Especialização

Patologia e Manutenção das Edificações

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

O curso de Especialização em Patologia e Manutenção das Edificações foca na investigação de patologias existentes nas edificações, desde a compreensão dos fenômenos que as originaram até o diagnóstico e a proposta de manutenção. Também aborda temas como  produção da documentação legal e  modelagem em BIM para a gestão de ativos das edificações.

O que você vai aprender
  • Entender o ciclo de vida das edificações;
  • Explorar o direito imobiliário aplicado às garantias sobre as construções;
  • Revisar os principais materiais de construção civil;
  • Conhecer os diferentes tipos de patologias existentes nas edificações;
  • Compreender os mecanismos de origem das diferentes patologias;
  • Identificar as principais soluções técnicas para manutenção das patologias;
  • Estudar as soluções de intervenção em sistemas estruturais danificados;
  • Ampliar o conhecimento de desempenho das edificações e de manutenções (preventiva e corretiva);
  • Elaborar manuais de uso, operação e manutenção das edificações;
  • Conhecer as metodologias para estimativa de depreciação das edificações;
  • Aprender a importância pericial das edificações;
  • Conhecer a Engenharia Forense;
  • Adquirir noções da ferramenta BIM para gestão de ativos da edificação.
  • Sobre o curso

    Todas as construções, mais cedo ou mais tarde, precisam de algum tipo de acompanhamento profissional especializado para a avaliação e proposição de um plano de manutenção e operação. É a partir dessa necessidade de mercado que o curso oferece uma formação qualificada para profissionais que atuam ou desejam atuar na área de patologia e manutenção de edificações.

  • Para quem é o curso

    ​​​O curso é voltado tanto para ​​p​rofissionais d​e​ Engenharia Civil e/ou Arquitetura e Urbanismo​ quanto para outros ​profissionais com nível superior que atuem na área de Patologia das Edificações e/ou Manutenção das Edificações.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    Aulas com professores/as que são autores/as de livros nas áreas de Engenharia e Direito e de artigos em periódicos renomados, como Journal of Building Pathology And Rehabilitation, ACI Materials Journal, Journal of Building Engineering, Construction and Building Materials, Journal of Material Cycles and Waste Management, Journal of Cleaner Production, entre outros;

    Especialização que traz uma introdução e visão básica da modelagem em BIM para a gestão de ativos das edificações, uma vez que essa metodologia é uma realidade no mercado da construção civil;

    Aulas presenciais na PUCRS com enfoque na associação entre técnica, teoria e prática;

    Interação entre professores/as e alunos/as para promover a troca de experiências e a produção de networking.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

  • Introdução à Patologia e Manutenção das Edificações

    Introdução à Patologia das Edificações. Degradação dos Materiais. Conceitos: Durabilidade, Desempenho e Vida Útil. Tipos de Manutenções. Tipos de Perícias. Abordagem sobre o Ciclo de Vida (ACV) aplicada às Edificações: conceitos básicos e elementos de uma ACV com base nas normas NBR ISO 14040 e NBR ISO 14044; análise das interrelações entre o conceito de sustentabilidade ambiental e desempenho das edificações através da ACV; Importância da ACV nas etapas do processo construtivo (fabricação, transporte, operação e destinação final dos materiais e sistemas) utilizados nas edificações; tipos de análise: do berço ao túmulo (cradle to grave), do berço ao berço (cradle to cradle) e do berço ao portão (cradle to gate) aplicáveis às construções. Apresentações de exemplos e estudos de caso.

  • Direito Imobiliário Aplicado às Edificações

    Análise do tratamento legal dos vícios construtivos. Comparativo da disciplina legal no Código Civil brasileiro e no Código de Defesa do Consumidor. Estudo das garantias construtivas. Investigação dos prazos para pedidos de reparação e o posicionamento dos Tribunais. Apreciação da prova pericial e atribuições do perito.

  • Materiais de Construção

    Introdução à Ciência dos Materiais e aos Materiais de Construção Civil. Técnicas de Investigação da Microestrutura. Materiais Metálicos: ligas ferrosas e não ferrosas. Materiais Poliméricos: plásticos em gerais, betuminosos, madeira e tintas. Materiais Cerâmicos: vidros, cerâmica vermelha, revestimentos, argamassa e concreto. Características, propriedades, ensaios e requisitos.

  • Desempenho das Edificações

    Requisitos de desempo da NBR 15575. Orientação para a elaboração de diretrizes para atendimento aos requisitos de norma no projeto, especificação de materiais, componentes e elementos construtivos, procedimentos de execução, bem como orientação aos usuários (Manuais de Uso e Manutenção). Identificação do que será necessário fazer para caracterização de desempenho por fornecedores de materiais, componentes e sistemas construtivos. Aspectos jurídicos das NBR 15575.

  • Patologia dos Sistemas Prediais

    Os sistemas prediais à luz da NBR 15575. Patologia das instalações de água fria, água quente, de esgoto, águas pluviais, instalações de proteção contra incêndio e de redes de gás. Estudo de casos. Manutenção preventiva e corretiva.

  • Patologia das Impermeabilizações

    A impermeabilização. Tipos, características e aplicações. O projeto de impermeabilização e a execução. Ensaios e verificações. Principais patologias de impermeabilização. Erros de projeto e de aplicação de impermeabilização. A durabilidade da impermeabilização frente a NBR 15575. Estudo de casos. Manutenção preventiva e corretiva.

  • Patologia do Concreto

    O histórico do concreto. Estudo de conceitos básicos de tecnologia do concreto. A estrutura interna da pasta. A permeabilidade do concreto. A Mecânica da ruptura. Estudo da durabilidade do concreto. A classificação dos danos ao concreto. Estudo de danos originais: Fase de projeto e produção do concreto. Estudo de danos adquiridos: Mecânicos (Acidentes, Estrutural, Desgaste por abrasão e Cavitação); Físicos (Retração e Deformação lenta, Movimentação térmica, Ação do fogo, Gelo e degelo); Químicos (Trocas iônicas) e Físico-Químicos (Carbonatação, Corrosão da armadura, Ataque por sulfato, Lixiviação e Reação álcali-agregado). Métodos para estimar a vida útil das estruturas de concreto: com base nas experiências anteriores, com base em ensaios acelerados, enfoque determinístico e probabilístico. Modelos matemáticos para previsão de vida útil de estruturas em concreto armado: iniciação por carbonatação e por cloretos. Estudo de casos. Manutenção preventiva e corretiva.

  • Patologia das Vedações

    Tipos de vedações verticais internas e externas. Tipos, características e funções. Premissas de Execução. A durabilidade das vedações verticais internas e externas. A origem e os mecanismos causadores de manifestações patológicas em vedações verticais internas e externas. Sintomas típicos em alvenarias de vedação, alvenarias estruturais, paredes de concreto moldadas in loco e em construções a seco. Desempenho Estrutural das Vedações Verticais Internas e Externas. Efeito arco nas alvenarias e suas e suas implicações. Estudo de casos. Manutenção preventiva e corretiva.

  • Patologia das Estruturas: Pré-Fabricada, Metálica e Madeira

    Estruturas pré-fabricadas conceitos gerais. Etapas do processo e patologias típicas: Produção; Transporte e Montagem. Importância do projeto estrutural e sua repercussão em cada etapa. Consoles e dentes Gerber. Aparelhos de apoio e seu posicionamento. Estruturas metálicas e suas patologias típicas. Corrosão. Corrosão galvânica. Defeitos executivos. Importância da manutenção preventiva. Patologias características das estruturas de madeira. A umidade e seu efeito nocivo sobre as estruturas. Apodrecimento. Ataques por insetos. Importância de conhecer os diferentes tipos de madeiras. Estudo de casos. Manutenção preventiva e corretiva.

  • Patologia dos Revestimentos Argamassados e Cerâmicos

    O histórico dos revestimentos. Introdução aos sistemas de revestimento. Estudo dos materiais constituintes. As funções e características dos revestimentos. Estudo dos mecanismos de aderência. Os tipos de sistemas. A execução de revestimentos. Obras de Restauro e Patrimônio Histórico. Estudo de danos em revestimentos: umidade, fissuração, formação de vesículas, desplacamento, desagregação. A investigação e normalização aplicada. As premissas de projetos de revestimento. Estudo de casos. Manutenção preventiva e corretiva.

  • Patologia das Fundações e Contenções

    Investigação geotécnica para fundações e contenções. Capacidade de carga de fundações rasas e profundas e efeito Tschebotarioff. Ensaio de placa, prova de carga estática, ensaio de carregamento dinâmico e ensaio de integridade. Reforço de fundações. Conceitos gerais sobre estruturas de contenção. Causas de problemas em obras de contenção. Reforço em estrutura de contenção e seus impactos. Manutenção, onde, quando e como realizar para obras de contenção. Estudo de casos.

  • Reforço e Recuperação de Sistemas Estruturais

    Principais causas para reforços estruturais. Materiais e alternativas para reforços em estruturas de concreto armado. Reforços à flexão em vigas e lajes. Procedimentos de dimensionamento de reforços à flexão. Reforços ao cisalhamento. Reforços em pilares. Reforços em marquises de concreto. Reforços em alvenaria portante. Cuidados executivos na execução de reforços estruturais. Estudo de casos.

  • Obras Sinistradas por Incêndio

    Noções básicas sobre Segurança Contra Incêndio. Regulamentação de SCI. Comportamento das construções sinistradas por incêndio. Inspeção de edificações sinistradas por incêndio. Principais ensaios tecnológicos para auxílio no diagnóstico. Intervenções das edificações sinistradas pelo fogo.

  • Perícia e Depreciação das Edificações

    Apresentação do procedimento pericial à luz do Novo CPC e da NBR 13752, NBR 16747, NBR 15575 e NBR 5674 como forma de elaboração e fundamentação do Laudo Pericial. O Laudo Pericial. A Inspeção Predial como procedimento para análise e caracterização das edificações frente aos aspectos que influenciam na depreciação das edificações como: projeto, execução; vícios construtivos, ocultos e de manutenção. Identificação de depreciação física e/ou funcional e sua quantificação. Apresentação de conceitos e definições normativas. Estudo de casos para identificar e quantificar a depreciação.

  • Modelagem da Informação da Construção (BIM)

    Conceituação e fundamentação teórica em BIM; Implantação do BIM e desafios do contexto brasileiro; Passos regulatórios e Normatização; Ciclo de Vida das Edificações; Coordenação 3D e Gestão de apontamentos; Introdução à Gestão de ativos com BIM. Estudo de casos.

  • Engenharia Forense: Incêndio e Desabamento

    Incêndio sob a ótica da Engenharia Forense. Embasamento teórico sobre o fogo e seu desenvolvimento. Identificação de padrões de queima. Análise de vestígios de incêndio. Desabamentos sob a ótica da Engenharia Forense. Apresentação e discussão de casos reais.

  • Elaboração de Manuais: Uso, Operação e Manutenção Preventiva

    Desempenho, Vida Útil de Projeto e Manutenção Predial. Orientações para a elaboração e aplicação do manual de uso e operação. Definições, conceitos e referências normativas. Prazos de garantia – a nova norma em elaboração. Memorial descritivo de projeto. Informação de Fornecedores. Descrição, cuidados de uso, manutenção e perda de garantia dos sistemas. Programa de manutenção. Planejamento da manutenção. Responsabilidades relacionadas à manutenção da edificação. Registro da realização da manutenção. A norma de inspeções prediais. Apresentação de Cases.

  • Estruturação de Relatório de Vistoria e TCC

    Relatório de Vistoria: Apresentação de conceitos e definições. A abordagem do problema patológico. A estrutura do relatório de vistoria. O estilo e a redação. A elaboração do relatório.

    Trabalho de Conclusão de Curso: Estudo de caso aplicado, citações, metodologia científica, formatação, estrutura e redação.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dr. Abrahão Bernardo Rohden

Me. Adão Roberto Rodrigues Villaverde

Me. Bruno Giugliani

Me. Cléber de Freitas Floriano

Dr. Eduardo Giugliani

Me. Felipe Brasil Viegas

Dr. Fernando Antônio Piazza Recena

Dr. Jacinto Manuel Antunes de Almeida

Dr. Jairo José de Oliveira Andrade

Dra. Liane Tabarelli

Ma. Lysiane Menezes Pacheco

Me. Paulo Schmeling Kunzler

Dr. Ricardo Girardi

Dra. Fernanda Macedo Pereira

Ma. Isabela Beck Da Silva Giannakos

Me. Roberto Sukster

Ma. Sheila Cristina Wendt

Prof. Ernani Camargo Porcello

Prof. Dr. Ricardo Girardi
Email: [email protected]

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2011), mestrado em Engenharia Civil (2014), e doutorado em Engenharia Civil: Construção Civil e Infraestrutura (2018) ambos pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atuou entre 2009 e 2020 no Laboratório de Materiais de Construção Civil da extinta CIENTEC, onde realizou, acompanhou e supervisionou ensaios tecnológicos de diversos tipos de materiais, e investigação de patologias em diferentes obras de construção civil. Também, exerceu o cargo de Coordenador de Laboratório e Gerente Substituto do Departamento de Materiais de Construção Civil. Em paralelo, desde 2012 é professor da PUCRS. Atualmente ocupa o cargo de professor Adjunto da Escola Politécnica, membro da Comissão de Coordenação (CC) e do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do Curso de Engenharia Civil da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

  • Público geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 970,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 921,50
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 897,25
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 873,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 853,60
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 485,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 873,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00

Matrícula antecipada com desconto

11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 824,50
21/02/2024 a 09/08/2024 – 10% de desconto R$ 873,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Especialização

Patologia e Manutenção das Edificações

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Fale Conosco

WhatsApp