Especialização para profissionais que buscam qualificação e atualização sobre toda a cadeia envolvida na produção de radiofármacos, para atuar nas áreas de imagem molecular e medicina nuclear.
Com o avanço tecnológico e científico em todas as áreas da medicina, em especial na oncologia, cardiologia e neurologia, a demanda por profissionais com conhecimento em Radiofarmácia tem aumentado a cada dia. Para suprir essa lacuna, o curso oferece uma capacitação aprofundada e com foco prático acerca da fabricação de radioisótopos de uso médico, incluindo a realização de um estágio no Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer).
Este curso opera na modalidade Online Síncrona. As aulas serão realizadas ao vivo e você deverá assistir às disciplinas nas datas e horários das aulas. Esse modelo propicia uma experiência flexível e dinâmica: interação com professor(a) e colegas e acesso ao conteúdo de onde você estiver.
*No período de outubro de 2024 a julho de 2025, ocorrerão atividades presenciais no INSCER, que deverão ser agendadas previamente pelo(a) aluno(a).
O curso é voltado a farmacêuticos/as, médicos/as, químicos/as, físico-médicos/as, biomédicos/as e biólogos/as.
Aulas com professores/as que são profissionais atuantes na área de Radiofarmácia e com alta qualificação acadêmica. Acumulam experiências tanto na rotina quanto na pesquisa, fatores que impactam no nível das atividades ministradas. Compõem o time profissionais de calibre que fazem parte de institutos, centros de pesquisa e corporações, como a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN), o Centro de Desenvolvimento de Tecnologia Nuclear (CDTN), o Instituto do Câncer – RJ (INCA), o Laboratório de Medicina Nuclear da Faculdade de Medicina da USP (LIM43- FMUSP) e a University Medical Center Groningen, na Holanda;
Realização de estágio no Instituto do Cérebro da PUCRS (InsCer).
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Evolução da Radiofarmácia no Brasil – linha do tempo. Situação da Radiofarmácia brasileira em relação ao contexto mundial. Principais centros de pesquisa e desenvolvimento. Pesquisa de novos radiofármacos com base em moléculas bioativas. Mercado de trabalho. Valorização do profissional na área de Radiofarmácia.
Estrutura atômica e nuclear da matéria. Radiação eletromagnética e corpuscular. Radioatividade. Modos de decaimento radioativo. Lei do decaimento radioativo. Atividade e meia-vida. Interação da radiação com a matéria.
Classificações das radiações ionizantes. Radioatividade natural e artificial. Interação da radiação ionizante com a matéria. Fundamentos de dosimetria e Radiobiologia. Radioproteção e grandezas. Normas relacionadas à proteção radiológica.
Estudos dos princípios de funcionamento de detectores gasosos, cintiladores e de estado sólido. Ativímetros, monitores de radiação e de contaminação de superfície. Gama câmara.
Definição de nuclídeos. Tipos de decaimento radioativo. Reações nucleares. Princípios de funcionamento de Reatores e Aceleradores. Rotas de produção dos principais radioisótopos utilizados em Medicina Nuclear. Situação atual da demanda e produção de radioisótopos para uso em Medicina Nuclear.
Rotina da Radiofarmácia hospitalar. Boas práticas de preparação de radiofármacos. Legislações nacional e internacional vigentes. Atribuições do radiofarmacêutico e de profissionais atuantes em Radiofarmácia hospitalar.
*A disciplina terá 15h presenciais e 15h online (disciplina híbrida).
Principais radiofármacos produzidos na Radiofarmácia industrial. Infraestrutura. Rotina de produção. Controle de Qualidade. Dispensação. Logística. Boas Práticas de Produção de Radiofármacos. Legislação vigente.
Revisão dos princípios básicos da radioquímica. Marcação com radionuclídeos. Critérios gerais para radiomarcação. Química dos radiometais. Química dos radionuclídeos orgânicos e radiohalogênios. Novas técnicas de marcação de radiotraçadores. Critérios de marcação para ligantes orgânicas e biomoléculas.
Radiofármacos para diagnóstico para PET e para SPECT. Estudo das particularidades dos principais radiofármacos para diagnóstico. Potencialidades e limitações.
Principais radioisótopos para terapia e formas de produção. Classificação, eventos adversos e aspectos práticos das terapias radionuclídicas. Teranósticos. Infraestrutura para preparação de radiofármacos terapêuticos. Métodos de marcação com radionuclídeos terapêuticos e controle de qualidade. Mecanismos de captação dos radiofármacos terapêuticos. Eficácia, segurança e nível de evidência em terapia com radiofármacos.
Qualidade de radiofármacos. Controle de qualidade de radiofármacos para tomografia de emissão de fóton único (SPECT). Controle de qualidade para tomografia por emissão de pósitrons (PET). Ensaios físico-químicos. Ensaios biológicos. Legislações vigentes.
Boas Práticas de Fabricação de Radiofármacos. Garantia da qualidade em Radiofarmácia. Manual da qualidade. Legislações vigentes no Brasil e no mundo.
Etapas envolvidas na pesquisa e no desenvolvimento de um novo radiofármaco. Protocolos de ensaios radioquímicos. Protocolos de ensaios in vitro e in vivo. Otimização e padronização da marcação de novas moléculas com diferentes radioisótopos. Otimização e padronização dos controles radioquímicos. Avaliação da estabilidade radioquímica. Caracterização físico-química. Interação do novo radiofármaco com células. Biodistribuição ex vivo. Avaliação do radiofármaco como agente de imagem molecular ou de terapia radionuclídica. Translação. Fase pré-clínica. Fase clínica.
Exposição de casos clínicos da rotina da Medicina Nuclear. Discussão de eventos com foco no emprego do radiofármaco.
Estudo individual do estudante com foco na área de interesse dentro da Radiofarmácia. Escolha de artigo científico. Apresentação do seminário.
Elaboração de trabalhos científicos. Seleção da metodologia e da análise dos resultados. Bases de dados. Tipos de revisão de literatura. Análise da visão de pesquisa e tendências metodológicas. Lei Geral de Proteção de Dados.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Drª. Cristina Maria Moriguchi Jeckel
Drª. Michele Alberton Andrade
Dr. Rafael Reimann Baptista
Dr. João Alberto Osso Junior
Drª. Priscilla Brunelli Pujatti
Drª. Ana Maria Marques da Silva
Drª. Elaine Bortoletti de Araújo
Drª. Ines Farinha Antunes
Dr. Leonardo Fuscaldi
Me. Cristina Sebastião Matushita
Drª. Daniele de Paula Faria
Dr. Peterson Lima Squair
Drª. Margareth Mie Nakamura Matsuda
Drª. Miriam Roseli Yoshie Okamoto
Me. Marina Bicalho Silveira
Dr. Marcio Ferrarini
Dr. Valbert Nascimento Cardoso
Drª. Bruna Fernandes
Drª. Neuza Taeko Okasaki Fukumori
Profa. Dra. Cristina Maria Moriguchi Jeckel
Email: [email protected]
Graduação em Farmácia pela UFRGS (1982), mestrado em Neurociências pela UFRGS (2001) e doutorado em Gerontologia Biomédica pela PUCRS (2006). Pós-doutorado pela Positron Medical Center of Tokyo Metropolitan Institute of Gerontology (2011). Pesquisadora do Instituto do Cérebro do RS (PUCRS). Professora Adjunta do curso de Farmácia da Escola de Ciências da Saúde da PUCRS. Docente do PPG em Gerontologia Biomédica e do Mestrado Profissional em Biotecnologia Farmacêutica. Membro do Comitê Técnico-Temático de Radiofármacos da Farmacopeia Brasileira (Anvisa).
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 970,00
|
Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 921,50
|
Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 897,25
|
Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 873,00
|
Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 853,60
|
Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 485,00
|
Público | Valor |
---|---|
Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 873,00
|
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
De 11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 824,50
21/02/2024 a 16/08/2024 – 10% de desconto R$ 873,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
Prêmio Anprotec é referência em reconhecer ambientes de inovação a mais de 15 anos
quarta-feira, 04 de dezembro | 2024