Especialização

Fatores Humanos e Segurança Operacional

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Online

A especialização em Fatores Humanos e Segurança Operacional foi desenvolvida a partir da necessidade da integração do tema em organizações que atuam com operações e processos complexos e de alto risco. O curso tem ênfase na abordagem sociotécnica e gestão das organizações.

 

*Cada disciplina do curso é realizada em 6 semanas, sendo as 5 primeiras semanas na modalidade online (somando 30 horas), e a sexta semana na modalidade presencial (somando 15 horas), organizada no formato de laboratórios de aprendizagem.

O que você vai aprender?
  • Compreender princípios e fundamentos de fatores humanos e prevenção sistêmica de incidentes/acidentes em sistemas sociotécnicos complexos.
  • Aplicar métodos e ferramentas de integração dos fatores humanos na gestão de segurança operacional.
  • Desenvolver capacidades de liderança para prevenção de incidentes/acidentes no contexto organizacional e
    operacional.
  • Ampliar repertório de conhecimentos para gestão da segurança operacional a partir da compreensão e
    aplicação de conceitos, estratégias, capacidades e habilidades de indivíduos, equipes e organizações.
  • Desenvolver projeto aplicado com foco na inovação e na busca de soluções para problemas práticos
    relacionados aos desafios da integração de fatores humanos na gestão da segurança operacional.
  • Sobre o curso

    A especialização foi desenvolvida a partir da necessidade da integração de fatores humanos à gestão de segurança operacional em organizações que atuam com operações e processos complexos e de alto risco, tais como aviação, marinha, óleo e gás, indústria de processamento em geral e sistemas de saúde. O curso tem ênfase na abordagem sociotécnica da organização do trabalho e gestão de organizações de alta confiabilidade e resiliência. 

  • Para quem é o curso

    Profissionais com formação superior que atuam ou desejam atuar na gestão de segurança operacional em diferentes indústrias e organizações ou ainda em agências reguladoras. O curso tem caráter interdisciplinar e atrai públicos com formações variadas, como: administradores, engenheiros, psicólogos, médicos, arquitetos, pilotos de aeronaves, profissionais do direito, pedagogos, sociólogos, entre outros.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    • Entenda o estado da arte dos estudos de fatores humanos e gestão de segurança operacional;
    • Tenha aprendizado cruzado entre indústrias, discutindo abordagens e melhores práticas, por exemplo, da aviação, do setor nuclear, da indústria de óleo e gás, da indústria de processamento, entre outras;
    • Corpo docente qualificado e titulado, equilibrando densidade acadêmica e experiência profissional em diferentes setores produtivos;
    • Faça visitas técnicas a empresas ao Centro de Treinamento de Voo Simulado da PUCRS;
    • Tenha aula com palestrantes internacionais renomados(as).

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

  • Fatores humanos e Prevenção Sistêmica

    Origens e fundamentes da ciência da prevenção de acidentes. Origens, conceitos e fundamentos de fatores humanos e prevenção sistêmica em sistemas sociotécnicos complexos. A contribuição humana nos acidentes. Abordagens da análise de erros humanos segundo a Nova e a Velha Visão. Viés da retrospectiva, viés do resultado e racionalidade local. Complexidade, visão sistêmica e engenharia de resiliência em sistemas sociotécnicos.

  • Teorias de acidentes organizacionais e sistêmicos

    Teoria dos Acidentes. Fatores contribuintes, condições latentes, falhas ativas, defesas e ameaças. Acidentes industriais, organizacionais e individuais. Teoria das defesas em profundidade. Teoria dos acidentes normais. Teoria das organizações de alta confiabilidade. Teoria da incubação dos acidentes. Teoria dos conflitos de metas. Teoria da deriva prática e da deriva para falhas. Teoria da engenharia de resiliência. Estudo de casos de acidentes em sistemas sociotécnicos complexos.

  • Novas Abordagens da Gestão de Segurança Operacional

    Sistemas de gestão de segurança operacional. Saúde, segurança e meio ambiente em organizações de alta complexidade. Padrões de conformidade e qualidade. Safety-II na prática. Políticas e objetivos de segurança. Gerenciamento do risco operacional. Sistemas de garantia da segurança. Promoção da segurança. ‘Burocracia’ da segurança. Riscos e efeitos adversos dos sistemas de gestão de segurança. Perspectivas de fatores humanos e organizacionais aplicadas à gestão de segurança operacional.

  • Cultura de Segurança e Cultura Justa

    Cultura de segurança em sistemas sócio técnicos complexos: diferentes escolas de pensamento, conceitos e fundamentos. As abordagens tradicional e da complexidade. Cultura, accountability e aprendizagem. Cultura justa: breve histórico e background, valores e princípios da cultura justa nas políticas, práticas e processos institucionais, responsabilidades de gestão e ferramentas práticas. Cultura justa restaurativa: distinção entre modelos de cultura justa retributiva e restaurativa, efeitos negativos da cultura justa retributiva. O quê, o porquê, o para quê e o como das práticas restaurativas na perspectiva organizacional, operacional e de recursos humanos. O Desastre de Chernobyl e a cultura de segurança. Como a estrutura organizacional molda a cultura. Questões éticas e psicossociais.

  • Investigações e Análises de Eventos de Segurança Operacional

    Fundamentos e princípios da investigação de acidentes. Métodos de análise. Modelos lineares. Modelos epidemiológicos. Modelos sistêmicos. Dependência do caminho. Viés e armadilhas analíticas. A produção de relatórios, suas finalidades e a linguagem. Recomendações de segurança e aprendizagem. Proteção de dados. Ética da segurança. Aprendizagem com o trabalho normal. Aprendizagem a partir da análise de eventos se segurança organizacional.

  • Liderança para a Segurança Operacional

    Habilidades não-técnicas e liderança para a segurança. Desenvolvimento e fortalecimento do bem-estar e autocuidado no trabalho. Liderança positiva para a promoção de bem-estar. Competências para liderança em sistemas sociotécnicos complexos. Segurança psicológica. Respondendo aos eventos de segurança operacional. Provendo a segurança de uma forma diferente.

  • Conhecimento, Inovação e Desenvolvimento em Fatores Humanos

    Fundamentos da inovação contínua e da gestão do conhecimento. Fatores humanos e conhecimento como recursos-chave para a segurança operacional. Transformação digital: fundamentos, desafios e oportunidades na segurança operacional. Métodos e técnicas da gestão do conhecimento aplicados no fortalecimento da resiliência em sistemas sociotécnicos complexos.

  • Projeto Aplicado

    Projeto Aplicado. Fases e principais elementos do projeto aplicado. Identificação e relevância do problema. Reconhecimento de fatos e dados sobre o problema. Planejamento de soluções. Implementação de soluções. Acompanhamento e monitoramento. Análise das soluções. Resultados e processos de melhoria. Relatório e Divulgação.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

  • Dr. Eder Henriqson
  • Dr. Eduardo Giugliani
  • Dr. Lucas Bertelli Fogaca
  • Dr. Manoela Ziebell de Oliveira
  • Dr. Inês Amaro da Silva
  • Dr. Denilson Sell
  • Dr. Gilsa Pacheco Monteiro
  • Dr. Johan Bergstrom
  • Me. José Carlos Silveira Bruno
  • Dr. Josué Eduardo Maia França
  • Dr. Roel Van-Winsen
  • Me. Victor Ribeiro Nazareth
  • Dr. Daniela Boucinha da Silva
  • Dr. Maria Angélica Jung Marques
  • Dr. Caroline Bastos Capaverde
  • Dr. Priscila Queirolo Susin
  • Dr. Priscila Wachs

Eder Henriqson
E-mail: [email protected]

Pós-Doutorado na Griffith University (Austrália), Doutor em Engenharia de Produçãopela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), com sanduíche na Lund University (Suécia). Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Possui licença e experiência como Piloto Comercial de Avião. Atualmente, é Professor Titular e Decano da Escola de Negócios da PUCRS, onde atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Administração e nos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Aeronáuticas. É Professor Afiliado da Lund University, Center for Societal Resilience (Suécia), atuando como docente do Master in Human Factors and System Safety, e da Torrens Univesity Australia no Global Management Program. Desenvolve pesquisas sobre fatores humanos e resiliência em organizações e sistemas sociotécnicos complexos, com foco na modelagem, avaliação e desenvolvimento de capacidades, rotinas, práticas e tecnologias de apoio à decisão e ao desenvolvimento organizacional nos setores do transporte aéreo, indústria de óleo e gás e saúde.

Eduardo Giugliani
E-mail: [email protected]

Professor Titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul, PUCRS. Diretor do IDEIA Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, PUCRS. Pós-Doutor e Distinguished Fellow pela Fondazione Bruno Kessler (FBK), Trento, Itália. Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestre e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência empresarial na área de Engenharia Civil – Consultoria e Projetos em Engenharia Estrutural. Na gestão universitária atuou como Coordenador de Curso de Engenharia Civil, Diretor da Faculdade de Engenharia, e Coordenador de Projetos Estratégicos do TECNOPUC, PUCRS. Áreas de interesse: inovação, ambientes de inovação, interdisciplinaridade, governança corporativa, gestão do conhecimento, fatores humanos e engenharia de resiliência. Membro e Presidente do Conselho Superior do Colégio de las Américas (OUI – Organização Universitária Interamericana. Conferencista e autor de artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais. Membro permanente do Conselho Diretor do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – CIKI. Atualmente é Coordenador do Projeto “Integração de Fatores Humanos e Resiliência para o fortalecimento da Cultura de Segurança na Indústria de Óleo e Gás”, Consórcio LIBRA/PETROBRAS (2019-2022); e Coordenador Acadêmico do Programa Ibero-americano de Formação de Gestores para Ambientes de Inovação (PIFGAI/OUI).

  • Público geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.600,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.470,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.405,00
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.340,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.288,00
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.300,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.340,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00

Matrícula antecipada com desconto

De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 1.820,00
De 16/12/2024 a 12/01/2025 – 20% de desconto – R$ 2.080,00
De 13/01/2025 a 02/02/2025 – 15% de desconto – R$ 2.210,00
De 03/02/2025 a 09/03/2025 – 10% de desconto – R$ 2.340,00

Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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