais. Ao fim da disciplina, os alunos devem ser capazes de identificar fontes de dados digitais relevantes e escolher as técnicas de coleta e análise de dados mais adequadas aos seus problemas de pesquisa.

  • Análise de Pesquisa em Administração (obrigatória)

    Código 62525-03 | 45 horas-aula

    Esta disciplina tem como objetivo fornecer conhecimentos básicos sobre a análise e interpretação de dados nas pesquisas qualitativas e quantitativas, especialmente, suas aplicações à Administração.

  • Comportamento do Consumidor I

    Código 42566-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem os seguintes objetivos principais: Introduzir o aluno ao contexto de estudo do comportamento do consumidor; Desenvolver as habilidades necessárias para a condução de pesquisas em comportamento do consumidor; Discutir temas de interesse da área, capazes de fomentar futuras pesquisas do aluno.

  • Comportamento do Consumidor II

    Código 42567-02 | 30 horas-aula

    Desafios na pesquisa em Comportamento do Consumidor (CC). Processos de escolha e decisão do consumidor. Heurísticas e Viéses. Influências não conscientes na decisão do consumidor. Afeto e Emoções. Impactos das relações sociais nas decisões de consumo. Consumer Culture Theory. Materialismo, felicidade e bem-estar do consumidor. Moralidade do consumidor.

  • Digital Transformation For Social Good

    Código 194GS-02 | 30 horas-aula

    A disciplina discute as múltiplas e complexas relações entre o processo de transformação digital pelo qual passam, em diferentes etapas, empresas, organizações públicas e privadas, instituições e toda a sociedade, já que as relações organizacionais e pessoais são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais. São abordados temas como tecnologias para a solução de problemas sociais, perspectivas de sustentabilidade na aplicação de tecnologias digitais, perspectivas críticas da adoção de tecnologias digitais na América Latina, literacia digital, valor público/social gerado pela adoção de tecnologias digitais, variáveis intervenientes no processo de transformação digital.

  • Empreendedorismo Digital nos Negócios

    Código 1946U-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina tem como principal objetivo a apresentação dos principais conceitos associados ao empreendedorismo digital e à transformação de conhecimento científico em desenvolvimento para a sociedade. Serão abordados os seguintes pontos: Empreendedorismo, startups, modelo de negócio, lean startup, mínimo produto viável, ecossistemas de inovação como locus do processo empreendedor, legislação na área de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de casos reais de transformação de conhecimento científico em inovação e desenvolvimento por meio do

  • Epistemologia

    Código 725GA-02 | 30 horas-aula

    Estudo dos fundamentos do conhecimento científico, analisando a história da ciência, paradigmas e perspectivas epistemológicas do conhecimento para oportunizar ao aluno a reflexão crítica de teorias e abordagens metodológicas na pesquisa em administração.

  • Fundamentos de Estratégia, Organizações e Sociedade (obrigatória para linha: Estratégia, Organização e Sociedade)

    Código 725GP-02 | 30 horas-aula

    O objetivo desta disciplina é apresentar e discutir os fundamentos dos conceitos e abordagens envolvidos nos temas de Estratégia, Organizações e Sociedade, buscando entender a evolução destas abordagens teóricas e sua aplicação aos diferentes contextos estudados.

  • Fundamentos de Marketing

    Código 52554-02 | 30 horas-aula

    Tópicos introdutórios e relevantes em marketing. Evolução das principais teorias em marketing. História do pensamento em marketing. Ética na disciplina.

  • Fundamentos de Mercado, Comportamento e Inovação (obrigatória para linha: Mercado, Comportamento e Inovação)

    Código 194G3-02 | 30 horas-aula

    Análise histórica do Marketing. Evolução das principais teorias em Marketing. Marketing estratégico, orientações estratégicas e desenvolvimento de novos produtos. Comportamento do consumidor e mercado. Marketing de serviços e de varejo. Ética nas relações mercadológicas.

  • Gestão de Marketing

    Código 52555-02 | 30 horas-aula

    Apresentar, discutir e aprofundar elementos de natureza gerencial de Marketing, sobretudo no que se referem às variáveis centrais da Administração de Marketing, tais como: marketing mix ¿ produto, distribuição, precificação e comunicação -, e o planejamento integrado do composto de marketing.

  • Gestão de Projetos

    Código 725GV-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina permite aos alunos compreenderem abordagens de pesquisa em Gestão de Projetos, os diferentes desenho de pesquisa utilizados, a pesquisa prática em projetos e as competências requeridas para o gestor de projetos moderno. Além disso, a disciplina aborda a Gestão de Projetos 2.0, a Gestão do conhecimento e de lições aprendidas em projetos.

  • Gestão do Conhecimento

    Código 32517-02 | 30 horas-aula

    Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados à Gestão do Conhecimento (GC), considerando o ambiente interno e externo à organização.

  • Governance And Participatory Smart Cities

    Código 194B8-02 | 30 horas-aula

    A disciplina discute as múltiplas e complexas relações entre governo e sociedade, representadas pelos cidadãos e partes interessadas. Essas relações são cada vez mais mediadas por tecnologias digitais, o que traz questões relacionadas às desigualdades no acesso, posse e uso das TIC. São abordados temas como transparência, processo de participação, accountability, governo aberto, governança, valor público e fatores que exercem framing a estas iniciativas, como poder simbólico e intraorganizacional, imaginário sociotécnico e neocolonialismo. Ao final da disciplina, os alunos terão uma compreensão melhor e mais crítica das variáveis envolvidas nos processos de tomada de decisão sobre inciativas de cidades inteligentes nas dimensões smart governance e smart citizens e seus impactos na agenda pública em uma perspectiva brasileira e latino-americana.

  • Governo e Sociedade

    Código 725GU-02 | 30 horas-aula

    O objetivo desta disciplina é discutir as complexas relações entre governo e sociedade, as questões de desenvolvimento econômico e desigualdade social, o impacto social e o valor público, os movimentos de transparência e accountability, as políticas públicas como indutor de responsabilidade social, a abertura governamental e a participação sociedade, bem como teorias para o estudo de temas de interface entre governo e sociedade.

  • Inovação e Empreendedorismo

    Código 52528-02 | 30 horas-aula

    O objetivo da disciplina é discutir o papel do gestor/empreendedor no processo de inovação e empreendedorismo dos diferentes tipos de organização.

  • Introdução à Pesquisa em Administração

    Código 72538-01 | 15 horas-aula

    Introduzir o os alunos aos conceitos relacionados com o mestrado em administração.

  • Marketing do Varejo

    Código 62526-02 | 30 horas-aula

    Principais trilhas de pesquisa em Marketing do Varejo. Varejo multicanal e omnichannel. Impactos do mobile shopping no mercado. Experiência do consumidor em ambientes varejistas. Crowding e densidade percebida. Decisões de sortimento de produto. Comportamento disfuncional do consumidor e moralidade no mercado.

  • Marketing e Sustentabilidade

    Código 725GN-02 | 30 horas-aula

    Esta disciplina tem por objetivo promover a discussão e a reflexão sobre as interdependências entre conceitos mercadológicos e o desenvolvimento sustentável. Neste sentido, envolve questões em duas grandes perspectivas. A primeira delas, focando no nível organizacional e envolvendo questões como ética, estratégias organizacionais e políticas públicas. Os temas desenvolvidos nessa perspectiva relacionam-se, por exemplo, ao conceito de responsabilidade social corporativa, sustentabilidade corporativa e práticas de negócio. A segunda perspectiva, foca no papel do indivíduo e compreende questões relacionados ao comportamento do consumidor, com temas sobre consumo consciente e movimentos anticonsumo.

  • Metodologia de Pesquisa (obrigatória)

    Código 725GH-02 | 30 horas-aula

    A disciplina apresenta o embasamento metodológico para pesquisa na área de administração discutindo: delineamentos e enfoques da pesquisa na área, problemática de pesquisa, técnicas de coleta de dados, amostragem, revisão de literatura e contribuições teóricas.

  • Metodologia de Pesquisa Avançada

    Código 725GB-02 | 30 horas-aula

    Possibilitar aos participantes aprofundar os seus conhecimentos sobre os principais aspectos relacionados às abordagens metodológicas na pesquisa em administração.

  • Pesquisa de Marketing

    Código 72500-02 | 30 horas-aula

    Novas bases metodológicas em pesquisa de marketing (netnografia, videografia); trilhas exploratórias em pesquisa de marketing (observação participante, entrevistas em profundidade); bases quantitativas da pesquisa de marketing (surveys, análise conjunta); escalas de mensuração; validade e confiabilidade; desenvolvimento de escalas em marketing; experimentos, novos caminhos em pesquisa de marketing.

  • Prática de Pesquisa I (obrigatória)

    Código 1941K-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas.

  • Prática de Pesquisa II (obrigatória)

    Código 1941L-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais em pesquisa com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada.

  • Prática de Pesquisa em EOS I

    Código 725GQ-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas.

  • Prática de Pesquisa em EOS II

    Código 725GR-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais em pesquisa em EOS com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada na linha EOS.

  • Prática de Pesquisa em Marketing I

    Código 725GW-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem por objetivo suportar os alunos na construção do seu projeto de pesquisa em Marketing. Serão discutidos os domínios substantivo, conceitual e metodológico e os alunos serão conduzidos através de um road map que envolva todos os domínios. A construção de cada domínio será realizada de forma coletiva, levando os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa em Marketing, bem como a dos colegas. Ao final, os alunos deverão apresentar seu projeto no formato de uma pré-banca.

  • Prática de Pesquisa em Marketing II

    Código 725GY-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem por objetivo discutir temáticas atuais de pesquisa em Marketing com base nos projetos de pesquisa dos alunos, abordando a elaboração do instrumento de coleta, a inserção no campo, a coleta de dados e o início da análise. O objetivo da disciplina é levar os alunos a refletirem e debaterem sobre a sua temática de pesquisa, bem como a dos colegas, permitindo que tenham uma visão mais ampla da pesquisa realizada na linha de Marketing.

  • Seminário I

    Código 72503-01 | 15 horas-aula

    Possibilitar aos participantes aprofundar os conhecimentos em métodos de pesquisa e obter subsídios para julgar objetivamente a qualidade da pesquisa produzida em Administração.

  • Sustentabilidade Corporativa

    Código 725GT-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem por objetivo familiarizar os alunos com as principais questões relativas a sustentabilidade como uma estratégia de negócio, possibilitando aos estudantes o conhecimento sobre as principais abordagens teóricas que fundamentam a discussão em torno dos temas da responsabilidade social e do desenvolvimento sustentável no contexto organizacional. Permitirá aos alunos refletir e debater sobre as práticas de Responsabilidade Social Corporativa, aumentando sua compreensão sobre o papel estratégico das iniciativas de sustentabilidade.

  • Temas Emergentes em Estratégia, Organizações e Sociedade

    Código 725GF-02 | 30 horas-aula

    A disciplina tem por objetivo discutir as principais questões relativas a lentes teóricas e objetos de estudo emergentes nas áreas de estratégia, informação, organizações e sociedade. São apresentadas referências bibliográficas contemporâneas, buscando a interdisciplinaridade das áreas.

  • Temas Emergentes em Marketing

    Código 725GG-02 | 30 horas-aula

    Perspectivas teóricas avançadas e temáticas emergentes no campo do Marketing. Construto inovação, indicadores e métricas de Inovação e de Performance. Adoção de Inovação. Percepção de risco de produtos e consequências sociais. Competência versus moralidade em competitividade de provedores de produtos e serviços. Preço comparativo de produtos e construal level da comunicação. Tendências em serviços. Transferência de Tecnologia. Capacidade Absortiva.

  • Temas Emergentes em Mercado, Comportamento e Inovação

    Código 194G4-02 | 30 horas-aula

    Perspectivas teóricas avançadas e temáticas emergentes no campo do Marketing. Construto inovação, indicadores e métricas de Inovação e de Performance. Adoção de Inovação. Percepção de risco de produtos e consequências sociais. Competência versus moralidade em competitividade de provedores de produtos e serviços. Preço comparativo de produtos e construal level da comunicação. Tendências em serviços. Transferência de Tecnologia. Capacidade Absortiva.

  • Teoria de Marketing

    Código 7251J-02 | 30 horas-aula

    História do pensamento em marketing. Conceito, escopo e natureza do marketing. Marketing como ciência. Aspectos atuais e perspectiva futura do marketing. Abordagens metodológicas em marketing. Teoria e subáreas de marketing.

  • Teoria em Estratégia, Organizações e Sociedade

    Código 725GE-02 | 30 horas-aula

    A disciplina aborda as Teorias que podem ser utilizadas na Pesquisa em Estratégia, Organizações e Sociedade. As teorias analisadas apresentam perspectivas econômicas, comportamentais e sociológicas, tendo como abordagens a organização/firma, o indivíduo, os grupos e a comunidade: Utilização de Teorias na Pesquisa em EOS, Teoria dos Stakeholders e Teoria da Agência, Teoria da Custos de Transação e Visão Baseada em Recursos, Teoria da Capacidade Absortiva e Capacidades Dinâmicas, Teoria Ator-Rede e Teoria do Capital Social, Cultura e Poder Organizacional, Teoria Social Cognitiva e Social Crítica, Institutional Works e Institutional Logics.

  • Teoria em Marketing

    Código 725HA-022 | 30 horas-aula

    O objetivo geral da disciplina é o de proporcionar uma visão analítica e crítica da evolução do pensamento em marketing, explorando a perspectiva de marketing como ciência e a sua consequente formação.

  • Teoria em Mercado, Comportamento e Inovação

    Código 194G2-02 | 30 horas-aula

    O objetivo geral da disciplina é o de proporcionar uma visão analítica e crítica da evolução do pensamento em marketing, explorando a perspectiva de marketing como ciência e a sua consequente formação.

  • Teorias Organizacionais (obrigatória)

    Código 725GJ-02 | 30 horas-aula

    Aprofundar o conhecimento no que se refere à teorização das organizações a partir de uma abordagem analítica e questionadora.

  • Tópicos Especiais em Estratégia, Organizações e Sociedade

    Código 725GX-02 | 30 horas-aula

    Disciplina que explora temas especiais em estratégia, organizações e sociedade, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa.

  • Tópicos Especiais em Marketing

    Código 725GZ-02 | 30 horas-aula

    Disciplina que explora temas especiais em marketing, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa.

  • Tópicos Especiais em Mercado, Comportamento e Inovação

    Código 194G5-02 | 30 horas-aula

    Disciplina que explora temas especiais em marketing, buscando grau de integração, abrangência e profundidade requeridas para o desenvolvimento da linha de pesquisa.

Coordenação

Profª. Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos | [email protected]

Comissão Coordenadora

Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos (Coordenadora) | [email protected]
Cláudio Sampaio | [email protected]
Clécio Falcão Araújo | [email protected]
Mirian Oliveira | [email protected]
Andréa Fechner Santos (representante discente) | [email protected]

Comissão de Bolsas

Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos (presidente)
Edimara Mezzomo Luciano
Mirian Oliveira
Equipe Administrativa
Fernanda Martins
Renata Liberato Santana

Comissão de Autoavaliação

Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos (Presidente)
Clécio Falcão Araújo (Representante Docente)
Caroline Bastos Capaverde (Representante Pós-Doutorado)
Maria Amália Machado (Representante Egressos)
Renata Liberato Santana (Representante Técnico Administrativo)
Matheus Henrique Pulz (Representante Discente)

  • Valores para Mestrado (válidos para ano 2024)

    Público Valor
    Público Geral
    R$ 3.217,42

Total de Parcelas

O valor integral do Mestrado é parcelado em 24 mensalidades, que devem ser pagas na sua totalidade, mesmo que o estudante conclua o curso antes de dois anos. O valor do Doutorado é dividido em 42 mensalidades que, da mesma forma, devem ser pagas na totalidade, mesmo se o curso for concluído antecipadamente. Estudantes de Doutorado que ingressam logo após a conclusão do Mestrado na PUCRS, com 18 créditos já cursados, terão o número de mensalidades reduzido para 36. Caso não concluam o curso em até três anos, o pagamento é prorrogado até a conclusão, com prazo de 60 meses.

Vencimentos e formas de pagamento

O vencimento das mensalidades ocorre sempre no dia 15 de cada mês, exceto
a primeira parcela (no ingresso ou reingresso) que vencerá conforme escala de
matrículas. O aluno deverá realizar, antes da efetivação da matrícula, o
pagamento da parcela do semestre.

Será cobrado 2% de multa após o vencimento, mais encargos financeiros.
A Universidade envia pelos correios o documento bancário para pagamento
das parcelas. No caso do não recebimento do documento bancário até a data
do vencimento, poderá ser solicitada uma segunda via em qualquer agência
bancária do BRADESCO, mediante informação do CPF do aluno, solicitado
pelo e-mail do Setor Financeiro, [email protected], ou realizado diretamente no Setor Financeiro Acadêmico da Universidade. O Setor Financeiro também envia o boleto para o e-mail cadastrado junto à secretaria do curso.

Prorrogação

Caso não tenha concluído o curso (incluindo a defesa da tese ou dissertação) após o período de pagamento das parcelas, o aluno poderá continuar matriculado, desde que mantenha o pagamento das mensalidades.

Prazo máximo para conclusão

O limite máximo para a conclusão do Mestrado é de 30 meses, e do Doutorado é de 60 meses, estabelecido no Regimento Geral da Universidade. A não conclusão do Programa de Pós-Graduação nesses prazos levará à exclusão do estudante.

Reajustes

Os valores das parcelas serão reajustados anualmente.

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A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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