Curso para profissionais que desejam atuar na área da criação de jogos digitais e ampliar sua experiência.
A especialização desenvolve profissionais para atuação no mercado de Jogos Digitais, aprimorando seus conhecimentos e qualificando novos talentos para ingressarem nesta área. Em parceria exclusiva com a Epic Games, professores(as) experientes e atuantes no mercado oferecem uma abordagem curricular inovadora, focada em game design e criação de projetos.
Profissionais graduados(as) em qualquer área do conhecimento, especialmente nas áreas de computação, comunicação social e design, que desejam atuar em projetos na área de desenvolvimento de jogos ou aplicações interativas.
Tenha aulas ministradas por professores que atuam há mais de 15 anos no mercado de produção de jogos;
Laboratório com versões atualizadas da Engine Unreal 5 e 3DS Max;
Aprenda em um ambiente de transdisciplinaridade: interação e integração entre grupos das duas áreas (programação e design) em disciplinas conjuntas;
Criação de jogo no final do curso por grupo formado por alunos(as) de ambas as ênfases;
Curso em parceria com a Epic Games, com a presença de profissionais da empresa no corpo docente;
Laboratório com versões atualizadas da Engine Unreal 5 e 3DS Max;
Bolsa-talento para os(as) 10 melhores alunos(as) a partir do seu rendimento nas disciplinas do curso.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Conceitos básicos do entretenimento eletrônico; Aspectos gerais dos jogos e as conexões com outros meios e contextos; Topografia da área, discussão da produção para diferentes segmentos; Plataformas e distribuição dos produtos; Criação com objetivos específicos; Divulgação da produção; Análise e adaptação de conteúdos para este universo. Disciplina teórico-prática.
Características do empreendedor, competências, conhecimentos e criatividade; Visão de negócio com enfoque no empreendedorismo em entretenimento eletrônico; Iniciativas de sucesso no mundo dos jogos, sistemas de negócios em ambientes conectados. Práticas de retenção de usuários, criação de comunidades e engajamento. Disciplina teórico-prática.
Fundamentos de gerenciamento de projetos; Técnicas tradicionais (PMBOK, Waterfall); Visão geral sobre métodos ágeis (com foco em Scrum e Kanban) e Lean Development; Gestão de pessoas, criação e análises de orçamentos; Priorização de tarefas, técnicas de negociação e relacionamento com fornecedores, investidores e colegas de trabalho. Disciplina teórico-prática.
Aspectos teóricos e práticos no processo de design de jogos; Desenho de personagens, de mapas e fases; Criação de cutscenes, composição de ambientes e interfaces com o usuário; Criação do design de jogabilidade e comportamento em jogos digitais; Composição de níveis de jogo; Projeto de som e trilhas sonoras para jogos. Disciplina teórico-prática.
Criação de um produto de entretenimento eletrônico; Integração entre áreas de design e programação; Técnicas e estratégias para desenvolvimento de projeto de jogos em equipes. Disciplina prática.
Conceitos introdutórios do uso de Inteligência Artificial em jogos; Algoritmos de Busca Heurística, percepção e detecção por área; Aspectos relacionados à tomada de decisão; Uso de técnicas clássicas como sistemas multi-agentes, redes neurais e fuzzy logic; Scripting e possíveis otimizações. Disciplina teórico-prática.
Programação de jogos 2D; modelagem de ambientes 2D; Uso de sprites, física e animação em 2D; Dispositivos de entrada, game engines e técnicas avançadas de programação 2D; Programação de jogos para dispositivos móveis. Disciplina teórico-prática.
Programação de jogos 3D; Uso de modelos e cenas, loop de jogo, interação e scripts; Uso de física e animação de personagens em 3D, Efeitos especiais; Uso de engines profissionais para jogos 3D. Disciplina teórico-prática
Uso de redes de computadores em jogos; Fundamentos básicos da área de redes de computadores; Sistemas distribuídos; Técnicas avançadas; Programação através de sockets, avaliação de desempenho da rede e técnicas para minimização de problemas. Disciplina teórico-prática.
Aspectos teóricos e práticos no processo de design de jogos; Desenho de personagens, de mapas e fases; Criação de cutscenes, composição de ambientes e interfaces com o usuário; Criação do design de jogabilidade e comportamento em jogos digitais; Composição de níveis de jogo; Projeto de som e trilhas sonoras para jogos. Disciplina teórico-prática.
Introdução à modelagem tridimensional em jogos; uso de ferramentas comuns em processos de criação tridimensional; modelagem de personagens para plataformas móveis; modelagem de personagens para consoles; modelagem de objetos mecânicos; otimizações para diferentes plataformas; técnicas específicas de modelagem por plataforma; técnicas de banking e oclusão; mapeamento UV, sua relação com a topologia e interface para o processo de texturização; preparação de assets, exportação e teste em Unreal. Disciplina teórico-prática.
Animação aplicada a jogos; Princípios da animação tradicional, preparação de personagens para animação (rigging, skinning, controles de animação); Animação sem câmera, ciclos de animação, transição entre animações; Técnicas de animação facial e morphing; Técnicas avançadas (cinemática inversa, ligação de parâmetros). Disciplina teórico-prática.
Conceitos de narrativa em literatura, cinema e jogos; Formas para construção de narrativas, personagens e conflitos; Uso efetivo de narrativas interativas e sua especificidade; Gêneros e adaptações de narrativas. Disciplina teórico-prática.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Marcelo Cohen
E-mail: [email protected]
Professor na Faculdade de Informática desde 1996 (atualmente Escola Politécnica), atuando em disciplinas de Programação, Computação Gráfica e Jogos. Doutor em Ciência da Computação pela University of Leeds (UK, 2006). Interesse nas áreas de Jogos, Realidade Virtual e Aumentada, Visualização e Computação Gráfica em geral. É co-autor, em parceria com a profa. Isabel Manssour, do livro “OpenGL: Uma Abordagem Prática e Objetiva”, primeira obra nacional sobre o assunto. É o coordenador deste curso pela Escola Politécnica.
André Fagundes Pase
E-mail: [email protected]
Jornalista e doutor em comunicação pela Faculdade de Comunicação Social da PUCRS (atualmente Escola de Comunicação, Artes e Design). Atua on-line desde 1995 e pesquisa novas mídias, convergência, relações entre as diversas linguagens, cibercultura, vídeo on-line, TV Digital e entretenimento eletrônico. Bolsista PQ nível 2 do CNPq.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
Honraria será entregue após a apresentação da peça “O que só sabemos juntos”, estrelada por Tony Ramos e Denise Fraga
sexta-feira, 04 de outubro | 2024