Especialização

PREMUS – Saúde da Criança e do Adolescente

Duração

5.775 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã e Tarde

O Programa integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o ministério da Educação, que visa a formação de profissionais para atender aos princípios da Integralidade da Atenção à saúde, com atuação estratégica no SUS, na área da saúde da Criança e do Adolescente.

O que você vai aprender
  • Formar especialistas, na modalidade Residência Multiprofissional, fundamentados nas diretrizes do SUS, com ênfase em campo de atuação da saúde da criança e do adolescente;
  • Desenvolver senso crítico e tomada de decisão perante as necessidades do sistema de saúde;
  • Trabalhar a inter e multidisciplinaridade no que tange a saúde da criança e do adolescente;
  • Estabelecer vínculo com a equipe de saúde, paciente, familiares e acompanhantes, priorizando o cuidado humanizado e integral.
Para quem é o curso

Profissionais com formação nas áreas de Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia e Serviço Social.

Por que fazer este curso na PUCRS
  • Corpo docente qualificado e conectado às necessidades do mercado de trabalho, dentro do ecossistema PUCRS.
  • Estrutura para de campo de prática, vinculada ao Hospital Materno Infantil Presidente Vargas, rede de parceiros e laboratórios de simulação realística de última geração.
  • Intersecção com Equipe Multiprofissional dos campos de prática.
  • Formação com enfoque em todas as fases do cuidado: atenção primária, secundária e terciária.
  • Integração com outras ênfases de Programas de Residência Multiprofissional dentro de seminários e práticas em cenários diferenciados de atenção à saúde.
  • Integração com estrutura e grupo de pesquisas da universidade, contribuindo para a construção do pensamento crítico e baseado em evidências na área da pediatria e saúde da criança e a integração com pesquisadores, e estudantes de pós-graduação strictu-sensu.
Pré-Requisito

Profissionais com formação superior na vaga pleiteada:

  • Enfermagem: Conclusão do Curso de Graduação em Enfermagem
  • Fisioterapia: Conclusão do Curso de Graduação em Fisioterapia
  • Nutrição: Conclusão do Curso de Graduação em Nutrição
  • Psicologia: Conclusão do Curso de Graduação em Psicologia
  • Serviço Social: Conclusão do Curso de Graduação em Serviço Social

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

O processo de seleção será composto por:

  • Prova;
  • Entrevista e psicotécnico;
  • Análise de currículo e de memorial descritivo.
  • Processo de Saúde Adoecimento e Políticas de Saúde

    Conhecer e comparar os modelos assistenciais vigentes e suas implicações em ações de intervenção no processo saúde-adoecimento e na construção ao longo do desenvolvimento histórico e social das políticas de saúde brasileira, considerando a integralidade das ações, a regionalização, a hierarquização dos serviços bem como a intersetorialidade. Também os recursos humanos, físicos e tecnológicos decorrentes da utilização dos modelos assistenciais no Sistema de Saúde Brasileiro. Contextualização de aspectos das políticas de saúde a partir das perspectivas que fundamentam os conceitos do processo saúde/adoecimento e dos modelos assistenciais.

  • Ética, Bioética e Humanização em Saúde

  • Ações Programáticas; Diretrizes e Protocolos Assistenciais

    Conceitos, diretrizes e protocolos clínicos e operacionais estabelecidos pela Política Nacional no atendimento as demandas de assistência à saúde.

  • Gestão em Serviços

    Aspectos fundamentais relacionados a gestão em saúde e sua relação com a gestão hospitalar, abordando as dimensões do planejamento em saúde e suas inter-relações no contexto do SUS.

  • Vigilância em Saúde, Avaliação, Monitoramento e Indicadores

    Definição e aplicação da epidemiologia e suas relações com a saúde. Discutir os aspectos da evolução histórica da epidemiologia e o seu papel na saúde e as normas e procedimentos técnicos e diretrizes operacionais da vigilância epidemiológica.

  • Metodologia de Pesquisa

    Aplicação para a prática profissional da área da saúde, enfatizando a ética, a crítica e o consumo da pesquisa. Introdução do aluno nas diferentes abordagens metodológicas da pesquisa em saúde num ambiente interdisciplinar. Elaboração, redação e apresentação de relatórios de pesquisa (artigos científicos e monografias). Orientação de monografia.

  • Seminários nos Serviços – Saúde da criança e do Adolescente

    Discussões de temas relacionados a saúde da criança e do adolescente. Discussão de Protocolos nacionais e internacionais de atenção à criança e ao adolescente, bem como de artigos científicos pertinentes ao tema.

  • Reuniões Científicas – Saúde da criança e do adolescente

    Discussões de temas do cotidiano de trabalho, por área profissional e por área de ênfase do programa de Residência, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.

  • Estudos e discussões clínicas – Saúde da criança e do adolescente

    Discussões multidisciplinares de casos de pacientes internados, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.

  • Formação em Serviço – Saúde da criança e do adolescente I

    Aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria) e com envolvimento dos profissionais inseridos nas áreas.

  • Formação em Serviço – Saúde da criança e do adolescente II

    Aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria) e com envolvimento dos profissionais inseridos nas áreas.

  • Formação em Serviço – Saúde da criança e do adolescente III

    Aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria) e com envolvimento dos profissionais inseridos nas áreas.

  • Formação em Serviço – Saúde da criança e do adolescente IV

    Aprofunda a apropriação do fazer do enfermeiro, nutricionista, fisioterapeuta, assistente social e psicólogo, por meio do desenvolvimento de habilidades e competências pertinentes à atuação profissional no cenário dos serviços de saúde, nos três níveis de atenção em saúde (atenção primária, secundária e terciaria) e com envolvimento dos profissionais inseridos nas áreas.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Drª. Fernanda Salazar Meira

Drª. Maria Cristina Lore Schilling

Drª. Rafaela Siviero Caron Lienert

Dr. Regis Gemerasca

Drª. Roberta Fin Motta

Drª. Caroline Abud Drumond Costa

Ma. Tanisa Brito Lanzarini

Ma. Isabel Cristina Hentges

Caroline Abud Drumond Costa
E-mail: [email protected]

Graduada em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS. Pós-graduação em Nutrição Materno Infantil – Hospital Moinhos de Vento. Mestrado, Doutorado e Pós-doutorado em Pediatria e Saúde da Criança pela – PUCRS. Professora do Curso de Graduação em Nutrição da PUCRS. Coordenadora do curso de Pós-graduação latu sensu em Nutrição Clínica da PUCRS. Professora permanente no Programa de Pós-graduação strictu sensu em Pediatria e Saúde da Criança da PUCRS. Líder (CNPQ) do Grupo Interdisciplinar de Pesquisas em Nutrição e Saúde da Criança.

Matrícula

Pagamento do DOC, que será impresso ao término do preenchimento da ficha de inscrição, no valor de R$ 230,00.

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Especialização

PREMUS – Saúde da Criança e do Adolescente

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.

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