Especialização

Escrita Criativa: A Arte da Narrativa

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Online ao vivo

Periodo

Manhã e Tarde

A especialização em Escrita Criativa: A Arte da Narrativa proporciona um mergulho no universo da criação literária, desde o estudo dos fundamentos da Escrita Criativa até a experimentação prática. Na parte aplicada, são realizadas leituras de importantes obras, aulas com escritores e produções de narrativas breves e longas de diversos tipos.

O que você vai aprender
  • Desenvolver técnicas de escrita;
  • Escrever narrativas literárias nos campos da ficção e da não ficção;
  • Reconhecer a especificidade da criação literária;
  • Compreender questões técnicas presentes nas obras dos autores estudados;
  • Ampliar conhecimento em leitura e compreensão de textos;
  • Entender aspectos da didática da Escrita Criativa;
  • Atuar no sistema literário como escritor/a, editor/a, agente e/ou ministrante de oficina.
  • Sobre o curso

    Escrever de forma criativa é uma habilidade que contribui positivamente em diversas profissões, como educação, jornalismo, publicidade, advocacia, psicologia, entre outras. Sendo assim, o curso é voltado para qualquer profissional que deseja escrever, editar e aprimorar seu o potencial criativo.

  • Para quem é o curso

    A Especialização se destina a qualquer pessoa que deseja escrever, editar ou melhorar a criatividade. Direciona-se para graduados em qualquer área interessados em técnicas de Escrita Criativa para produzir textos no gênero narrativo.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    Única instituição com cursos de Escrita Criativa em todos os níveis (graduação, extensão, mestrado e doutorado), tornando-se o principal polo da área no Brasil;

    Especialização com temática inovadora no País (a arte da narrativa literária);

    Abordagem contemporânea entre teoria e prática;

    Possibilidade de networking entre escritores e aspirantes a escritores;

    Aulas com professores/as que têm experiência didática e são escritores premiados, como:
    Luiz Antonio de Assis Brasil (Prêmio Literário Machado de Assis, da Biblioteca Nacional em 2001 e Prêmio Portugal Telecom em 2004);

    Cintia Moscovich (Prêmio Açorianos em 1999 e Prêmio Portugal TelecomTelecon em 2013);

    Jeferson Tenório (Prêmio Jabuti em 2021);

    María Elena Morán, (Premio Café Gijón de Novela, na Espanha, em 2022);

    Emir Rossoni (Prêmio Governo de Minas Gerais de Literatura em 2018, Prêmio Açorianos de Literatura em 2018 e Prêmio Nacional Cepe de Literatura em 2019);

    Luís Roberto Amabile (Prêmio Minuano em 2021);

    Fred Linardi (Prêmio Literário Cidade de Manaus em 2019);

    Bruno Ribeiro (Prêmio Machado DarkSide Books em 2020 e Prêmio Todavia de Não-ficção em 2020);

    Gustavo Melo Czekster (prêmios Açorianos, Ages e Minuano em 2017).

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • Escrita Criativa: modos de usar

    Escrita Criativa e suas particularidades: percurso no âmbito acadêmico, possibilidades para além da academia, didática e metodologia de oficinas literárias.

  • Despertando o poder criativo

    Orientação sobre a prática criativa em suas diferentes manifestações. Fatores culturais, psicológicos e históricos determinantes no desempenho criativo. Construção do ambiente estimulante. Desbloqueio criativo.

  • Como os escritores usam os livros que leem

    Relações intertextuais na criação literária. Explicitação da leitura como atividade criativa. Leitura atenta.

  • Escrita e diversidade

    Diversidade cultural. Heterogeneidade literária. Representatividade e alteridade narrativa. Ética da criação literária.

  • Literatura e outras artes

    Estudo das relações entre literatura e demais manifestações artísticas. Reflexão sobre as formas híbridas. Análise de obras e autores que apresentam o diálogo entre linguagens literárias, visuais e musicais.

  • Lendo e revisando como um editor

    Fundamentos da leitura crítica. Reescritura. Preparação de originais. Revisão de provas do livro.

  • Como realizar uma oficina literária

    Didática da Escrita Criativa. Metodologia de ensino. Exame de questões sobre experimentação narrativa. Orientação sobre como conduzir grupos de escritores.

  • Desvendando o mercado editorial

    Detalhamento do funcionamento do mercado editorial brasileiro. Caracterização da relação com o autor e com as editoras. Orientação sobre agenciamento.

  • Ferramentas e imaginários da criação literária

    Especificidades da criação literária. Invenção e a desconstrução ficcional. Desbloqueio criativo. Prática textual.

  • Estruturando as narrativas

    Planejamento da narrativa. Componentes formais. Núcleos dramáticos. Campanha de escrita

  • Como escrever o conto perfeito

    Fundamentos da escrita de contos. Unidade de efeito. Subtexto. Noções da poética do gênero. Caracterização da narrativa curta contemporânea

  • Crônicas: textos de vida curta (ou não)

    Crônicas: textos de vida curta (ou não)

  • Narrativas e expressões da realidade

    Possibilidades literárias no campo não-ficcional. A fronteira entre ficção e não ficção. Conto e romance autobiográficos. Jornalismo Literário. Depoimento. Narrativa de viagem.

  • Outros aspectos do conto

    Novos aspectos da poética do conto. Estruturas narrativas e propostas estéticas. As fronteiras do conto em relação a outros textos narrativos.

  • Alinhavando o ensaio pessoal

    Busca de compreensão do gênero ensaio pessoal. Estrutura e propósito. Temas e estilos. Leitura e estudo de texto exemplares.

  • Escrevendo prosa com poesia

    Aspectos da prosa poética. Elementos constitutivos. Musicalidade, ritmo, imagem poética; descrição. Questões de composição. Hibridismo literário.

  • Os caminhos do romance

    Dilemas e possibilidades da escrita de romances. Organização do discurso narrativo. Trajetória literária.

  • Como fisgar o leitor

    Estratégias compositivas da literatura de entretenimento. Adequação ao leitor: linguagem, temáticas e níveis de compreensão.

  • Dando vida ao personagem

    O personagem como centro irradiador da história. Aproximação do personagem fictício com o ser humano. Consistência e singularidade. Coerência interior, contradição exterior. A questão essencial do personagem.

  • Narrar o eu: autoficção e outras possibilidades

    Escritas do eu. Relação autor-narrador-personagem. Conceito e desdobramentos da autoficção. Estudos de caso.

  • Construir (e desconstruir) o enredo

    Planejamento e criação de narrativas longas. Encadeamento narrativo. Estrutura em três atos. Jornada do herói e da heroína. Transgressão narrativa: enredo não lineares, contraponto dramático, narrativa em paralelo.

  • Encontrando a voz do narrador

    Questões de composição narrativa. O ponto de vista na ficção. Tipos de narradores. Estilística textual.

  • A sutil arte de mudar o mundo

    Vozes diversas da literatura contemporânea. Propostas estéticas. Modos de circulação. Romance e representatividade.

  • Projeto literário

    Discussão sobre o conceito de autoria. Orientação sobre carreira literária. Estudo de casos.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Me. Arthur Beltrão Telló

Dr. Bernardo Jose de Moraes Bueno

Dr. Cristiano Ordovas Baldi

Ma. Danusa Almeida de Oliveira

Dra. Janaína de Azevedo Baladão de Aguiar

Dr. Juan de Moraes Domingues

Dr. Luís Roberto Amabile de Souza Júnior

Dr. Luiz Antonio de Assis Brasil e Silva

Dra. Moema Vilela Pereira

Dr. Vinicius Mano

Ma. Andrezza Tartarotti Postay

Me. Frederico Dollo Linardi

Ma. Juliana Maffeis

Me. Bruno Robson Ribeiro dos Santos

Dr. Daniel Fernando Gruber

Ma. Cíntia Moscovich Faccioli

Me. Emir Rossoni

Me. Guilherme Lessa Bica Machado

Dr. Gustavo Melo Czekster

Dr. Jeferson de Souza Tenório

Dra. Maria Elena Morán Atencio

Dra. Rosângela Fachel de Medeiros

Dra. Vanessa Zucchi

Prof. Dr. Luís Roberto Amabile
Email: [email protected]
Graduação em jornalismo, pós-graduação em Fundamentos da Cultura e das Artes, mestrado em Teoria da Literatura e doutorado em Teoria da Literatura (2017) e em Escrita Criativa (2020). É escritor e acadêmico, autor, entre outros, de O amor é um lugar estranho (2012, finalista do Prêmio Açorianos), O livro dos cachorros (2015, vencedor da chamada para publicação do IEL/RS) e O lado que não era visível para quem estava na estrada (2020, vencedor do Prêmio Minuano). Colaborou com Luiz Antonio de Assis Brasil em Escrever ficção (2019) e teve textos publicados em revistas e antologias no Brasil, em Portugal, na Espanha e nos Estados Unidos. Atualmente é professor na Escola de Humanidades da PUCRS.

  • Público em geral

    Público Valor
    Publico Geral
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.100,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.045,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.017,50
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 990,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 968,00
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 550,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 990,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00

Matrícula antecipada com desconto

De 11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 935,00
De 21/02/2024 a 10/04/2024 – 10% de desconto R$ 990,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Especialização

Escrita Criativa: A Arte da Narrativa

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Veja todas as notícias
Veja todas as notícias

Fale Conosco

WhatsApp