Curso para profissionais de diferentes áreas que desejam desenvolver ou aprimorar conhecimentos sobre fundamentos, ferramentas, segurança, gestão e inovação na manutenção de equipamentos e instalações.
Ter uma visão ampla e prática sobre materiais de interesse para as engenharias, processos de fabricação, técnicas de medições e processamento de dados, equipamentos e sistemas industriais;
Conhecer processos e a manutenção na Indústria 4.0 e conceitos como Machine Learning aplicados a análises preditivas e medidas preventivas;
Desenvolver soluções para manutenção centrada em confiabilidade e integridade mecânica de equipamentos e instalações;
Aprender sobre os fundamentos de segurança de processos industriais;
Compreender os conceitos básicos e a correlação da manutenção aplicada a sistemas de energia, edificações, instalações de grande porte em ambientes naturais e impactos no meio ambiente;
Realizar a análise econômica e a gestão de projetos, processos e recursos.
A especialização conecta conteúdos clássicos de tecnologia mecânica e gestão da manutenção em uma abordagem atual com temáticas inovadoras e disruptivas, como Machine Learning e segurança de processos. O amplo escopo de atuação alinha-se às necessidades dos setores locais e regionais, atendendo às demandas da sociedade e do mercado, ao mesmo tempo em que abre portas para profissionais de diversas áreas.
Profissionais graduados(as): engenheiros(as), arquitetos(as), bacharéis na área da computação, administradores(as), economistas, físicos(as), químicos(as), e demais profissionais graduados(as) atuantes em todos os setores da economia, tanto no ramo técnico como de gestão.
Estude temas clássicos da engenharia de manutenção e temáticas inovadoras como inteligência artificial e disruptivas como segurança de processos;
Aprofunde conhecimentos com foco nas três áreas principais do curso: temas fundamentais de materiais, equipamentos e manutenção, aplicação da manutenção em diversos cenários, incluindo plantas industriais, edificações e ambientes naturais, e técnicas de gestão, segurança de processos, economia e liderança;
Faça visitas técnicas em empresas relevantes do setor industrial, participe de workshops com profissionais convidados(as), utilize diversos laboratórios especializados da Escola Politécnica e consolide as competências desenvolvidas por meio de práticas e experienciação;
Tenha aulas com professores(as) com reconhecida e consolidada atuação no cenário nacional e internacional, como líderes de projetos em multinacionais, especialistas em segurança de processos, manutenção industrial e confiabilidade, peritos criminais, chefes de divisão em órgãos de fiscalização etc. Destacam-se também atuações em grupos de normatização da ABNT, na ISES-Brasil e na Rede Brasileira de Mulheres na Energia Solar.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Apresentação e classificação dos materiais metálicos e não metálicos de interesse em engenharia. Introdução a estruturas dos materiais, diagramas de fases e transformações, propriedades mecânicas, técnicas de análises e caracterização. Principais processos de fabricação. Introdução ao estudo de falhas e corrosão. Atividades práticas em laboratório.
Apresentação dos conceitos dos processos de fabricação mecânica com ênfase na aplicação para manutenção. Capacitação na identificação e diferenciação das características e potencialidades de cada processo: fundição, conformação plástica, usinagem, sinterização, soldagem, processos não convencionais de usinagem e processos de manufatura aditiva. Exemplificação prática da aplicação de usinagem e soldagem na manutenção.
Organização, análise e interpretação de dados buscando transformá-los em informação. Noções básicas de probabilidade e amostragem visando aplicações de inferência estatística apoiando tomadas de decisão.
Introdução a técnicas de medições e o respectivo processamento de dados, ajustes, controle dos processos, projetos e equipamentos de medição. Apresentação de técnicas modernas de medição nos vários campos da engenharia. Introdução à análise por elementos finitos para o aumento dos índices de confiabilidade. Atividades práticas em laboratório.
Apresentação de equipamentos e sistemas industriais de ampla aplicação, conceitos fundamentais e aspectos de manutenção relacionados. Compreensão e demonstrações de componentes de máquinas, compressores, bombas hidráulicas, fluidos, atuadores pneumáticos e hidráulicos, máquinas de fluxo, trocadores de calor, máquinas térmicas e equipamentos de processos e de infraestrutura em geral. Introdução à manufatura avançada para manutenção e à realidade virtual e aumentada. Atividades com exemplificações práticas em laboratório.
Apresentação das infraestruturas básicas de conversão, transmissão, distribuição e utilização de energia e aspectos gerais de manutenção e a segurança no uso da eletricidade. Introdução à gestão da energia e à eficiência energética no uso dos recursos naturais. Apresentação dos conceitos fundamentais e componentes básicos de sistemas fotovoltaicos autônomos e conectados à rede elétrica e fatores importantes da manutenção.
Apresentação de conceitos de plantas industriais e de técnicas de gerenciamento de processos produtivos. Compartilhamento de práticas de produção baseada na manufatura avançada e implicações dos planos e ações de manutenção. Diálogo sobre políticas de manutenção e ferramentas aplicadas ao controle e gestão. Conexão entre os eventos das diferentes revoluções industriais com o estado da arte na gestão de produção e manutenção na indústria.
Estudo das diversas formas de inovação que podem ser aplicadas no contexto da manutenção e abordagem sobre algoritmos de inteligência artificial (IA). Conceitos fundamentais de inovação e sua aplicação na área de manutenção. Estratégias, técnicas e ferramentas inovadoras que contribuem para otimização dos processos de inspeção, manutenção e gestão de ativos. Introdução ao aprendizado de máquina. Aplicação de tecnologia para redução do tempo de inspeção, aumento da confiabilidade, registro e análise de histórico de manutenção, assim como na segurança dos trabalhadores.
Definição da Manutenção Centrada em Confiabilidade (MCC), propósito de sua aplicação, benefícios obtidos e breve histórico. Compreensão dos diferentes padrões de comportamentos de falhas em ativos físicos pelas curvas de probabilidade de falhas em relação ao tempo de funcionamento. Questões básicas e partes de uma análise de MCC e sua estruturação. Definição de ações: tarefas proativas e tarefas padronizadas. Aplicação do diagrama de decisão. Formação de uma equipe para uma análise eficiente.
Apresentação de metodologias para a busca de soluções efetivas para os problemas através de análise sistêmica das falhas. Abordagem analítica intuitiva e dedutiva. Como fazer uma boa análise de falhas. O papel do facilitador. Aplicação das ferramentas de análises: brainstorming, Pareto, 05 porquês, FMEA/FMECA, Diagrama de Ishikawa, RCA (análise de causa raiz) e FTA (árvore de análise de falhas).
Estudo sobre integridade e impactos da perda de integridade de ativos físicos. Falhas e mecanismos de danos e falhas do projeto a falhas por mal uso. Mecanismo de danos comuns: corrosão, oxidação, desgastes (tribologia), fratura dúctil/fratura frágil, danos por altas temperaturas, danos por baixas temperaturas, fadiga mecânica, fadiga térmica, danos por cavitação, danos pelo fenômeno de ressonância. Avaliação de adequação ao uso de um componente de engenharia com dano existente utilizando a API 579.
Apresentação da cultura e histórico da segurança de processos. Processo de governança e comunicação. Elementos da segurança de processo. Gestão do conhecimento de processo. Procedimentos operacionais e atividades críticas. A engenharia com foco na segurança de processos. Identificação de perigos e análise de riscos. Gerenciamento de mudanças e de contratadas. Investigação de acidentes. Gerenciamento de emergência. Indicadores de segurança e a auditoria de segurança e de barreiras.
Introdução à Patologia das Edificações. Degradação dos Materiais. Conceitos: Durabilidade, Desempenho e Vida Útil. Apresentação das principais manifestações patológicas das áreas: estrutural, vedação, revestimentos, impermeabilização, fundações e sistemas prediais – em especial, as instalações de água fria e quente, de esgoto e pluviais, instalações de proteção contra incêndio e de redes de gás. Apresentação e Estudos de casos. Manutenção preventiva e corretiva.
Apresentação dos conceitos básicos de grandes obras de engenharia e seus impactos no meio ambiente e etapas de licenciamento ambiental. Discussão sobre grandes instalações, como parques eólicos, mineração de grande porte, grandes barragens entre outros empreendimentos que causam severa modificação no ambiente, devendo seu impacto ser medido e previsto nos processos de licenciamento. Diálogo sobre o tipo de impacto e identificação do prognóstico que determinado empreendimento causará ao meio ambiente e ações de manutenção necessárias. Exemplificações apoiadas em casos reais.
Fundamentos microeconômicos de Teoria da Firma. Estruturas de Mercado. Políticas Macroeconômicas e seus efeitos sobre negócios e investimentos. Externalidades Econômicas. Fundamentos de Modelagem de Negócios. Análise econômica de projetos considerando o risco e a participação de terceirizados.
Análise do paradigma “manter ou investir” nos ativos físicos instalados, visando menores custos e perdas por manutenções. Estudo das despesas que são geradas pelo ativo ao longo de sua vida útil. Apresentação de indicadores de desempenho de custos e perdas por manutenções. Aplicação de método de cálculo dos custos do ciclo de vida de um ativo (Life Cycle Cost – LCC). Estudo de viabilidade técnica e econômica. Aplicação de fluxo de caixa como ferramenta para auxiliar na decisão, manter ou investir em ativos.
Compartilhamento de práticas de referência na gestão de projetos e processos, compreensão dos diferentes contextos de uso das abordagens sequenciais, ágeis e híbridas. Apresentação de técnicas de fluxograma para o Processo de Desenvolvimento de Serviços (PDS). Categorização dos níveis de maturidade em projetos e indicadores de desempenho. Discussão sobre boas práticas para liderança na área e meios de intervenção, desafios estratégicos e os fatores de sucesso.
Apresentação, compreensão e prática dos princípios fundamentais da liderança e gestão de pessoas. Hard skills e soft skills. Desenvolvimento de pessoas: desenvolvimento individual e de equipe. Técnicas e ferramentas para gestão de pessoas. Gestão de conflitos. Propósito e engajamento de equipes. Diversidade. Liderança e tipos de líderes. Comunicação.
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, de pesquisa, metodológica, de análise e discussão dos resultados e conclusões. Elaboração de documento técnico-científico.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Sérgio Boscato Garcia
E-mail: [email protected]
Engenheiro Mecânico formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS em 2006, com mestrado (2009) e doutorado (2016) em Engenharia e Tecnologia de Materiais pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Tecnologia de Materiais – PGETEMA/PUCRS, com ênfase no desenvolvimento de equipamentos, dispositivos e processos para a fabricação de células solares e módulos fotovoltaicos. Possui experiência profissional nas áreas de projeto, fabricação e manutenção e em pesquisa, especialmente nas áreas de energia solar fotovoltaica e eólica. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) desde 2015, atuando em cursos de graduação, especialização e extensão. Desde 2017, é coordenador do Curso de Engenharia Mecânica da PUCRS e do Laboratório de Energia Eólica (LabEólica) da Escola Politécnica da PUCRS. Membro associado da ASHRAE – American Society of Heating Refrigerating and Air-Conditioning Engineers e advisor do ASHRAE Porto Alegre Student Branch desde 2018.
Eleani Maria da Costa
E-mail: [email protected]
Possui graduação em Química Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Engenharia de Minas, Metalúrgica e de Materiais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995). Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Propriedades dos Metais e Ligas, atuando principalmente nos seguintes temas: corrosão e degradação de cimento por CO2.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 875,00
|
Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 831,25
|
Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 809,38
|
Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
|
Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
|
Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 437,50
|
Público | Valor |
---|---|
Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
|
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 612,50
De 16/1/2025 a 31/1/2025 – 20% de desconto – R$ 700,00
De 1º/2/2025 a 16/2/2025 – 15% de desconto – R$ 743,75
De 17/2/2025 a 9/3/2025 – 10% de desconto – R$ 787,50
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
O crédito Educativo possibilita o financiamento de 50% das parcelas do curso, com prazo de restituição equivalente ao número de parcelas utilizadas.
Para mais informações ou dúvidas entrar em contato com o setor financeiro: [email protected].
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
A demanda por enfermeiros está em alta no Brasil e no exterior, o que torna esse profissional um dos mais procurados atualmente no mercado de trabalho
segunda-feira, 20 de janeiro | 2025