MBA

Estratégia, Transformação Digital e Sustentabilidade

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Noite

MBA em Estratégia, Transformação Digital e Sustentabilidade apresenta estratégias contemporâneas relacionadas aos desafios provocados pelas mudanças em modelos de negócio para prosperar em uma era cada vez mais digital e sustentável ambiental e socialmente.

O que você vai aprender
  • Revisar o funcionamento de elementos centrais da administração, incluindo comportamento organizacional, finanças, marketing e estratégia;
  • Compreender a transformação digital em um contexto de negócios, incluindo a gestão da mudança necessária;
  • Alavancar seus conhecimentos sobre os mais recentes modelos de sustentabilidade corporativa e de negócio de impacto;
  • Analisar a gestão das empresas, iniciando em aspectos macroeconômicos, passando por criatividade, novas tecnologias e inovação nos negócios e chegando a debates sobre comunicação e reputação para construção de marcas com propósito;
  • Desenvolver as habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança.
  • Sobre o curso

    A quarta revolução industrial chegou e está criando diversas tecnologias — blockchain, inteligência artificial (IA) e metaverso, por exemplo — que tornam nebulosas as fronteiras entre os mundos físico e digital. A especialização foca nessa transformação, que está levando as empresas a questionarem o propósito da sua existência, e discute a necessidade de repensar os modelos de negócios para que sejam mais sustentáveis e  considerem seus impactos sociais e ambientais.

  • Para quem é o curso

    O curso é voltado a ​​​p​rofissionais de nível superior ​com ​​de​ formaç​ões​​​ variada​s​, da Administração e ​e​ngenharias à área d​a​​​ ​saúde, que desejam qualificar-se e aprofundar os conhecimentos em gestão e negócios abordando temas contemporâneos e atuais.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    • Práticas imersivas de aprendizagem, como debates organizados em grupos com mediadores e debatedores, rodas de conversa com empresas e adoção da metodologia Design Thinking na disciplina de criatividade;
    • Inserção no ecossistema de inovação do TECNOPUC por meio de rodas de conversa com startups e hubs temáticos, bem como da utilização dos espaços do Tecnopuc em atividades.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • Competências, Comportamentos e Gestão de Carreiras

    Reflexão sobre os processos envolvidos na compreensão e gestão da carreira individual e de equipes de trabalho.  Desenvolvimento e aprimoramento de habilidades socioemocionais e competências comportamentais necessárias à gestão de carreiras. Discussão sobre os recursos necessários para o estabelecimento de conversas relevantes sobre carreira dentro do ambiente organizacional.

  • Estratégias Empresariais em Ambientes Competitivos

    Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica.

  • Marketing em Ambientes Competitivos

    Estratégias empresariais. Caraterísticas de ambientes competitivos. Estratégias emergentes e planejamento estratégico. Análise dos pontos fortes e fracos da empresa e das ameaças e oportunidades de mercado. Análise de informações, tecnologias e processo de tomada de decisão. Desdobramentos e execução estratégica.

  • Criatividade, Novas Tecnologias e Inovação nos Negócios

    O processo criativo e o Design Thinking. O impacto das novas tecnologias nos negócios. Análise dos diferentes tipos e estratégias de inovação para alavancagem organizacional, bem como a gestão do processo inovador adotado pelas empresas. Modelos de intervenção capazes de provocar mudanças bem-sucedidas, assim como estratégias de desenvolvimento organizacional e aprendizagem.

  • Liderança e Desenvolvimento de Equipes de Alta Performance

    Discussão das principais teorias e modelos que explicam o fenômeno da liderança e da gestão de equipes no âmbito empresarial. A mudança organizacional e o papel dos líderes. Estilos e abordagens de liderança. A liderança baseada em princípios. Desenvolvimento das habilidades e atitudes necessárias para o bom exercício da liderança. Formação e desenvolvimento de grupos e equipes de trabalho. Os estágios de desempenho das equipes. Equipes auto gerenciáveis e de alta performance.

  • Transformação Digital

    Transformação Digital: reflexão sobre as dinâmicas corporativas e sociais que têm pressionado as organizações a se transformarem em organizações digitais. Análise dos principais blocos de construção da transformação digital e discussão sobre os fatores de sucesso e de fracasso do movimento de transformação digital nas organizações.

  • Gestão de Mudança em Processos de Transformação Digital

    Gestão de mudança como componente necessário da transformação organizacional. Influência das relações humanas na construção de planos. Redução dos impactos da mudança. Gestão de mudança ágil. Modelos e ferramentas pra gestão de mudança.

  • Estratégias em um Mundo com Propósito

    Os desafios para as empresas no “novo normal”, considerando os efeitos decorrentes da pandemia 2020. Negócios com propósito. Capitalismo Consciente. Economia Donut. Economia Circular. Economia Compartilhada.

  • Gestão de Projetos

    Apresentação e debate sobre conhecimentos, metodologias, ferramentas e técnicas utilizadas para planejar, administrar e executar com sucesso o ciclo de vida de projetos. Práticas tradicionais e tópicos emergentes e atuais sobre a gestão de projetos

  • Marketing Global

    Reflexão sobre oportunidades e ameaças do mercado global. Análise das mudanças no macroambiente, as relações internacionais e os impactos nas empresas. Discussão dos riscos cambiais e políticos envolvidos, bem como as estratégias de entrada em mercados globais. Pesquisa de informações indispensáveis ao sucesso das empresas em novo contexto competitivo, como subsídio à tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias de marketing global e de seleção de mercados-alvo.

  • Finanças Corporativas e Análise de Investimentos

    Fundamentos de Finanças Corporativas e Análise de Investimento. Técnicas da gestão financeira aplicadas pelas organizações. Estruturação de operações e análise de resultado das decisões de investimento, financiamento e fluxo de caixa no desempenho dos negócios.

  • Desenvolvimento Sustentável

    Conceitos de sustentabilidade. Do Relatório Nosso Futuro Comum aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Visão e harmonização dos três pilares da sustentabilidade, econômico, ambiental e social. Motivadores internos e externos para adoção de sustentabilidade nas organizações. Perfis das organizações sustentáveis. Modelo de maturidade em Sustentabilidade Corporativa.

  • Macroeconomia

    Principais indicadores de atividade econômica: produto, inflação e desemprego. Estudo e interpretação do ciclo econômico. Efeitos esperados das políticas monetária, fiscal e cambial nos modelos tradicionais de análise macroeconômica. Conjuntura e cenários para a economia brasileira.

  • Métodos de Pesquisa

    Introdução (fases de uma pesquisa, classificações dos métodos de pesquisa). Coleta de dados (técnicas de coleta de dados, população, amostra). Métodos de pesquisa qualitativos (estudo de caso, pesquisa-ação, focus group). Métodos de pesquisa quantitativos (survey, experimento). Análise de dados (técnicas de análise de dados).

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dr. ​​Claudio Hoffmann Sampaio​

Dr.​​ Luis Antonio Janssen​

Dra. ​​Cecilia Rutkoski Hoff​

Dra. ​​Denise Pagnussat​

Dra. ​​Gabriela Cardozo Ferreira​

Dra. ​​Maira de Cássia Petrini​

Dra. ​​Manoela Ziebell de Oliveira​

Me. ​​Ana Cristina Sant’anna Schneider​

Me. ​​Rafael Disconzi Rodrigues​

Me. Daiane Pagnussatt

Me. Rogério Bohn

Me. Thiago Nery Pandolfo

Profa. Dra. Maira de Cassia Petrini
Email: [email protected]

Pós-doutorado na HEC Montreal – Canadá (2017), doutorado em Administração pela Escola de Administração da Fundação Getúlio Vargas – SP (2006) e mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1999). Co-founder da Mais Quitanda, clube de assinaturas de orgânicos, e Professora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Administração da PUC RS. Experiência corporativa na área de Sistemas e Tecnologia de Informação, tendo atuado corporativamente em empresas como Procergs, Hospital Israelita Albert Einstein e IBM e realizado consultoria ad hoc em sistemas de Bussines Intelligence. Nos últimos anos tem desenvolvido trabalhos e pesquisas na área de Administração, com ênfase em temas relativos a sustentabilidade e sua adoção estratégica nas empresas, negócios de impacto, economia compartilhada e inovação social. Atualmente é líder do grupo de pesquisa Sustentabilidade e Negócios com Impacto Social e coordena projetos de pesquisa nestas temáticas.

  • Público geral

    Público Valor
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00

Matrícula antecipada com desconto

21/02/2024 a 10/04/2024 – 10% de desconto R$ 1.134,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

MBA

Estratégia, Transformação Digital e Sustentabilidade

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Veja todas as notícias
Veja todas as notícias

Fale Conosco

WhatsApp