A Gestão Sustentável da Energia é uma área interdisciplinar focada no desenvolvimento, implementação e gerenciamento de práticas e tecnologias que promovem o uso eficiente e responsável de recursos energéticos. Com o crescente desafio das mudanças climáticas e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a gestão sustentável da energia se torna cada vez mais crucial.
A especialização foi desenvolvida para fornecer conhecimento aprofundado sobre as práticas e tecnologias que promovem a utilização eficiente e sustentável da energia, preparando os(as) profissionais para enfrentar os desafios energéticos.
Engenheiros(as), arquitetos(as), economistas, administradores(as), físicos(as), químicos(as) e demais profissionais graduados(as) atuantes na área de energia, ambiente e infraestrutura em geral.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Modelagem econômica para análise da oferta e da demanda no mercado de energia. Cálculo dos custos de produção e de distribuição de energia. Cálculo de receitas e custos totais, cálculo do lucro e determinação dos pontos de equilíbrio em empresas produtoras e distribuidoras de energia. Análise econômica e financeira de projetos de investimento na produção e distribuição de energia.
Mapeamento a partir de fluxogramas e etapas para busca da melhoria contínua na Gestão de Processos empresariais. Práticas de referência na gestão de times e de projetos pelo guia PMBOK e o método ágil SCRUM. Compreensão de níveis de maturidade, critérios de portfólio, indicadores de desempenho, etapas de intervenção e fatores de sucesso na Gestão de Projetos.
Contextualização do setor elétrico, seus órgãos e agentes. Estrutura e funcionamento do mercado de energia elétrica no ambiente regulado e caracterização do ambiente de contratação cativo. Componentes tarifários (TE, TUSD, encargos setoriais). Contratos de compra e venda de energia no mercado cativo.
Função da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE). Análise da composição da tarifa de eletricidade sob a ótica do consumidor livre. Diferentes tipos de consumidores livres e agentes da CCEE. Estrutura de custos de energia de um consumidor no mercado livre analisando a distribuição, fornecimento de energia e liquidações financeiras da CCEE. Visão geral de contratos de energia no ambiente livre: gestão da sazonalização, regras de negócio, faturamento e garantias financeiras. Mercado de curto prazo e o Preço de Liquidação de Diferenças. A liquidação financeira e os principais encargos presentes. Principais drivers que influenciam o preço de energia e noções de estratégias de contratação de longo prazo.
Fundamentos da geração do crédito de carbono. Metodologias de mitigação de gases de efeito de estufa na energia. Introdução ao mercado de carbono Mercado Voluntário de Regulado e inventariação de emissões na matriz energética dos escopos 1, 2 e 3. Perspectivas da legislação ao mercado de carbono e Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões. Estudos de caso em redução de energia, créditos de carbono, Irecs, e sua comercialização.
Fundamentos de sistemas elétricos de energia. Principais equipamentos e conceitos de operação de sistemas transmissão, subtransmissão e geração centralizada de energia elétrica. Elementos e funcionamento de sistemas de distribuição e de geração distribuída. Aspectos básicos de subestações e sistemas de proteção. Aspectos da conexão do consumidor ao sistema de energia.
Fundamentos de Energia e Sustentabilidade. Introdução aos conceitos básicos de energia. Análise de Consumo de Energia. Tecnologias e Equipamentos Eficientes (Sistemas de Iluminação e Força Motriz). Estudos de caso e exemplos práticos.
Introdução aos sistemas térmicos: máquinas de geração de calor, ar-condicionado e geração de vapor. Ciclos e diagramas, mollier e relação de temperatura e entalpia. Ciclos térmicos, cálculo do COP, EER, SEER, IDRS, IPLV e NPLV. Aquecimento e resfriamento de ambientes por psicrometria, geração de vapor, chillers e gestão e uso de fluidos refrigerantes e ciências térmicas aplicadas.
Introdução de diretrizes e tendências de edificações e ambientes sustentáveis. Discussão sobre conceito da arquitetura sustentável, território e desenvolvimento sustentável. Utilização de recursos naturais, cenário da edificação ecológica, desafios, estudo e visita de campo de exemplares práticos.
Visão sobre certificações em eficiência energética. Principais padrões e práticas internacionais. Certificações em Eficiência Energética [ LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), BREEAM (Building Research Establishment Environmental Assessment Method), ISO 50001 (Gestão de Energia), etc.
Legislação brasileira e o Programa de Eficiência Energética da ANEEL. Métodos de avaliação de desempenho energético. Técnicas de identificação e análise de oportunidades de economia de energia. Desenvolvimento de projetos de eficiência energética. Diagnóstico e medições. Casos de sucesso e projetos aplicados.
Princípio de funcionamento da célula solar. Processos básicos de fabricação de células solares e módulos fotovoltaicos. Componentes e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos.
Tecnologias da conversão da energia solar. Introdução a coletores térmicos e módulos fotovoltaicos. Armazenamento de energia. Movimento aparente do Sol. Componentes da irradiância solar. Irradiância solar incidente em superfícies inclinadas. Transmitância, refletância e absortância. Principais propriedades dos semicondutores. Princípio de funcionamento da célula solar. Processos básicos de fabricação de células solares e de módulos fotovoltaicos. Caracterização elétrica de células solares. Caracterização e certificação e de módulos fotovoltaicos. Componentes e dimensionamento de sistemas fotovoltaicos autônomos e conectados à rede elétrica. Sistemas de concentração da irradiância solar. Mercado atual.
Introdução à energia hidráulica. Conceitos fundamentais da energia hidráulica. Tipos de turbinas. Classificações das centrais hidrelétricas. Dimensionamento de elementos. Conceitos de projeto de centrais hidrelétricas.
Introdução. Biomassa e biocombustíveis. Biomassa: conceito, fontes. Resíduos orgânicos. Caracterização da biomassa. Produção de etanol. Produção de Biodiesel. Gaseificação. Pirólise. Sistemas de Produção de Eletricidade a Partir da Biomassa. Tecnologias para o controle de emissões e o Mecanismo de Desenvolvimento Limpo.
Principais tipos de geração de energia oceânica: Energia das Ondas, Energia das Marés, Energia das Correntes Oceânicas, Energia Térmica dos Oceanos (OTEC), Energia de Gradiente de Salinidade e Conversão de Energia das Ondas Internas.
Principais tipos de geração de energia geotérmica: Usinas Geotérmicas de Vapor Seco, Usinas Geotérmicas de Flash Steam (Vapor Flash), Usinas Geotérmicas de Ciclo Binário, Sistemas Geotérmicos Aprimorados (EGS), Sistemas de Bomba de Calor Geotérmica e Usinas de Ciclo Combinado.
Tecnologias de armazenamento de energia: usinas hidrelétricas reversíveis, armazenamento eletroquímico, armazenamento térmico, armazenamento eletromecânico e armazenamento com hidrogênio. Aplicações de sistemas de armazenamento para o uso sustentável da energia.
Produção de hidrogênio, com ênfase em rotas de baixo carbono. Princípio de funcionamento das células a combustível. Aplicações do hidrogênio como vetor energético.
Bases regulatórias da geração distribuída a partir de fontes renováveis de energia; Metodologia e processos relativos ao Sistema de Compensação de Energia Elétrica; Estruturação prática e fomento de empreendimentos de geração distribuída. Principais controvérsias regulatórias e tributárias sobre GD.
Conceitos básicos, avaliação de tecnologias disponíveis e seus impactos nos sistemas de energia, medição de Energia Inteligente, micro redes, veículos elétricos.
Definição e classificação de veículos a combustão, híbridos, elétricos a bateria e hidrogênio. O estado da arte e as arquiteturas de veículos: definição e função dos principais componentes. Sistemas de recarga para a mobilidade elétrica. Comparação entre desempenho energético e financeiro e emissões entre tecnologias.
Aplicações das redes elétricas inteligentes (smart grids): resposta à demanda, recursos energéticos distribuídos (geração e armazenamento), detecção e isolamento de falhas com restauração do sistema, controle e otimização de nível de tensão e potência reativa, reconfiguração e eletrificação da rede (influência da mobilidade elétrica). Tópicos sobre os elementos de monitoramento e comunicação de redes elétricas inteligentes. Impacto das redes inteligentes na eficiência energética, sustentabilidade, custos e indicadores de qualidade de energia.
Definição de qualidade de serviço e de produto da energia elétrica. Caracterização dos distúrbios de qualidade de produto associados à tensão em regime permanente, variação de tensão de curta duração, fator de potência, distorções harmônicas, desequilíbrio de tensão, flutuação de tensão, variação de frequência. Indicadores de qualidade de serviço associados à frequência e duração das interrupções. Elementos causadores de distúrbios de qualidade. Instrumentação e metodologia de medição. Requisitos e soluções de melhoria da qualidade de energia. Relação da qualidade de energia elétrica com o uso eficiente da energia.
Introdução às estratégias, técnicas e ferramentas de manutenção corretiva, preventiva e preditiva. Engenharia de manutenção com enfoque em sistemas mecânicos. Apresentação de equipamentos e processos de ampla aplicação, conceitos fundamentais e aspectos de manutenção relacionados. Instrumentação e indicadores de manutenção para apoio à tomada de decisão. Introdução à manufatura avançada para manutenção e à realidade virtual e aumentada. Atividades com exemplificações práticas em laboratório.
Fundamentos da Análise de Impacto Ambiental (AIA). Legislação e Normas Aplicáveis. Metodologias e Ferramentas de Avaliação de Impacto Ambiental. Estratégias Efetivas de Mitigação e Compensação Ambiental. Monitoramento Ambiental e Gestão de Impactos. Inovação e Tendências Futuras. Estudos de caso e exemplos práticos.
Construção do trabalho de conclusão de curso. Orientação temática, metodológica, e de análise dos resultados e conclusões. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Odilon Francisco Pavón Duarte
E-mail: [email protected]
Possui graduação em Engenharia Elétrica – Eletrotécnica (1993) e mestrado em Engenharia Elétrica – Energia e Meio Ambiente (1998) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Presentemente é Professor da Graduação e do Pós-graduação da Escola Politécnica da PUCRS, Coordenador do Curso de Graduação em Engenharia de Energias Renováveis e Engenharia Elétrica, do Curso de Pós-Graduação em Energias Renováveis, do Grupo de Eficiência Energética (GEE), do Laboratório de Eficiência Energética (LABEE) e do Centro de Demonstração em Energias Renováveis (CEDER) da PUCRS. Tem experiência na área de planejamento e desenvolvimento energético, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão e uso sustentável da energia, aplicação de tecnologias de alta eficiência energética e aproveitamento de fontes renováveis de energia. Desde 1998 desenvolve, acompanha e implementa Projetos e Programas de Eficiência Energética para a promoção do uso otimizado da energia (usos finais, sistemas e processos) em diversos setores (indústria, comércio, hospitais, instituições de ensino, agropecuário, mobilidade, comunidades de baixa renda, etc.). Também participa de iniciativas relacionadas com o desenvolvimento de novas tecnologias e a criação de metodologias para o uso racional da energia.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 875,00
|
Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 831,25
|
Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 809,38
|
Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
|
Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
|
Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 437,50
|
Público | Valor |
---|---|
Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 787,50
|
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 875,00 + 18 parcelas de R$ 700,00
|
De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 612,50
De 16/12/2024 a 12/01/2025 – 20% de desconto – R$ 700,00
De 13/01/2025 a 02/02/2025 – 15% de desconto – R$ 743,75
De 03/02/2025 a 09/03/2025 – 10% de desconto – R$ 787,50
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
A Ipanu cria releituras da culinária africana no Rio Grande do Sul
terça-feira, 19 de novembro | 2024