O curso prepara especialistas em Psicopedagogia para que sejam capazes de investigar as dificuldades de aprendizagem, além de promover a compreensão dos processos da aprendizagem, considerando todas as variáveis que neles interferem: socioculturais, biológicas, afetivas e cognitivas, capacitando os para a intervenção psicopedagógica na clínica e nos contextos institucionais.
A Especialização aborda as dificuldades de aprendizagem contemporâneas, um tema em evidência devido ao consistente aumento do número de estudantes na educação básica e superior com esse desafio. Esta é uma demanda que exige profissionais qualificados para realizar intervenções que ajudem os estudantes a aprender de forma prazerosa.
Licenciados(as), psicólogos(as), fonoaudiólogos(as), professores(as) e pedagogos(as).
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Estudo de conhecimentos e saberes das linguagens artísticas e elaboração de estratégias para os profissionais da área da psicopedagogia, teoricamente e através de processos experimentais, para atuações na perspectiva contemporânea dos processos criativos.
Considerações fundamentais sobre a atividade neurológica, especificamente desde o ponto de vista do desenvolvimento do ser humano, em direção às implicações educacionais decorrentes à área da Educação. Aprofundamento dos aspectos de anatomia, fisiologia e, especialmente, de funcionamento da atividade nervosa, considerando a proposta de Luria, que destaca a divisão do Sistema Nervoso em três blocos funcionais. Ênfase nas bases neuropsicológicas de percepção, movimento-ação, fala e pensamento como formas eminentemente humanas de organização, processamento e desenvolvimento, bem como pontos da normalidade e pautas para uma ação educacional, especialmente visando à integração do aluno que apresenta alterações em sua aprendizagem.
Reflexão sobre investigação e pesquisas em desenvolvimento cognitivo da aprendizagem e sua importância na formação do psicopedagogo. Investigação sobre estratégias de aplicabilidade com pressupostos teórico-práticos sobre o conhecimento cognitivo da aprendizagem dos estudantes. Estudo sobre a ação psicopedagógica a partir da teoria epistemológica de Jean Piaget.
Aprofundamento em relação ao diagnóstico e à intervenção psicopedagógica; estudo teórico-prático clínico e institucional a partir de uma visão interdisciplinar, principais referências teóricas a psicanálise e a psicogenética.
Análise sobre o diagnóstico e a intervenção psicopedagógica; estudo teórico e prático na perspectiva clínica e institucional, a partir de uma visão interdisciplinar, com referências teóricas da psicanálise e da psicologia genética.
Estudo das dificuldades de aprendizagem fundamentada na teoria sócio-histórica. Compreensão das pesquisas e conceitos para o melhor entendimento das dificuldades de aprendizagem, orientação sobre as ações psicopedagógicas em um contexto sociocultural.
Compreensão de aspectos históricos do percurso e da atuação profissional deste campo do conhecimento na área da Educação. Reflexão sobre aspectos teóricos e práticos da Psicopedagogia bem como interpretação reflexiva da formação do profissional em Psicopedagogia, a partir de uma abordagem interdisciplinar.
Instrumentalização para a realização de pesquisa qualitativa a partir da coleta de dados durante o Estágio Clínico. Orientação para a organização e elaboração de um artigo científico, pesquisa sobre às normas da ABNT. Discussão sobre produção científica e revisão de literatura.
Características psicossociais do desenvolvimento do jovem e do adulto. Dimensões existenciais da cognição, da afetividade e do desenvolvimento social. O processo de aprendizagem durante toda a vida. A educação contemporânea e suas mutações de acordo com o desenvolvimento da vida do jovem e do adulto.
Compreensão psicodinâmica de alguns aspectos do desenvolvimento e funcionamento da mente: da criança, do adolescente, e do adulto. Conceitos básicos do enfoque psicanalítico e aplicação na abordagem de alguns transtornos emocionais que resultam dos conflitos das diversas etapas do Ciclo Vital.
Compreensão das relações entre o instrumental do sujeito, sua expressão intelectual e emocional e os impedimentos como norteadores dos fatores importantes nas dificuldades de aprendizagem.
Estudo teórico-prático da Psicopedagogia nas abordagens clínica e institucional. Análise da interface entre as ações terapêutica e preventiva no que se refere aos processos de ensino e de aprendizagem.
Estudo dos grupos familiares como instituições culturais, sociais e históricas. Identidade familiar, tipologia, psicodinâmica familiar. Famílias e problemas de aprendizagem. Distúrbios familiares e dificuldades escolares. Possibilidades e limites da intervenção psicopedagógica na família.
Análise de referenciais práticos e teóricos para o uso de recursos digitais no atendimento psicopedagógico. Fundamentos da intervenção psicopedagógica aplicados ao atendimento mediado por recursos digitais. Exploração de atividades e recursos digitais adequados ao atendimento psicopedagógico, bem como das condutas pertinentes ao psicopedagogo.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Bettina Steren dos Santos
E-mail: [email protected]
Possui graduação em Pedagogia pela UFRGS (1986-1989) e doutorado em Psicologia Evolutiva e da Educação – Universidad de Barcelona (1991-1996). Pós-doutorado no College of Education, The Univesity of Texas at Austin, EUA (2009-2010). Professora visitante por 6 meses pelo programa CAPES PRINT na Universidade de Barcelona, Departamento de Didática e Organização Educativa/Grupo de Pesquisa Esbrina (2020). É professora da Escola de Humanidades do Programa de Pós-graduação em Educação e do Curso de Pedagogia. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Grupo de Pesquisa “Processos Motivacionais em Contextos Educativos” da PUCRS. Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia desde 2005 e Educação Transformadora (PUCRS/UOL) desde 2019. É bolsista de Produtividade em Pesquisa – PQ/CNPq 1C. De 2014 até 2015 foi Coordenadora de Ensino na Pró-reitoria de Graduação da PUCRS e de 2015 até 2017 Decana Associada da Escola de Humanidades da mesma instituição. Participa da RedGUIA (Red Gestión Universitaria Integral del Abandono) desde 2010 e coordena a mesma rede desde 2017. Além disso, participa de órgão de gestão em Ciência e Tecnologia como: FAPERGS (membro do comitê de Educação e parecerista Ad Hoc), CNPQ e CAPES (parecerista Ad Hoc). Tem experiência na área de Psicologia Educativa, com ênfase nos processos de ensino e aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, processos motivacionais, metodologias criativas de ensino, mal-estar e bem-estar docente.
Público | Valor |
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Público Geral |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 770,00
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Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 731,50
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Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 712,25
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Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 693,00
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Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
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Público | Valor |
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PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 677,60
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Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
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Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
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Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 385,00
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Público | Valor |
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Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 693,00
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Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
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Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 770,00 + 21 parcelas de R$ 616,00
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De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 539,00
De 16/12/2024 a 12/01/2025 – 20% de desconto – R$ 616,00
De 13/01/2025 a 02/02/2025 – 15% de desconto – R$ 654,50
De 03/02/2025 a 09/03/2025 – 10% de desconto – R$ 693,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Iniciativa amplia a aliança da Rede com a PUCRS
sexta-feira, 08 de novembro | 2024