Especialização

Prótese Dentária

Duração

1.110 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

A demanda por estética e funcionalidade na área da Odontologia cresce de forma acelerada, gerando uma grande necessidade por profissionais capacitados/as e de excelência para atuar no segmento de prótese dentária. A especialização, que conta com mais de 30 anos de história, aprofunda o estudo das técnicas contemporâneas e foca no atendimento clínico para o desenvolvimento de habilidades fundamentais no dia a dia dos cirurgiões/ãs-dentistas. O curso conta com materiais primeira linha, além de equipamentos como tomógrafo e scanner intraoral, que permitem a realização de trabalhos protéticos de excelência.

O que você vai aprender
  • Planejar e executar casos de alta complexidade em prótese dentária e reabilitação oral (removíveis, sobre dentes e/ou sobre implantes);
  • Ampliar a visão clínica em torno do diagnóstico e tratamento dos pacientes;
  • Conhecer profundamente os implantes dentários e seus componentes utilizados no dia a dia para reabilitação protética;
  • Utilizar a fotografia odontológica como mecanismo de documentação e como material didático para apresentar aos pacientes;
  • Tornar-se um/a profissional ético/a e correto/a.
  • Sobre o curso

    A demanda por estética e funcionalidade na área da Odontologia cresce de forma acelerada, gerando uma grande necessidade por profissionais capacitados/as e de excelência para atuar no segmento de prótese dentária. A especialização, que conta com mais de 30 anos de história, aprofunda o estudo das técnicas contemporâneas e foca no atendimento clínico para o desenvolvimento de habilidades fundamentais no dia a dia dos cirurgiões/ãs-dentistas. O curso conta com materiais primeira linha, além de equipamentos como tomógrafo e scanner intraoral, que permitem a realização de trabalhos protéticos de excelência.

  • Para quem é o curso

    O curso é voltado a ​​c​irurgiões​ e cirurgiãs​-dentistas​.​

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    Ambulatórios com equipamentos e materiais de primeira linha, tomógrafo, dois laboratórios de prótese dentária e scanner intraoral (odontologia digital);

    Alto número de pacientes com diversos casos para a realização de praticamente todos os tipos de prótese dentária, resultando em muita prática e preparo na área;

    Visitas em laboratórios de prótese dentária que são referências.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • Seminários de Prótese I

    Elaboração de planos de tratamentos, planejamentos integrados multidisciplinares. Apresentação dos planejamentos dos casos clínicos e discussão embasada nas evidências científicas de acordo com o tipo de reabilitação, material e técnica empregada.

  • Materiais Dentários e Tecnologias

    Estudo dos materiais odontológicos: cimentos convencionais, cimentos resinosos, materiais de moldagem, modelos, ligas metálicas e fundição, soldagem e cerâmicas.

  • Prótese Parcial Fixa I

    Descrição dos princípios de preparo em prótese fixa, tipos de término de preparo, e dos tipos de preparo para coroa total metálica, metaloplástica, metalocerâmica, cerâmica pura. Demonstração dos tipos de preparo parciais para facetas laminadas e próteses adesiva. Estudo dos critérios de estética do sorriso.

  • Prótese Total e Parcial Removível

    Estudo de todos as etapas de elaboração de Prótese Totais: anamnese e exame bucal; anatomia da cavidade bucal; materiais de moldagem para moldagem anatômica e funcional; ajustes da placas e relação maxilo-mandibular; seleção de dentes; estética em prótese total; provas funcionais e estéticas; inclusão e polimerização; remonte e ajuste oclusal; acabamento e polimento; dentaduras Imediatas; reembasamento; bases moles para dentaduras. Conceituação de Overdenture. Caracterização de Articuladores. Abordagem sobre Prótese Parcial Removível e seus princípios biomecânicos aplicados às próteses fixas. Detalhamento de planejamento, classificação dos arcos. Estudo dos retentores diretos – grampos e encaixes, e retentores indiretos, assim como conectores, selas, dentes.

  • Metodologia Científica I

    Introdução à Pesquisa em Saúde: o que é pesquisa, atitudes do pesquisador, ética na pesquisa em Saúde. Aprendizagem e treinamento de como acessar e consultar as bases de dados. Estudo dos tipos de pesquisa em Odontologia e dos métodos de pesquisa qualitativos e quantitativos. Orientação de como escrever uma revisão de literatura e ler artigos científicos, e sugestão de critérios para uma crítica do trabalho, levantamento de dados, planos experimentais, questionários, entrevista, observação e outros. Elaboração de projeto de pesquisa (justificativa, definição do problema, referencial teórico, objetivos, hipóteses e proposição, definição de variáveis, especificação da metodologia, amostra, coleta de dados, análise dos dados, cronograma e orçamento).

  • Seminário de Prótese II

    Apresentação dos casos clínicos de reabilitação oral pelo fluxo digital e discussão embasada nas evidências científicas de acordo com o tipo de reabilitação, material e técnica empregada.

  • Prótese Parcial Fixa II

    Introdução à reabilitação protética, discussão sobre diagnóstico clínico e planejamento. Descrição sobre exame periodontal do paciente, limite cervical das restaurações, microbiologia na prótese, contorno das restaurações, técnicas de moldagem, cimentação e cerâmicas. Estudo sobre os princípios da biomecânica aplicados às pontes fixas, quanto à oclusão, quanto à periodontia, assim os requisitos dos preparos protéticos, biológicos e estéticos. Reflexão sobre métodos de seleção de cor.

  • Restaurações Parciais Indiretas

    Estudo detalhado sobre restaurações parciais indiretas, suas características dos materiais atuais, vantagens e limitações, indicações e contra-indicações, preparos cavitários, materiais e técnicas de moldagem, provisórios, colagem e acabamento.

  • Oclusão

    Estudo do histórico, introdução e conceitos sobre o sistema estomatognático, posições e movimentos mandibulares, determinantes da morfologia oclusal, guias de oclusão, fisiologia da oclusão, articuladores (limitações e compensações), oclusão e sua relação interdisciplinar, análise e ajuste oclusal. Descrição das desordens crâniomandibulares e suas etiologias. Noções sobre diagnóstico, tratamento das dores orofaciais. Estudo do Bruxismo, e tratamentos com placas interoclusais.

  • Periodontia

    Estudo da anatomia e histologia do periodonto, microbiologia e patogenia da doença periodontal inflamatória. Diagnóstico clínico e radiográfico das periodontopatias. Classificação Doença Periodontal.Análise tratamento da doença periodontal (cirúrgico e não cirúrgico). Discussão sobre regeneração tecidual guiada. Estudo dos principais recursos cirúrgicos no tratamento dos problemas periimplantares e na estética dos tecidos moles. Descrições sobre as influências sistêmicas, microbiotas normal, oportunista e patogênica bucal, sua relação com os pacientes parcialmente desdentados. Apresentação sobre a Ecologia microbiana, antibiograma e exames biológicos de interesse clínico, assim como as defesas imunológicas atuando na cavidade oral.

  • Seminário de Prótese III

    Debate sobre reabilitações da Prótese Fixa associada a Prótese Removível. Discussão dos procedimentos de laboratório relacionados a estética e sua influência na determinação da restauração protética.

    Discussão dos procedimentos de laboratório relacionados a provas e testes de adaptação estética. Discussão dos procedimentos de laboratório relacionados a cimentação – tipos de cimento. Terapia combinada para dentes usados como pilares de ponte fixa envolvidos com problemas de furca.

  • Metodologia Científica II

    Explanação de como escrever as partes de uma Monografia: Introdução, Revisão de literatura, Metodologia, Resultados, Discussão, Conclusões ou Considerações Finais. Análise dos dados através do tratamento estatístico e análise quantitativa dos dados. Treinamento de como elaborar relatório da pesquisa, redação e normas de apresentação. Orientação para trabalho de conclusão do curso, normas para a apresentação escrita da monografia, como escrever um artigo científico.

  • Prótese Implantodôntica I

    Estudo da evolução da Prótese sobre Implantes, critérios para seleção dos pilares definitivos, próteses provisórias no primeiro e no segundo estágio cirúrgico, moldagens e Modelos: técnica aberta, técnica fechada, índex, próteses unitárias: evolução, indicações, limitações e recursos. Análise sobre próteses parciais fixas: aparafusadas e cimentadas. Definição de overdentures e Protocolo Bränemark. Revisão dos princípios de biologia, fisiologia, mecânica e estéticos aplicados em prótese sobre implantes e suas implicações na escolha da prótese.

    Descrição dos componentes protéticos usados na confecção clínica e laboratorial da prótese sobre implante. Estudo dos fatores de risco e suas implicações, das complicações e fracassos em Osseointegração. Apresentação do controle e manutenção.

  • Prótese Parcial Fixa III

    Estudo dos princípios da confecção dos pônticos: biomecânica, encaixes, núcleos metálicos, núcleos estéticos. Descrição do preparo para dentes com periodonto reduzido, de restaurações temporárias, resinas para provisórios. Avaliação de técnicas de moldagem e técnica e materiais para afastamento gengival, modelos de trabalho e troqueis. Estudo dos sistemas Livre de Metal, caracterização e estética em Cerâmica. Abordagem do fluxo Digital em reabilitação.

  • Seminário de Prótese IV

    Apresentação de diferentes tipos de abordagens clínicas para reabilitações protéticas e discussão embasada em artigos. Discussão dos casos clínicos finalizados durante o curso.

  • Histologia e Patologia

    Estudo da formação dos tecidos duros, da biologia do tecido ósseo e do complexo dentina-polpa. Compreensão das características do esmalte dentário, periodonto e mucosa bucal.

  • Radiologia

    Introdução à Radiologia e sua contribuição na especialidade. Estudo dos exames radiográficos: métodos intra e extrabucais. Análise de Radiografias Panorâmicas: referências técnicas e anatômicas. Apresentação dos exames radiográficos digitais e digitalizados: programas e sistemas, tomografia computadorizada. Estudos de casos através de diagnóstico e planejamento.

  • Bioética

    Definição de Bioética. Apresentação sobre: noções filosóficas, evolução da moral e da ética, inter−relação da Bioética com outras profissões além da de cirurgião dentista.

  • Ética e Legislação Odontológica

    Estudo do código de ética odontológica, associação de classe, legislação odontológica. Abordagem da relação profissional – Pacientes/Colegas. Discussão responsabilidade profissional, dos aspectos éticos do sigilo profissional, honorários sob o ponto de vista ético. Abordagem sobre seguintes temas: divulgação e propaganda, especialidades odontológica e ética, principais infrações éticas, processualística odontológica, casuística de processos éticos, ética odontológica através dos tempos, perícias e laudos, e documentação odonto legal.

  • Emergências Médicas em Odontologia

    Desenvolvimento de habilidades e competências para o atendimento integrado nas áreas de emergência e urgências médico-cirúrgicas do paciente. Aprendizagem de técnica de aspiração de corpos estranhos e primeiros Socorros

  • Prótese Implantodôntica II

    Aprofundamento do planejamento cirúrgico, confecção de Guia Cirúrgico, 2o. Estágio cirúrgico, seleção de pilar protético, tipos de encaixe: hexágono externo, hexágono interno e cone morse, técnica de moldagem, prótese aparafusada, prótese cimentada

  • Prótese Parcial Fixa IV

    Fundamentação sobre articulação dos modelos, registro com arco facial e articuladores semi-ajustáveis, fundamentos de ordem oclusal e periodontal em prótese fixa, enceramento de diagnóstico, confecção de casquete, inclusão de núcleos e casquetes, técnicas de fundição e acabamento para diferentes ligas, fundição de núcleos e casquetes, métodos de prova e ajuste das próteses fixas e soldas

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dra. Aline Rose Cantarelli Morosolli

Dr. Augusto Wingert

Dr. Caio Marcelo Panitz Selaimen

Dr. Leonardo Hoffmann de Barcellos

Dr. Paulo Cesar Armani Maccari

Me. Theo Gualdi Alves

Ma. Caroline Klabunde

Me. Luiz Gustavo Fleck Hech Britto

Dra. Marina Rechden Lobato Palmeiro

Prof. Dr. Caio Marcelo Panitz Selaimen
Email: [email protected]

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), mestrado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2008). Atualmente é professor titular do Curso de Graduação em Odontologia PUCRS, professor do Curso de Especialização de Implantodontia PUCRS e professor coordenador do Curso de Especialização em Prótese Dentária da PUCRS. Também atua em seu Consultório Particular desde 1993.

Profª. Drª. Marina R. Lobato Palmeiro
Email: [email protected]

Possui graduação em Odontologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Especialista em Implantodontia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2007). Mestre em Prótese Dentária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). Doutora em Prótese Dentária pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2010). É Professora da Faculdade de Odontologia – PUCRS, Departamento de Prótese, desde 2011, e Coordenadora do Curso de Especialização em Prótese Dentaria. É proprietária de um consultório particular e exerce atividade em clínica privada desde 2004.

  • Público em geral

    Público Valor
    Publico Geral
    Matrícula de R$ 1.870,00 + 27 parcelas de R$ 1.870,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 1.870,00+ 27 parcelas de R$ 1.645,60

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Especialização

Prótese Dentária

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Fale Conosco

WhatsApp