Especialização

Direito Ambiental e Sustentabilidade

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Online ao vivo

Periodo

Noite

Especialização para profissionais que buscam aperfeiçoamento e atualização em temas específicos do Direito Ambiental, como Direito Minerário, Direito dos Animais, Environmental, Social and Governance (ESG), mudanças climáticas e biodiversidade.

O que você vai aprender
  • Aperfeiçoar conhecimentos de Direito Ambiental, focando em aspectos técnicos da realidade das práticas ambientais na construção de programas e relatórios ESG;
  • Estar preparado/a para o exercício técnico-jurídico na construção e implementação de programas de Compliance Ambiental;
  • Ampliar conhecimentos em consultorias ambientais (estudos ambientais, PRADs, dentre outros);
  • Advogar na matéria (judicial e administrativo ambiental);
  • Realizar Due Diligence na área ambiental e construção de políticas públicas ambientais.
  • Sobre o curso

    Questões como sustentabilidade, compliance ambiental, ESG, direitos dos animais e preservação do meio ambiente estão em alta hoje em dia no Direito Ambiental. Esses temas atuais, assim como outros mais clássicos, são aprofundados no curso, que tem o objetivo de desenvolver as habilidades e competências de profissionais que atuam ou pretendem atuar nesse mercado.

    Este curso opera na modalidade Online Síncrona. As aulas serão realizadas ao vivo e você deverá assistir às disciplinas nas datas e horários das aulas. Esse modelo propicia uma experiência flexível e dinâmica: interação com professor(a) e colegas e acesso ao conteúdo de onde você estiver.

  • Para quem é o curso

    ​O curso é voltado a ​​a​dvogados​/as​, consultores​/as​, biólogos​/as​​,​ ​e ​engenheiros​/as​ ​​ambientais​ ​e ​florestais.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    Curso atualizado com os debates mais recentes da área, como ESG, compliance ambiental, pagamentos por serviços ambientais, Direito Animal, ambiente e economia, entre outros;

    Participação dos/as melhores professores/as do país, sendo referência nacional e internacional em suas áreas, a exemplo do Dr. Édis Milaré, pioneiro na defesa da causa ambiental há mais de 50 anos;

    Robusta carga horária em disciplinas clássicas do Direito Ambiental;

    Disciplinas distribuídas para envolver as mais modernas temáticas do Direito Ambiental e Sustentabilidade, como Direito Constitucional Ecológico, Direito Marítimo, Direito da Mineração e Soluções Adequadas de Conflitos Ambientais.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • Introdução ao Direito Ambiental Contemporâneo

    Conceito de Meio Ambiente. Fontes do Direito Ambiental. Princípios do Direito Ambiental. Questões prévias sobre a aplicabilidade das normas ambientais. A sistematização do direito ambiental. Da transdisciplinaridade. Implicações da sociedade de risco e o direito ambiental no contexto da crise. Evolução histórica da legislação brasileira em matéria ambiental. Lei da Política Nacional do Meio Ambiente.

  • Direito Constitucional Ecológico

    O meio ambiente no contexto da Constituição Republicana de 1988. A constitucionalização do direito fundamental ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Sistema constitucional de competências e meio ambiente. Princípios e fundamentos do Estado de Direito sob o enfoque ambiental. Bens ambientais. Relação entre o direito ao meio ambiente e outros direitos fundamentais. Deveres jurídicos do Estado em matéria ambiental. Ecossistemas determinados pela Constituição como patrimônio nacional. Função socioambiental da propriedade.

  • Direito Ambiental Administrativo

    Princípios do direito ambiental administrativo. Política Nacional do Meio Ambiente. Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA). Instrumentos da PNMA e sua importância na tutela judicial e extrajudicial. Responsabilidade administrativa ambiental. Infrações administrativas e sanções.

    *Disciplina será compartilhada com o curso Licenciamento Ambiental

  • Direito Ambiental Econômico

    A atividade produtiva e sua relação com o meio ambiente. Princípio do desenvolvimento sustentável. Externalidades negativas e positivas. Da intervenção estatal com objetivo de proteger o meio ambiente. Medidas de Comando e Controle e Instrumentos econômicos. Seguro ambiental, incentivos ficais e direito tributário ambiental.

  • Responsabilidade Civil Ambiental

    Apontar os aspectos introdutórios e Responsabilidade civil e a atuação do MP nas Ações Civis Públicas. Delimitar os aspectos históricos e conceituais da responsabilidade objetiva. Desenvolver a Responsabilidade Civil á luz das decisões do STJ.

  • Tutela Processual do Ambiente

    Apresentar os Instrumentos processuais na tutela do ambiente e o Procedimento probatório. Mostrar a composição do dano, transação penal e suspensão condicional do processo. Refletir sobre o Processo Civil nas Ações Civis Públicas Ambientais. Apresentar o Processo coletivo e individual, a Investigação e inquérito civil, assim como o Compromisso de ajustamento de conduta

  • Direito Animal

    Aspectos éticos, filosóficos e históricos sobre o estatuto jurídico dos animais não-humanos no Brasil e no direito comparado. Diferença entre as correntes de proteção animal: direitos animais e bem-estar animal. Relação entre os movimentos dos direitos dos animais com outros movimentos de justiça social. Normas de proteção animal. Relação entre direitos e deveres fundamentais de proteção do animal não-humano. Animais como sujeitos de direito.

  • Direito Ambiental Minerário

    O tratamento jurídico da mineração. Princípios constitucionais do Direito Minerário. Política econômica para a atividade minerária. Procedimentos administrativos. Direito Ambiental aplicado à mineração. Mineração e sua interferência em espaços ambientalmente protegidos. Mineração e Áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, Unidades de Conservação e áreas tombadas. Responsabilidade ambiental decorrente da atividade minerária. Compensações Ambientais. Fiscalização ambiental de empreendimentos minerários: competências e limites aos poderes de fiscalização (poder de polícia). Principais conceitos e instrumentos do Direito Ambiental aplicados ao setor minerário, discutindo e debatendo questões atuais inerentes aos aspectos práticos vivenciados no cotidiano.

  • Espaços Territoriais Especialmente Protegidos

    Histórico e evolução do Direito Agrário. Conceito, fontes e objeto. Direito agrário e as constituições brasileiras. Função social da propriedade rural. Espaços territoriais protegidos. Proteção das águas, ar, fauna e flora. Tutela legal ambiental. Instrumentos processuais de tutela ambiental e responsabilidade ambiental aplicada ao Direito Agrário. Estudo dos espaços territoriais especialmente protegidos. Do Código Florestal e do Sistema Nacional das Unidades de Conservação.

  • Regulação Hídrica e Saneamento

    Análise da política nacional de recursos hídricos, das agências regulatórias e do saneamento básico no Brasil, com ênfase na aplicação do princípio do usuário-pagador no âmbito do acesso à água e ao novo marco regulatório do saneamento básico no Brasil. Análise de outorga, concessão e autorização de uso e exploração econômica do bem água.

  • Compliance Ambiental e ESG

    Análise do instituto do Compliance aplicado à questão ambiental na busca da capacitação em construção de um Programa de Compliance Ambiental. Análise do ESG em sua tríplice composição: ambiental, social e de governança.

  • Direito Agrário Ambiental

    Relação entre a agroindústria, o agronegócio e o Direito Ambiental. Apresentação da transgenia vegetal e animal como forma de impacto ao meio ambiente. Observação de casos concretos de danos ambientais decorrentes de introdução de espécies exóticas – no cenário nacional e internacional. Análise do Código Florestal e do SNUC à luz do Direito Agrário. Análise da Função Socio-ambiental da propriedade

  • Soluções Adequadas de Conflitos Ambientais

    Análise da possibilidade de soluções alternativas de conflitos na área ambiental, Núcleos de conciliação, Desenhos para solução de disputas em desastres ambientais. Resolução de Conflitos. Dispute Board. ANPP. Análise da mentalidade resolutiva, com capacidade de conciliação, negociação e resolução de conflitos, usando como base o interesse dos envolvidos.

  • Urbanismo e Sustentabilidade

    Direito urbanístico e ambiente. O ordenamento constitucional da política urbana e as novas perspectivas do direito urbanístico. Política urbana e Meio Ambiente. O Estatuto da Cidade. O SISNAMA e a relação com a política urbana.

  • Direito marítimo e Portuário

    Análise da regulação jurídica do Direito Marítimo e Portuário à luz da proteção ambiental e do desenvolvimento econômico sustentável.

  • Tutela Penal do Ambiente

    Direito Penal na tutela do meio ambiente. Normatização de condutas e atividades relativas ao meio ambiente. Normas penais em branco e direito ambiental. Lei dos Crimes Ambientais (Lei 9605/98). Teoria da norma e do delito ambiental penal. Bem jurídico protegido. Dano e risco ao ambiente. Tipo penal ambiental. Sujeito ativo dos delitos ambientais penais. Responsabilidade penal da pessoa jurídica e de seu dirigente. Infrações penais contra o ambiente.

  • Tópicos Especiais

    Matérias específicas em destaque, no Brasil e no mundo, na matéria ambiental. Energias renováveis, resíduos sólidos, património cultural, agrotóxicos, direito dos desastres, mudanças climáticas, dentre outros.

  • Metodologia da Pesquisa e do Ensino Jurídico

    Apresentação das técnicas de estudo e investigação na Ciência Jurídica. Análise do emprego de instrumentos informáticos no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas. Utilização de softwares para fins de otimização de pesquisa quantitativas e qualitativas. Abordagem das estruturas formais de trabalhos científicos. Caracterização da monografia de conclusão da especialização como gênero de obra científica, em suas diversas fases de elaboração: definição e formulação do problema de pesquisa, identificação do método de investigação, visualização do plano de desenvolvimento da monografia, escolha das referências bibliográficas e redação do projeto. A questão da interpretação de textos (hermenêutica jurídica). ABNT básica.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dra. Daniela Courtes Lutzky
Dra. Gabrielle Bezerra Sales Sarlet
Dr. Ingo Wolfgang Sarlet
Dra. Liane Tabarelli
Dra. Lívia Haygert Pithan
Dr. Luís Alberto Reichelt
Dra. Marcia Andrea Bühring
Dr. Paulo Antônio Caliendo Velloso da Silveira
Dr. Vitor Lia de Paula Ramos
Me. Albenir Itaboraí Querubini Gonçalves
Dra. Aline Salvador
Dr. Alexandre Valente Selistre
Dra. Ana Maria Moreira Marchesan
Dra. Annelise Monteiro Steigleder
Dra. Andressa De Oliveira Lanchotti
Dra. Angélica Cerdotes
Dr. Bruno Campos da Silva
Dr. Carlos Eduardo Silva e Souza
Dr. Délton Winter de Carvalho
Dra. Edilson Vitorelli
Dr. Édis Milaré
Dr. Fabrício Dorado Soler
Dr. Gabriel Jesus Tedesco Wedy
Dra. Henrique Mouta
Dr. Jean Marc Sasson
Dr. José Rubens Morato Leite
Dr. João Emmanuel Cordeiro Lima
Me. Júlia Schutz Veiga
Dr. Juarez Freitas
Dra. Karina Denari
Dr. Leonardo Bussolotto
Dr. Leonardo Castro Maia
Dr. Lucas Tamer Milaré
Dra. Márcia Dieguez Leusinger
Me. Mariana Murta
Dra. Mariângela Guerreiro Milhoranza
Me. Marília Longo do Nascimento
Dr. Mateus Stallivieri da Costa
Dr. Maurício Fernandes da Silva
Me. Monique Mosca Gonçalves
Me. Paulo Henrique Reis de Oliveira
Dr. Pery Saraiva Neto
Dr. Rafael Martins Costa Moreira
Me. Rafaela Aiex Parra
Me. Rafaela Santos Martins da Rosa
Dr. Ricardo Carneiro
Dr. Rodrigo Borges de Barros
Dr. Romeu Faria Thomé da Silva
Dra. Tarsila Santos Britto Gomes
Dr. Tiago Fensterseifer
Dra. Vanesca Buzelato Prestes
Me. Vladimir Luis Silva Da Rosa

Profa. Dra. Marcia Andrea Bühring
Emai: [email protected]

Pós-Doutora pela FDUL – Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa – Portugal. (2018-2020). Com Distinção e Louvor. – Doutora em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) (2013). Com Louvor. – Mestre em Direito pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) (2002). – Especialista em Direito Público pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (1999) – Graduada em Direito pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ) (1996). – Advogada e Parecerista. – Professora de Direito Constitucional e Ambiental na Escola de Direito da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS).

  • Público em geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 731,50
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 712,25
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 693,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 677,60
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 385,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 693,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00

Matrícula antecipada com desconto

De 11/01/2024 a 20/02/204 – 15% de desconto R$ 654,50
De 21/02/2024 a 10/04/2024 – 10% de desconto R$ 693,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

LIFELONG LEARNING

Confira quais trilhas você pode seguir a partir deste curso e explore todas as possibilidade de uma formação fluída.

Especialização

Direito Ambiental e Sustentabilidade

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Veja todas as notícias
Veja todas as notícias

Fale Conosco

WhatsApp