Curso para Cirurgiões(ãs)-Dentistas que desejam adquirir conhecimento técnico e habilidades práticas no manejo de pacientes de alta complexidade nos diferentes cenários hospitalares.
Capacitar e certificar o(a) Cirurgião(ã)-Dentista na assistência ao paciente de alta complexidade em ambiente hospitalar, sob regime ambulatorial, de internação e domiciliar ;
Prevenir, avaliar, diagnosticar e tratar alterações bucais em âmbito hospitalar atuando em equipe multidisciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar;
Compreender rotinas e gestão nos âmbitos de rotina ambulatorial, enfermarias, e terapia intensiva.
A especialização oferece uma robusta base científica e promove o desenvolvimento de habilidades técnicas e comportamentais essenciais para a assistência a pacientes em ambiente hospitalar. A Odontologia Hospitalar emerge como uma área promissora para cirurgiões-dentistas, com uma crescente demanda por profissionais qualificados.
Cirurgiões(ãs)-Dentistas.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Introdução aos cuidados relacionados à assistência odontológica em ambiente hospitalar. Estudo das alterações bucais mais frequentes em pacientes sob regime de atendimento hospitalar ambulatorial, de emergência, de internação em enfermarias ou em unidades de internação intensiva. Assistência odontológica ao paciente oncológico e portadores de outras doenças crônicas. Discussão dos cuidados na elaboração do plano de tratamento odontológico de pacientes de alta complexidade. Detalhar as atribuições do Cirurgião-Dentista dentro da equipe multiprofissional em ambiente hospitalar.
Introdução aos cuidados relacionados às intervenções odontológicas em pacientes portadores de doenças crônicas. Análise das intervenções odontológicas em pacientes cardiopatas, nefropatas, imunossuprimidos, diabéticos, reumatológicos e oncológicos sob regime ambulatorial ou de internação. Manejo odontológico de pacientes polifarmácia e sob tratamento antineoplásico. Assistência ao paciente oncológico, onco-hematológico, irradiado em região de cabeça e pescoço. Prevenção, diagnóstico e tratamento dos eventos adversos e sequelas bucais do tratamento oncológico como mucosite, hipossialia, infecções oportunistas, trismo, cáries de radiação e osteonecrose maxilar.
Dilemas bioéticos próprios da prática profissional em Odontologia Hospitalar e equipes multiprofissionais. Humanização e integralidade do cuidado. Limites da prática profissional. Impacto da atuação profissional nos problemas sociais emergentes. Bioética aplicada à pesquisa científica, inovação, tecnologia e empreendedorismo.
Normatizações de atendimento de emergências e urgências em consultório odontológico e no ambiente hospitalar. Técnicas de suporte básico de vida, medicamentos para o controle das emergências, avaliação cardiológica e neurológica do paciente e prevenção de complicações em atendimentos odontológicos.
Prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças próprias da boca e alterações bucais decorrentes de doenças sistêmicas e do uso de medicamentos. Solicitação e interpretação de exames hematológico, bioquímicos e sorológicos como recurso diagnóstico e como auxílio para a elaboração do plano de tratamento odontológico. Solicitação e interpretação de exames de imagem como radiografias, tomografias helicoidais e de feixe cônico, ressonância magnética e ecografia. Indicação de biópsias nos tecidos moles da boca.
Estudo da história da Odontologia hospitalar no Brasil e análise dos aspectos éticos e legais do exercício da Odontologia na prática clínica e no desenvolvimento de pesquisas. Orientações sobre documentação física e digital do exercício da Odontologia e sigilo profissional. Detalhamento da responsabilidade civil, ética e penal do Cirurgião-Dentista em ambiente hospitalar. Princípios de gestão e organização hospitalar.
A disciplina busca a construção do conhecimento quanto aos aspectos de Farmacologia aplicada à Odontologia Hospitalar.
Estudo das bases físicas da luz LASER, com ênfase em seus mecanismos de interação com os tecidos biológicos para a produção de efeitos terapêuticos. Classificação das fontes de luz usadas em fotobiomodulação LASER e na terapia fotodinâmica antimicrobiana em Odontologia. Normas de segurança e aplicações clínicas dessas terapias nas especialidades odontológicas, com ênfase na Odontologia Hospitalar. Orientações de protocolos clínicos para o uso da fotobiomodulação LASER e da terapia fotodinâmica em condições como candidíase oral, lesões herpéticas, mucosite oral, xerostomia, trismo, síndrome da ardência bucal e osteonecrose dos maxilares com base em evidências atuais.
Odontologia Baseada em Evidência. O estudo como forma de ciência e com foco no desenvolvimento da capacidade crítica para a análise de artigos e disponibilização de adequada e atual aplicação clínica. Tipos de estudo, delineamento, exigências éticas e metodológicas. Análise de viés de pesquisa. Compreensão da estrutura de um artigo científico e das bases de dados e periódicos disponíveis.
Estudo para o desenvolvimento de habilidades para realização de exame, diagnóstico e tratamento odontológico de pacientes sob diferentes modalidades de tratamento oncológico. Princípios sobre neoplasias de cabeça e pescoço e onco-hematologias, seus tratamentos e implicações na saúde bucal. Apresentação das toxicidades bucais mais frequentes decorrentes de quimioterapia, radioterapia, terapia-alvo e imunoterapia como mucosite, hipossialia, disgeusia, infecções oportunistas, trismo, cáries de radiação e osteonecrose maxilar. Detalhamento da prevenção, diagnóstico e tratamento dos efeitos adversos bucais decorrentes das terapias antineoplásicas.
Estudo para o desenvolvimento de habilidades para atendimento de pacientes pediátricos, geriátricos e com alterações no sistema biopsicossocial. Detalhamento dos cuidados necessários para prevenção, diagnóstico, tratamento e controle odontológico de pacientes portadores de doenças crônicas dentro de uma equipe multidisciplinar. Cuidados no manejo odontológico de pacientes que apresentem limitações físicas ou sistêmicas, incapacitantes, temporárias ou definitivas no nível ambulatorial, hospitalar ou domiciliar.
Introdução às práticas laboratoriais em patologia bucal. Conhecimento da rotina de um laboratório de diagnóstico histopatológico desde recepção, aspectos macroscópicos, tratamento, processamento do material (tanto tecidos moles quanto tecidos duros) até seu diagnóstico microscópico. Fornecimento de elementos que possibilitem a elaboração de laudos histopatológicos. Orientação quanto a necessidade de colorações histológicas especiais (histoquímicas e imunoistoquímicas) para diagnóstico microscópico. Correlacionar aspectos histológicos com achados clínicos para definição do diagnóstico e plano de tratamento das lesões bucais mais frequentes em pacientes em âmbito hospitalar.
Semiologia das alterações da mucosa bucal e das glândulas salivares. Estudo das alterações bucais mais prevalentes em pacientes em ambiente hospitalar como doenças infecciosas, inflamatórias, neoplásicas e imunologicamente mediadas. Desenvolvimento de habilidades para realização de exame clínico, solicitação e interpretação de exames complementares e execução de planos de tratamento das alterações bucais mais frequentes no paciente hospitalizado. Elaboração de plano terapêutico.
Apresentação dos cuidados necessários durante as atividades em ambiente hospitalar, normas de conduta, uso de equipamentos de proteção individual e organização de espaços compartilhados. Orientações sobre gerenciamento do trabalho em equipe multidisciplinar em saúde. Introdução aos aspectos relacionados a controle de infecção hospitalar. Introdução às infecções nosocomiais e bactérias multirresistentes. Orientações sobre medidas necessárias para execução do suporte básico de vida nos pacientes hospitalares.
Introdução aos cuidados relacionados à assistência odontológica em pacientes sob regime de internação intensiva. Orientações de conduta e cuidados com antissepsia dentro da unidade de terapia intensiva. Estudo das alterações bucais mais frequentes em unidades de internação intensiva. Introdução sobre pneumonia associada a ventilação mecânica e suas implicações na assistência odontológicas. Competências do Cirurgião-Dentista dentro da equipe multiprofissional na Unidade de Terapia Intensiva.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Profª. Drª. Valesca Sander Koth
E-mail: [email protected]
Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida – PUCRS; Mestre e Doutora em Estomatologia Clínica – PUCRS; Especialista em Odontologia Hospitalar – CRORS; Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde Oncológica – HE, UFPEL e Membro do Corpo Clínico do Hospital Moinhos de Vento.
Profª. Drª. Karen Cherubini
E-mail: [email protected]
Professora Titular dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em Odontologia da Escola de Ciências da Saúde e da Vida – PUCRS; Doutora em Estomatologia Clínica – PUCRS; Assistente do Serviço de Estomatologia e Prevenção do Câncer Bucomaxilofacial do Hospital São Lucas – PUCRS.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 2.310,00 + 23 parcelas de R$ 2.310,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 2.310,00 + 23 parcelas de R$ 2.032,80
|
Inscritos de 25/10/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 1.617,00
Inscritos de 16/12/2024 a 08/01/2025 – 20% de desconto – R$ 1.848,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024