Especialização

Psicopedagogia

Duração

450 horas-aula

Modalidade

Presencial

Período

Noite

O curso prepara especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar as dificuldades de aprendizagem, além de promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que neles interferem: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, capacitando os para a intervenção psicopedagógica na clínica e nos contextos institucionais.

O que você vai aprender
  • Compreender seu processo de aprendizagem, através do aprofundamento das teorias de aprendizagem e ensino;
  • Estar apto(a) para lidar com os diferentes aspectos humanos que influenciam o processo de aprendizagem, auxiliando educadores(as) e estudantes na reflexão e construção do conhecimento;
  • Avaliar, diagnosticar e intervir no processo de aprendizagem de pessoas com dificuldades de aprendizagem;
  • Estar preparado(a) para intervenções psicopedagógicas aplicadas ao atendimento mediado por recursos digitais.
  • Sobre o curso

    A Especialização aborda as dificuldades de aprendizagem contemporâneas, um tema em evidência devido ao consistente aumento do número de estudantes na educação básica e superior com esse desafio. Esta é uma demanda que exige profissionais qualificados para realizar intervenções que ajudem os estudantes a aprender de forma prazerosa.

  • Para quem é o curso

    Licenciados(as), psicólogos(as), fonoaudiólogos(as), professores(as) e pedagogos(as).

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    • Abordagem de conteúdos atuais em relação aos desafios da aprendizagem;
    • Colaboração de profissionais da área da Saúde, Psicologia, Educação Física e Informática Educativa que, junto com os profissionais da área da Educação, elaboram palestras, encontros formativos e cine fórum;
    • Integração entre a teoria e a prática em diversas atividades propostas, bem como a utilização de recursos digitais para o atendimento psicopedagógico;
    • Reuniões semestrais com os professores para trocar informações e percepções sobre as aulas;
    • Estágio em dois espaços no campus da PUCRS e, também, no Centro de Saúde da Vila Fátima, todos com salas equipadas com materiais para realizar os atendimentos.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

  • Arte e Processos Criativos na Psicopedagogia

    Estudo de conhecimentos e saberes das linguagens artísticas e elaboração de estratégias para os profissionais da área da psicopedagogia, teoricamente e através de processos experimentais, para atuações na perspectiva contemporânea dos processos criativos.

  • Bases Neurológicas e Psicopedagogia

    Considerações fundamentais sobre a atividade neurológica, especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes à área da Educação. Aprofundamento dos aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Ênfase nas bases neuropsicológicas de percepção, movimento-ação, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento, bem como pontos da normalidade e pautas para uma ação educacional, especialmente visando à integração do aluno que apresenta alterações em sua aprendizagem.

  • Cognição e Aprendizagem

    Reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Investigação sobre estratégias de aplicabilidade com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem dos estudantes. Estudo sobre a ação psicopedagógica a partir da teoria epistemológica de Jean Piaget.

  • Diagnóstico/Intervenção Psicope. Clínica/Institucional I

    Aprofundamento em relação ao diagnóstico e à intervenção psicopedagógica; estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar, principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.

  • Diagnóstico/Intervenção Psicope. Clínica/Institucional II

    Análise sobre o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; estudo teórico e prático na perspectiva clínica e institucional, a partir de uma visão interdisciplinar, com referências teóricas da psicanálise e da psicologia genética.

  • Dificuldades de Aprendizagem Perspectiva Sócio-histórica

    Estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentada na teoria sócio-histórica. Compreensão das pesquisas e conceitos para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem, orientação sobre as ações psicopedagógicas em um contexto sociocultural.

  • Introdução à Psicopedagogia

    Compreensão de aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Reflexão sobre aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como interpretação reflexiva da formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.

  • Metodologia de Pesquisa

    Instrumentalização para a realização de pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados durante o Estágio Clínico. Orientação para a organização e elaboração de um artigo científico, pesquisa sobre às normas da ABNT. Discussão sobre produção científica e revisão de literatura.

  • O Jovem e o Adulto nos Processos de Aprendizagem

    Características psicossociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existenciais da cognição, da afetividade e do desenvolvimento social. O processo de aprendizagem durante toda a vida. A educação contemporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.

  • Psicanálise e Desenvolvimento Infantil na Aprendizagem

    Compreensão psicodinâmica de alguns aspectos do desenvolvimento e funcionamento da mente: da criança, do adolescente, e do adulto. Conceitos básicos do enfoque psicanalítico e aplicação na abordagem de alguns transtornos emocionais que resultam dos conflitos das diversas etapas do Ciclo Vital.

  • Psicomotricidade e Aprendizagem

    Compreensão das relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos como norteadores dos fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.

  • Psicopedagogia: Abordagem Clínica e Institucional

    Estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional. Análise da interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem.

  • Relações Familiares e Aprendizagem

    Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.

  • Recursos Digitais no Atendimento Psicopedagógico

    Análise de referenciais práticos e teóricos para o uso de recursos digitais no atendimento psicopedagógico. Fundamentos da intervenção psicopedagógica aplicados ao atendimento mediado por recursos digitais. Exploração de atividades e recursos digitais adequados ao atendimento psicopedagógico, bem como das condutas pertinentes ao psicopedagogo.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

  • Dra. Bettina Steren dos Santos
  • Me. Leonardo Agostini
  • Dra. Rita de Cassia Petrarca Teixeira
  • Dr. Sani Belfer Cardon
  • Dra. Sônia Beatriz da Silva Gomes
  • Dr. Rodrigo Flores Sartori
  • Dra. Gabriela Castro Menezes de Freitas
  • Dra. Mariangela Pozza
  • Ma. Raquel Alvarez Sulzbach
  • Dra. Tárcia Rita Davoglio
  • Dra. Karla Fernanda Wunder da Silva
  • Ma. Patrícia Rocha Rodrigues
  • Dra. Juliana dos Santos Rocha
  • Ma. Valéria Carvalho de Leonço
  • Dra. Caroline Becker

Bettina Steren dos Santos
E-mail: [email protected]

Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1986-1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação – Universidad de Barcelona (1991-1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009-2010). Professora visitante por 6 meses pelo programa CAPES PRINT na Universidade de Barcelona, Departamento de Didática e Organização Educativa/Grupo de Pesquisa Esbrina (2020). É professora da Escola de Humanidades do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Grupo de Pesquisa “Processos Motivacionais em Contextos Educativos” da PUCRS. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia desde 2005 e Educação Transformadora (PUCRS/UOL) desde 2019. É bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ/CNPq 1C. De 2014 até 2015 foi Coordenadora de Ensino na Pró-reitoria de Graduação da PUCRS e de 2015 até 2017 Decana Associada da Escola de Humanidades da mesma instituição. Participa da RedGUIA (Red Gestión Universitaria Integral del Abandono) desde 2010 e coordena a mesma rede desde 2017. Além disso, participa de órgão de gestão em Ciência e Tecnologia como: FAPERGS (membro do comitê de Educação e parecerista Ad Hoc), CNPQ e CAPES (parecerista Ad Hoc). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas de ensino, mal-estar e bem-estar docente.

  • Público em geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 770,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 731,50
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 712,25
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 693,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 677,60
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 385,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 693,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00

Matrícula antecipada com desconto

De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 539,00 
De 16/12/2024 a 12/01/2025 – 20% de desconto – R$ 616,00 
De 13/01/2025 a 02/02/2025 – 15% de desconto – R$ 654,50 
De 03/02/2025 a 09/03/2025 – 10% de desconto – R$ 693,00

Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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