Curso para profissionais que desejam desenvolver habilidades e conhecimentos na gestão sustentável e na mitigação das mudanças climáticas, especialmente na aplicação de ferramentas que o carbono em produtos e processos e sua contribuição nas emissões de gases de efeito estufa.
Desenvolver habilidades e conhecimentos necessários para entender, avaliar e implementar estratégias de baixo carbono em diferentes setores e organizações;
Sensibilizar os profissionais sobre a importância da redução de carbono para mitigar os impactos das mudanças climáticas e proteger o meio ambiente.
Fomentar a Inovação: Estimular a criatividade e a inovação na concepção de produtos e processos que minimizem as emissões de carbono e maximizem a eficiência energética;
Desenvolver Competências Gerenciais: Aprofundar as habilidades de liderança, gestão de projetos, análise de dados e tomada de decisão dos participantes, capacitando-os a conduzir a transformação organizacional em direção à sustentabilidade;
Preparar para Desafios Futuros: Desenvolver os profissionais com ferramentas e estratégias para enfrentar os desafios emergentes relacionados às mudanças climáticas e às pressões regulatórias e de mercado por práticas sustentáveis.
O MBA é uma resposta estratégica e inovadora para capacitar profissionais e organizações a enfrentarem o desafio das mudanças climáticas de maneira proativa e eficaz. O curso aborda a urgente necessidade de reduzir as emissões de carbono associadas aos processos de produção e produtos, visando não apenas minimizar o impacto ambiental, mas também maximizar a eficiência operacional e a competitividade dos negócios.
Engenheiros(as), arquitetos(as), administradores(as), biólogos(as), químicos (as), gestores, profissionais graduados(as) da área ambiental e processos de fabricação e demais profissionais graduados(as) interessados(as) na área.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Introdução a ciência do clima e do aquecimento global; impacto nos negócios e iniciativas globais; o que são gases de efeito estufa (GEE) e de que forma contribuem para as mudanças do clima; o papel do carbono nas mudanças climáticas; acordos internacionais (protocolo de Quioto, Acordo de Paris); políticas nacionais e regionais sobe mudanças climáticas. ciência climática, impacto nos negócios e iniciativas globais; o perfil das emissões de GEE por setor.
Estratégias para redução de impacto (carbon offsetting x carbon insetting); soluções e tecnologias de redução de emissões e remoção de carbono atmosférico; inovação em energias de fontes renováveis; mercado da agroenergia e de biocombustíveis no Brasil; materiais bio-based como estratégia de redução da pegada de carbono; análise e discussão de estudos de caso baseados em artigos científicos sobre tecnologias de redução de emissões de gases de efeito estufa bem-sucedidos; aspectos conceituais sobre: carbono neutro, clima neutro, emissões líquidas zero (net-zero) e caminho para 1,5ºC.
Compreensão dos aspectos que norteiam a estruturação de Sistemas de Produção e de Cadeias de Suprimentos. Reflexão sobre o caráter sistêmico das Cadeias de Suprimentos e os seus objetivos de nível de serviço e desempenho ambiental. Estudo do impacto do planejamento e execução de processos de produção e logísticos no desempenho ambiental de Sistemas de Produção. Compreensão da aplicação de modelos de ACV para a gestão de operações produtivas e logísticas. Estruturação do planejamento de Sistema de Produção com foco no desempenho ambiental.
Capacitar os estudantes a compreenderem os fundamentos e as práticas relacionadas à gestão de carbono e ao funcionamento do mercado de carbono e compreender os mecanismos regulatórios. O curso abrange uma gama de tópicos essenciais para a implementação de estratégias de mitigação de emissões de gases de efeito estufa, oferecendo uma visão aprofundada sobre políticas, regulamentações, instrumentos de mercado e oportunidades de negócio no contexto da economia de baixo carbono.
A disciplina aborda as principais ferramentas e métodos para quantificação das emissões de gases de efeito estufa (GEE) como suporte para planejamento estratégico e políticas de gestão do carbono. Conceitos sobre o pensamento do ciclo de vida na gestão empresarial são abordados; diferença entre inventário de gases de efeito estufa (GEE) organizacional, pegada de carbono e avaliação do ciclo de vida; principais protocolos e normas internacionais para cálculo de inventários de GEE; iniciativas setoriais para padronização da quantificação das emissões de GEE; identificação de aspectos ambientais; construção de inventários de GEE e de ciclo de vida; balanço de massa e balanço de massa de carbono biogênico. preparar check-list para montagem de inventários; utilizar ferramentas e softwares para cálculo de inventário; conhecer fatores de emissão e seu uso; montar inventário de estrutura hipotética; preparar relatório de inventário;
Esta disciplina aborda os princípios teóricos e práticos para modelagem do ciclo de vida de produtos e serviços utilizando softwares e bancos de dados de ACV. São abordados conceitos para definir o projeto, coletar os dados, modelar o sistema de produção ou de consumo em estudo, estimar o desempenho dos indicadores de interesse e interpretar os resultados obtidos. Serão utilizados softwares especializados para apoiar a execução dos projetos, a exemplo do openLCA®.
A disciplina trata da análise e apropriação de ferramentas para projetar soluções a problemas com a complexidade inerente à sustentabilidade, apresentando o estado da arte de estruturas metodológicas em sustentabilidade. São abordados os conceitos de Pensamento de Ciclo de Vida, Gestão de Ciclo de Vida e Design para a Sustentabilidade. Os conteúdos são abordados no contexto da Inovação ao nível de produto, de sistemas produto-serviço, social e sistêmica e ao nível de sistemas socioeconômicos com foco em tecnologias de baixo carbono.
A disciplina de Agricultura de baixo carbono visa capacitar os estudantes a compreenderem e aplicarem práticas agrícolas que minimizem a emissão de gases de efeito estufa, contribuindo para a sustentabilidade ambiental e a mitigação das mudanças climáticas. O curso aborda uma variedade de tópicos essenciais para a implementação de sistemas agrícolas mais sustentáveis e resilientes.
Relação entre energia, ambiente e sustentabilidade. Infraestrutura para os sistemas de energia. Gestão da energia com o emprego das fontes renováveis (solar, eólica, biomassa e hídrica) e da eficiência energética com foco no mercado de crédito de carbono. Conceitos sobre redes inteligentes, eletrificação da mobilidade e armazenamento da energia e os seus impactos na descarbonização.
Entendimento do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), sua história e evolução perante a sociedade e políticas ambientais. Avaliação e desempenho em sustentabilidade na gestão da empresa e impacto na sociedade. Análise de reputação e imagem empresarial perante a sociedade brasileira e impacto nas relações comerciais internacionais, redução de riscos legais financeiros e gestão de pessoas. Otimização de recursos naturais, inovação e competitividade dentro do conceito de desenvolvimento socioambiental.
Delimitação do escopo do Trabalho de Conclusão do Curso que agregue conteúdos desenvolvidos ao longo do curso. Planejamento e desenvolvimento do cronograma de atividades. Levantamento e organização dos recursos necessários para o desenvolvimento das atividades.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Prof. Me. Bruno De Rosso Ribeiro
E-mail: [email protected]
Graduado em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando em Engenharia de Materiais pelo mesmo Programa. Atualmente é professor da Escola Politécnica da PUCRS nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Arquitetura. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em refrigeração, climatização e projetos, atuando especialmente nos temas de Psicrometria, Eficiência energética e sustentabilidade a partir de estudos do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e certificações nacionais e internacionais. Possui mais de 15 anos de experiência no ramo de climatização, refrigeração e aquecimento nas áreas de projeto, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. É membro da ASHRAE – American Society of Heating Refrigerating and Air-Conditioning Engineers e atualmente é Advisor do grupo de estudos da ASHARE de Porto Alegre (Student Branch POA), sediado na PUCRS. É diretor de engenharia da Worton ESG e Crédito de Carbono.
Prof. Dr. Marcus Seferin
E-mail: [email protected]
Possui graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), mestrado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1996) e doutorado em Química pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Tecnologia Química, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação de ciclo de vida, materiais para captura e conversão de CO2, catálise e materiais poliméricos.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.100,00
|
Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.045,00
|
Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 1.017,50
|
Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 990,00
|
Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 968,00
|
Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
|
Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
|
Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 550,00
|
Público | Valor |
---|---|
Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 990,00
|
Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
|
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 1.100,00 + 18 parcelas de R$ 880,00
|
De 02/09/2024 à 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 770,00
De 16/12/2024 à 12/01/2025 – 20% de desconto – R$ 880,00
De 13/01/2025 à 02/02/2025 – 15% de desconto – R$ 935,00
De 03/02/2025 à 09/03/2025 – 10% de desconto – R$ 990,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024