Curso para cirurgiões-dentistas que buscam desenvolver habilidades clínicas de atendimento odontológico especializado em crianças, influenciando na saúde bucal do público infantil.
Especialização com abordagem prática e atualizada, o(a)o aluno(a) terá uma imersão completa no universo da odontopediatria. O curso conta com professores renomados e uma infraestrutura de ponta, visando aprofundar o conhecimento em prevenção e promoção de saúde, manejo do comportamento infantil, tratamento de crianças com deficiência, ortodontia interceptativa, entre outros temas essenciais da odontopediatria.
Cirurgiões(ãs)-dentistas que busquem qualificação profissional na área de Odontopediatria.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Orientação sobre dieta e higiene para o paciente infantil. Construção junto aos responsáveis de medidas preventivas de acordo com o perfil de cada criança e o diferencial frente a crianças com necessidades especiais. Execução de procedimentos restauradores e endodônticos em dentes decíduos.
Estudo da oclusão normal na dentição decídua e permanente. Estudo do crescimento dos ossos maxilares e mandibulares. Fundamentação da etiologia das más oclusões. Introdução à mecânica ortodôntica. Caracterização da idade dentária e idade esquelética. Classificação das maloclusões e terminologia ortodôntica. Fundamentação da recuperação e manutenção de espaços. Orientação sobre tratamentos corretivos.
Organização da primeira consulta e fundamentação dos itens da anamnese. Conceituação do que é denominada a criança com necessidades especiais em odontologia. Desenvolvimento dos conteúdos teóricos sobre terapia pulpar em dentes decíduos. Atualização sobre os materiais odontológicos mais usados em odontopediatria. Aprofundamento sobre os temas: flúor e dieta.
Planejamento e execução de atividades preventivas adequadas ao contexto familiar do paciente. Demonstração e execução de procedimentos cirúrgicos no paciente infantil. Elaboração de planejamentos clínicos curativos em crianças com necessidades especiais. Planejamento de tratamento infantil integrado com a ortodontia.
Estudo cefalométrico. Análise das idades dentárias e esqueléticas. Construção de plano de tratamento ortodôntico baseado na análise de modelos e traçado cefalométrico. Execução deaparelhos ortodônticos removíveis.
Compreender as características clínicas, comportamentais e de saúde desses pacientes, fornecer conhecimentos e habilidades para oferecer cuidados odontológicos personalizados e sensíveis, adaptar as práticas de atendimento às necessidades de crianças com condições médicas, cognitivas, emocionais ou físicas especiais, abordar estratégias de manejo de comportamento, comunicação eficaz e técnicas clínicas apropriadas.
Estudo do traumatismo dentário em dentes permanentes e decíduos. Fundamentação da endodontia em dentes permanentes jovens. Aplicação dos adesivos dentinários e resinas compostas. Análise do paciente com fenda lábiopalatal. Estudo do bruxismo infantil.
Introdução aos princípios da metodologia científica e normas técnicas de redação. Caracterização dos diferentes tipos de pesquisa. Discussão sobre a pesquisa qualitativa e suas aplicações na área da saúde bucal. Análise da pesquisa na realidade brasileira.
Demonstração de técnicas de controle comportamental para pacientes neurotípicos e com necessidades especiais. Treinamento do manejo de pacientes pediátricos. Execução de tratamentos integrados com a ortodontia. Demonstração de técnicas cirúrgicas.
Planejamento, execução e acompanhamento do tratamento ortodôntico em pacientes pediátricos. Confecção de aparelhos ortodônticos interceptivos envolvendo etapas de acrilização e acabamento.
Disciplina teórica. Enquadra-se na avaliação teórica. Apresenta as normatizações de atendimento de emergências e urgências em consultório odontológico e no ambiente hospitalar. Técnicas de suporte básico de vida, medicamentos para o controle das emergências, avaliação cardiológica e neurológica do paciente e prevenção de complicações em cirurgias
Estudo do paciente com necessidades especiais e suas peculiaridades no atendimento odontológico. Conceituação da periodontia infanto-juvenil. Detalhamento de técnicas de clareamento dental. Desenvolvimento e construção de seminários envolvendo pacientes com deficiência.
Orientação sobre formas de apresentação oral. Conceituação de aprendizagem no novo cenário epistemológico. Construção da redação do texto científico. Elaboração de um projeto de pesquisa quantitativo e organização de um relatório de pesquisa.
Introdução geral à bioética. Estudo da relação do profissional de saúde com o paciente. Reflexão sobre a ética na pesquisa biomédica e pesquisa em animais. Análise do consentimento informado, privacidade e confidencialidade. Exame de questões sobre bioética e a prática odontológica.
Treinamento em manejo de pacientes infantis com necessidades especiais. Planejamento e tratamento de pacientes com trauma dento-alveolar. Planejamento e execução de soluções protéticas infantis. Planejamento e execução de tratamento em bebês, enfatizando a prevenção nos que apresentam necessidades especiais.
Estudo da Odontologia legal e perícia. Interpretação da Odontologia legal e exercício profissional. Organização dos documentos odonto legais, laudos, receituários odontológicos comuns e especiais. Orientação para contrato de serviços e honorários, recibos e quitações. Detalhamento da responsabilidade civil, ética e penal do cirurgião dentista. Reflexão sobre o código de defesa do consumidor.
Estudo da odontologia para bebês. Detalhamento da cirurgia oral menor em odontopediatria. Desenvolvimento de seminários baseados em casos clínicos.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Profª. Drª. Sandra Delgado Pagnoncelli
E-mail: [email protected]
Especialista em Odontopediatria pela PUCRS;Mestre em Odontologia, área de concentração em Odontopediatria – PUCRS; Especialista em Pacientes com Necessidades Especiais pelo CRO (Conselho Regional de Odontologia do Rio grande do Sul);Regente das Disciplinas de Estágio em Clínica Integrada Infanto-Juvenil I e II da PUCRS; Regente da Disciplina de Estágio em Clínica de Bebês e Paciente Infantis com Necessidades Especiais da PUCRS; Professora do Curso de Especialização em Odontopediatria da PUCRS;Professora da Disciplina de Especialidades Médicas e Odontológicas I do Curso de Especialização em Ortodontia e Ortopedia Facial da PUCRS; Organizadora do Livro Fundamentos Interdisciplinares do Atendimento de PNE em Odontologia ( 2015); Coordenadora do Projeto Sorrisos Especiais por Sandra Delgado Pagnoncelli; Coordenadora do atendimento de crianças autistas no OdontoTEA. Coordenadora da área de odontologia preventiva do Núcleo Clínico do Curso de Odontologia PUCRS.
Profª. Mª. Elisa Maria Rosa de Barros Coelho
[email protected]
Cirurgiã-dentista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) em 2015, especialista em Odontopediatria (PUCRS), mestra em Odontologia (PUCRS) e doutora em Odontopediatria (ULBRA). Professora do Curso de Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida da PUCRS, nas disciplinas de Odontopediatria I e II. Professora do Curso de Especialização em Odontopediatria do IOA-Porto Alegre. Membro do ECCAG (Early Childhood Caries Advocacy Group).
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 2.400,00 + 23 parcelas de R$ 2.400,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 2.400,00 + 23 parcelas de R$ 2.112,00
|
Inscritos de 25/10/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 1.680,00
Inscritos de 16/12/2024 a 08/01/2025 – 20% de desconto – R$ 1.920,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Para mais informações ou dúvidas entrar em contato com o setor financeiro: [email protected].
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
A demanda por enfermeiros está em alta no Brasil e no exterior, o que torna esse profissional um dos mais procurados atualmente no mercado de trabalho
segunda-feira, 20 de janeiro | 2025