Especialização

Psicologia do Esporte

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Online ao vivo

Periodo

Manhã e Noite

O curso discute importantes aspectos sobre o trabalho do/a psicólogo/a no contexto esportivo e explica como acontece a interação desses profissionais com atletas e equipes esportivas.

O que você vai aprender
  • Analisar diferentes comportamentos e processos psicológicos no contexto esportivo;
    Desenvolver habilidades e atributos relevantes na profissão da psicologia do esporte aplicada e em outros empregos na área;
  • Participar de um programa de estudo que aprofunda o conhecimento e entendimento dos princípios psicológicos, conceitos e teorias apropriadas ao campo da psicologia do esporte aplicada;
  • Ampliar as possibilidades de aplicação das teorias e técnicas psicológicas em um contexto esportivo;
    Planejar e aplicar projetos e intervenções na área da psicologia do esporte;
  • Ter o conhecimento necessário para melhorar o acompanhamento de atletas.
  • Sobre o curso

    A discussão sobre saúde mental está ganhando cada vez mais espaço no esporte, portanto surge uma demanda por psicólogos/as especializados/as na área. A especialização propõe o estudo sobre doenças mentais, com foco na melhoria da performance de atletas, devido ao aumento de agentes estressores no contexto esportivo

  • Para quem é o curso

    ​​O curso é voltado a ​​​​​profissionais que atuam ​em​​ áreas​, como Educação Física, Psicologia, Medicina, Psiquiatria, Nutrição, Fisioterapia, Serviço Social e Administração​ e ​pessoas​​​ graduad​a​​s que ​trabalham​​a​ com o esporte ou ​​atividade física.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    Parceria com o Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos da PUCRS;
    Participação de psicólogo do Comitê Olímpico do Brasil (COB);

    Participação de psicólogos(as) de clubes da Série A do futebol do Brasil;

    Participação de assistente social da Confederação Brasileira de Futebol (CBF);

    Parceria com Comitês Olímpicos Nacionais;

    Aulas com profissionais reconhecidos/as pelo mercado de trabalho, com expertise e experiência notável na área esportiva;

    Curso 100% online síncrono, permitindo a participação de profissionais de todo Brasil.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

  • Psicologia do Esporte: História e Conceitos Gerais

    Estudo do desenvolvimento histórico da psicologia do esporte no Brasil e no mundo. Estudo dos principais conceitos da Psicologia do Esporte, seu objeto de estudo e campo de trabalho.

  • Educação Olímpica e Valores no Esporte

    Estudo das origens do Olimpismo Moderno. Os elementos filosóficos do Olimpismo. Abordagens pedagógicas dos valores Olímpicos.

  • Esporte, Cultura e Sociedade

    Estudo da história da humanidade e sua relação com o movimento humano e suas influências no pensamento contemporâneo. Fundamentos da Sociologia e suas implicações para a Educação Física. A relação entre Educação Física e Cultura.

  • Treinamento Esportivo

    Estudo dos métodos de treinamento das valências físicas e suas relações com os processos fisiológicos. Estudo das estratégias de avaliação das valências físicas. O processo de planejamento de microciclos e mesociclos: avaliação diagnóstica, estruturação do ciclo, aplicação e reavaliação.

  • Neuropsicologia Aplicada ao Esporte

    Estudo da interação cognitivos-motora e suas relações com a aprendizagem e performance esportiva. Compreensão das relações entre Aprendizagem Motora e Neuropsicologia aplicada ao esporte. Estudo do papel das funções executivas no ensino e treinamento do Esporte.

  • Processos Psicológicos no Contexto Esportivo

    Estudo das principais variáveis psicológicas presentes no esporte de alto-rendimento, tais como: motivação, concentração, autoconfiança, comunicação ansiedade e estresse.

  • Psicologia do Esporte e o Desenvolvimento Humano

    Estudo do desenvolvimento humano na perspectiva da Psicologia do esporte. Ciclo vital do ser humano. Características e transformações físicas, cognitivas e psicossociais da criança e do adolescente.

  • Saúde Mental no Esporte

    Estudo sobre o cuidado com a saúde mental no contexto esportivo. Análise sobre os fatores de risco e proteção para saúde mental no esporte. Estresse e Burnout no esporte. Estudo sobre as principais doenças mentais presentes no contexto esportivo.

  • Psicologia Clínica Esportiva

    Reflexão acerca da psicologia clínica esportiva. Compreensão sobre o vínculo, manejo e técnicas aplicadas na clínica com atletas.

  • Intervenção Psicossocial no Esporte

    Interfaces entre o serviço social no esporte e a psicologia do esporte. Formação do atleta de acordo com os princípios fundamentais de autonomia e emancipação do sujeito. Núcleo psicossocial em clubes esportivos.

  • Psicologia do Esporte Aplicada ao eSports

    Periodização do trabalho de Psicologia do Esporte em eSports. Técnicas e intervenção da psicologia com atletas envolvidos com os eSports.

  • Psicologia do Esporte Aplicada a Contextos Coletivos

    Compreensão dos processos grupais e variáveis psicológicas envolvidas em modalidades coletivas. Periodização do trabalho de Psicologia do Esporte para grupos esportivos. Técnicas e intervenção da psicologia com atletas e equipes.

  • Avaliação em Psicologia do Esporte

    Estudo dos protocolos de avaliação e instrumentos aplicados ao esporte. Compreender os aspectos comportamentais e psicológicos da prática esportiva aplicados ao processo de planejamento de trabalho e avaliação do desempenho esportivo.

  • Metodologia de Pesquisa Cinetífica

    Elaboração de problema, definição de objetivos e metodologia para o desenvolvimento de projetos de pesquisa na área da saúde e do esporte. Instrumentalização para a elaboração de artigos de revisão teórica.

  • Psicologia do Esporte Aplicada a Contextos Individuais

    Periodização do trabalho de Psicologia do Esporte em esportes individuais. Técnicas e intervenção da psicologia em modalidades individuais.

  • Preparação Psicológica do Atleta Olímpico

    Reflexão sobre o trabalho do psicólogo do esporte no planejamento, execução e acompanhamento de atletas olímpicos.

  • Preparação Psicológica do Atleta Paralímpico

    Reflexão sobre o trabalho do psicólogo do esporte no planejamento, execução e acompanhamento de atletas Paralímpicos.

  • Tópicos Especiais

    Desenvolvimento de tópicos avançados em Psicologia do Esporte. Serão abordados temas atuais relacionados à pesquisa e intervenção no esporte.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dra. Alessandra Maria Scarton

Dr. Luis Henrique Rolim Silva

Dr. Márcio Englert Barbosa

Dra. Fernanda Faggiani

Me. Lucas Rosito

Dr. Adriano Detoni Filho

Dr. Nelson Todt

Dr. Rodrigo Flores Sartori

Me. Adriana Edler Macagnan

Dr. Giuseppe Potrick Stefani

Dra. Aline Arias Wolf

Dr. Gilberto Gaertner

Dra. Gisele Maria Silva

Me. Cassiano Pires

Dra. Sâmia Halage

Dr. Eduardo Cillo

Esp. Thais Toledo

Profa. Dra. Fernanda Faggiani
Email: [email protected]

Psicóloga e Educadora Física graduada pela PUCRS. Mestre em Psicologia do Esporte pelo Programa de Pós graduação da Liverpool John Moores University. Reconhecimento do Título de mestre pela UFRGS (Mestre em Psicologia). Doutoranda em Psicologia Clínica pela PUCRS. Professora da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS. Psicóloga esportiva do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense – Departamento de Formação. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa: Relações Interpessoais e Violência – Contextos Clínicos, Sociais, Educativos e Virtuais.

Profa. Dra. Alessandra Maria Scarton
Email: [email protected]

Possui graduação em Educação Física pelo Instituto Porto Alegre da Igreja Metodista (1998), mestrado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2003) e doutorado em Gerontologia Biomédica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é Professor Titular, membro da Comissão Coordenadora e co-líder do Grupo de Pesquisa em Estudos Olímpicos no curso de Educação Física da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Natação e Treinamento Aquático.

  • Público geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 731,50
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 712,25
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 693,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 677,60
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 385,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 693,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00

Matrícula antecipada com desconto

De 11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 654,50
De 21/02/2024 a 26/04/2024 – 10% de desconto R$ 693,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Especialização

Psicologia do Esporte

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Veja todas as notícias
Veja todas as notícias

Fale Conosco

WhatsApp