O Programa integra-se ao movimento promovido pelo Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, com vistas à formação de profissionais para atender aos princípios do SUS, em especial ao princípio da Integralidade da Atenção à Saúde. Atende à Lei nº 11.129, que dispõe sobre a Residência Multiprofissional em Saúde e à Portaria nº 1077 de 12 de novembro de 2009. Tem como meta formar especialistas em campo de atuação estratégico para o SUS, com foco na área temática: Física Médica da Radioterapia.
Profissionais com formação superior no curso de Bacharelado em Física.
Conclusão do Curso de Bacharelado em Física na Linha de Formação, Habilitação ou Ênfase em Física Médica.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
O processo de seleção será composto por:
Confira todas as informações necessárias para o processo de seleção do Programa de Residência Multiprofissional e Uniprofissional da Saúde 2024 do Hospital São Lucas da PUCRS no manual do candidato.
Apresentação dos modelos assistenciais vigentes e suas implicações em ações de intervenção no processo saúde- adoecimento e na construção ao longo do desenvolvimento histórico e social das políticas de saúde brasileira, considerando a integralidade das ações, a regionalização, a hierarquização dos serviços bem como a intersetorialidade. Também os recursos humanos, físicos e tecnológicos decorrentes da utilização dos modelos assistenciais no Sistema de Saúde Brasileiro. Contextualização de aspectos das políticas de saúde a partir das perspectivas que fundamentam os conceitos do processo saúde/adoecimento e dos modelos assistenciais.
Estudo das questões de ética que emergem do campo teórico e prático das ciências biomédicas que permeiam o cotidiano das práticas das equipes multiprofissionais de saúde.
-Identificar as bases teóricas e filosóficas do conceito de humanização em saúde;
– Caracterizar os sentidos da humanização e sua influência nos modelos de atenção;
– Conhecer e discutir projetos de humanização em saúde;
– Refletir acerca da política nacional de humanização da atenção à saúde.
Conceitos, diretrizes e protocolos clínicos e operacionais estabelecidos pela Política Nacional no atendimento as demandas de assistência à saúde.
Aspectos fundamentais relacionados a gestão em saúde e sua relação com a gestão hospitalar, abordando as dimensões do planejamento em saúde e suas inter-relações no contexto do SUS.
Definição e aplicação da epidemiologia e suas relações com a saúde. Discussão dos aspectos da evolução histórica da epidemiologia e o seu papel na saúde e as normas e procedimentos técnicos e diretrizes operacionais da vigilância epidemiológica.
Aplicação para a prática profissional da área da saúde, enfatizando a ética, a crítica e o consumo da pesquisa. Introdução do aluno nas diferentes abordagens metodológicas da pesquisa em saúde num ambiente interdisciplinar. Elaboração, redação e apresentação de relatórios de pesquisa (artigos científicos e monografias). Orientação de monografia.
Discussões de temas relacionados à Física Médica, incluindo Proteção Radiológica, Medicina Nuclear, Radiodiagnóstico e Radioterapia. Discussão de orientações nacionais e internacionais para a segurança do uso das radiações para pacientes e trabalhadores. Estudo das regulamentações do sistema de vigilância sanitária e Comissão Nacional de Energia Nuclear.
Discussões interdisciplinares sobre o estado da arte das pesquisas em Física aplicada à Medicina e Biologia, produzidas nacional e internacionalmente, particularmente aquelas que se desenvolvem em âmbito hospitalar.
Discussões multidisciplinares dentro do serviço de Radioterapia de casos de pacientes, aspectos de radioproteção, otimização e outros temas relacionados, no contexto da atenção em âmbito hospitalar.
Integração do profissional no ambiente hospitalar e com outros profissionais da saúde. Familiarização com a equipe do serviço de Radioterapia e os seus processos internos. Acompanhamento e identificação do papel e responsabilidades do físico responsável pelo serviço. Apoio aos procedimentos de dosimetria, dosimetria com câmaras de ionização, medidas de dose absorvida absoluta, medidas de dose relativa, verificação de dose em paciente, dosimetria in vivo, garantia da qualidade em dosimetria. Compreensão e aplicação dos mecanismos de radioproteção específicos ao serviço de Radioterapia.
Integração do profissional no ambiente hospitalar e com outros profissionais da saúde. Apoio aos processos internos do serviço de Radioterapia. Realização dos procedimentos de dosimetria garantia da qualidade de equipamento por feixe externo. Apoio aos testes de aceitação, comissionamento e controle da qualidade de novos equipamentos. Estudo das técnicas de tratamento, posicionamento do paciente e verificação do tratamento radioterápico.de metodologias de cálculo de barreiras em serviços de radiodiagnóstico.
Integração do profissional no ambiente hospitalar e com outros profissionais da saúde. Apoio aos processos internos do serviço de Radioterapia. Realização de procedimentos de dosimetria e garantia da qualidade em planejamento radioterápico por feixe externo, planejamento radioterápico baseado em imagens e cálculo de dose. Familiarização com o sistema de armazenamento, gerenciamento de informações e imagens hospitalar.
Integração do profissional no ambiente hospitalar e com outros profissionais da saúde. Apoio aos processos internos do serviço de Radioterapia. Estudo e apoio à aplicação de técnicas de IMRT e radiocirurgia. Realização de procedimentos de dosimetria e controle de qualidade em braquiterapia. Desenvolvimento de programa de garantia da qualidade. Participação e apoio em auditorias e vistorias no serviço de Radioterapia.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Drª. Michele Alberton Andrade
Drª. Maria Cristina Lore Schilling
Drª. Rafaela Siviero Caron Lienert
Dr. Régis Gemerasca
Drª. Roberta Fin Motta
Mª. Tanisa Brito Lanzarini
Mª. Isabel Cristina Hentges
Profa. Dra Michele Alberton Andrade
E-mail: [email protected]
Possui graduação em Física Licenciatura e Bacharelado, com ênfase em Física Médica, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), realizou especialização em Engenharia Clínica pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA), Mestrado em Engenharia Elétrica, na linha Engenharia Biomédica, e Doutorado em Gerontologia Biomédica, pela PUCRS. Atuou como Gerente de Projetos com foco em Tecnologias para a Saúde na Secretaria de Ciência e Tecnologia do RS (gestão 2007-2010). Atualmente, é professora adjunta da Escola Politécnica da PUCRS, atuando nos cursos de graduação presencial em Engenharias e Biomedicina e no curso PUCRS Online de Pós-Graduação Envelhecimento Saudável: Prevenção, Tratamento e Cuidado. Pesquisadora na área de neuroimagens no estudo dos processos do envelhecimento humano.
Pagamento do DOC, que será impresso ao término do preenchimento da ficha de inscrição, no valor de R$ 250,00.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
A Ipanu cria releituras da culinária africana no Rio Grande do Sul
terça-feira, 19 de novembro | 2024