Especialização e MBA

MPA em Inovação e o Novo Setor Público

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Tarde

Ampliar conhecimentos em temáticas de fronteiras na gestão pública, como a inovação, o governo aberto e a geração de líder público e liderança. Discutir a mudança do papel do Estado frente ao novo mundo e ao novo cidadão, acelerada pela pandemia do COVID19. Desenvolver e consolidar novas capacidades em nível individual, do grupo e, em consequência, organizacionais que melhores a gestão pública.

O que você vai aprender
  • Ampliar conhecimentos em temáticas de fronteiras na gestão pública, como a inovação, o governo aberto e a geração de líder público e liderança.
  • Discutir a mudança do papel do Estado frente ao novo mundo e ao novo cidadão, acelerada pela pandemia do COVID19.
  • Desenvolver e consolidar novas capacidades em nível individual, do grupo e, em consequência, organizacionais que melhores a gestão pública.
  • Sobre o curso

    O MPA Inovação e o Novo Setor público aborda temas de fronteira na gestão pública, promovendo a geração e consolidação de capacidades para fazer frente às novas necessidades de cidadãos e demais stakeholders, em especial no contexto pos-COVID19.

  • Para quem é o curso

    Gestores públicos de qualquer área de formação.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    O curso discute temas inéditos no país em Lato Sensu, temas estes normalmente discutidos em disciplinas de mestrado e doutorado.

    Os professores são doutores e pesquisadores, o que permite trazer um conjunto de reflexões e experiências de alto nível e baseado nas pesquisas de P, D&I por estes desenvolvidas.

    A participação de professores estrangeiros complementa a discussão feita pelos professores das três universidades parceiras, trazendo visão e elementos apara a ação.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • Estratégias De Transformação Digital

    Transformação digital em organizações públicas. Transformação como processo endógeno. Transformação da relação com os stakeholders. Transformações internas. Desenvolvimento de capacidades e áreas-chave para a Transformação Digital. Estratégias colaborativas. Políticas públicas de transformação digital.

  • Programas, Portfólios E Projetos Para Inovação

    Projetos para o setor público, Gestão de Projetos para o setor público, Casos de sucesso, análise dos casos, Gestão de Portfolios de inovação e Gestão de Programas.

  • Tecnologias Digitais Para Governo

    Serviços Digitais. Tecnologias usadas no governo digital. Cloud computing, inteligência artificial e blockchain para governo digital. Governo móvel. Internet das Coisas. Casos e aplicações.

  • Tomada De Decisão Comportamental E Baseada Em Dados

    Caracterização do processo de tomada de decisão na ótica da Economia Comportamental. Sistema de Funcionamento Mental. Arquitetura de escolha e nudges comportamentais para geração de valor baseado em dados.

  • Design Thinking Em Iniciativas De Governo

    Estratégia de Inovação nas organizações e nos territórios. Design Thinking e o processo criativo. Empatia, pesquisa de mesa e pesquisa de campo junto à sociedade. O processo de ideação e a inovação na solução de problemas complexos. Prototipação e validação de ações em políticas públicas.

  • Valor Público

    Paradigmas de gestão pública. Burocracia, nova gestão pública e valor público. Posições de valor público, valores públicos rivais. Priorização de valores públicos. Capacidades de legitimidade, suporte e tomada de decisão compartilhada. Governança Colaborativa.

  • Dados Abertos Para Inovação

    Conceito de dados abertos. Portais de dados abertos e portais de transparência. Legislação internacional e nacional. Padrões de geração e compartilhamento. Compartilhamento e atualização de dados. Monetização de dados abertos. Lei de acesso à informação.

  • Capacidades E Gestão Da Inovação Em Serviços Públicos

    Conceito de inovação e inovação em serviços públicos. Capacidades de inovação e capacidades institucionais. Capacidades de inovação em serviços públicos. Gestão da inovação nos serviços públicos. Projetos e ferramentas de gestão da inovação baseada nas capacidades do setor público.

  • Casos De Inovação No Setor Público

    Casos de sucesso em inovação no setor público. Casos em gestão fazendária. Caso iGOVSP. Caso Estônia. Caso Estado do Ceará e programa Fortaleza Competitiva. Caso Barcelona. Laboratórios de inovação em governo.

  • Economia Do Século XXI

    Avanço das tecnologias digitais e os padrões de produção e consumo. Novos atributos e valores como sustentabilidade, conectividade, mobilidade, transparência, acessibilidade, e sua integração às estratégias e políticas a fim de promover desenvolvimento socioeconômico. Solução de complexos problemas do século 21, criatividade, conhecimento e colaboração. Principais conceitos e casos que retratam o caráter multidisciplinar e transversal da inovação na economia global. Casos da China e da Índia.

  • Ecossistemas De Inovação E O Papel Do Estado

    Inovação como um processo complexo, dinâmico e iterativo. Busca por conhecimentos e recursos além dos limites organizacionais. Interação e colaboração com os diferentes atores do ecossistema para criar e capturar valor. Compreensão dos novos papéis e as funções específicas dos atores da quádrupla-hélice (i.e. empresas, governo, universidade e sociedade civil) no desenvolvimento de ecossistemas de inovação em suas diferentes escalas territoriais (i.e. distritos, cidades, regiões, países). Principais conceitos acerca dos ecossistemas de inovação e o papel do estado, casos de sucesso nacionais e internacionais.

  • Finanças Públicas Para Inovação

    Fonte e usos de recursos públicos. Financiamento da inovação. Políticas públicas de financiamento: incentivos fiscais; investimentos em ciência, tecnologia e inovação; capital de risco (venture capital) público e privado. Financiamento do “sistema de inovação incompleto” em países emergentes. Agências de fomento à inovação. Programas de financiamento à inovação. Editais e chamadas de propostas para a inovação.

  • Inovação No Setor Público

    Papel do Estado na inovação. Conceito de inovação e inovação no setor público. Da mudança e inovação nos serviços públicos às políticas de estímulo à inovação. Avaliação da necessidade de mudança e inovação. Cultura organizacional e inovação no setor público. Implementação de inovações em serviços públicos. Disseminação de inovações no setor público. Continuidade das inovações no setor público. As instituições de ensino e pesquisa públicas no sistema nacional de inovação.

  • Políticas Públicas E Regulação Para A Inovação

    Papel do Estado na promoção da Inovação. Processo de produção de invenções e de inovações. Estado Empreendedor. Fomento público à inovação. Relação entre governo, empresas, sociedade e universidades em políticas públicas. Editais e leis de incentivo à inovação. Avaliação de políticas públicas.

  • Cenários E Megatendências: Desafios Na Gestão Da Mudança

    Tipos de mudanças e velocidade das mudanças. Cenários e Megatendências que estão transformando a economia, sociedade e os negócios. Mundo VUCA. Transformação digital e liderança. Competências e habilidades organizacionais necessárias para a geração de vantagem Competitiva. Competências, habilidades e atitudes individuais relevantes para a nova realidade. Hard skills e Soft skills. Resistência à mudança e resiliência organizacional. Liderança e Gestão da mudança. O sentido de urgência. Propósito e visão de futuro.

  • Concepções De Liderança E A Liderança Contemporânea

    O papel da liderança no desenvolvimento e gestão de pessoas. Concepções de liderança, nas dimensões individual e coletiva. Desafios contemporâneos do líder. Papel das lideranças no desenvolvimento de uma cultura ética para a sustentabilidade organizacional e o compromisso societal no exercício da liderança.

  • Desafios Estratégicos Do Setor Público No Pós-covid

    Desafios estratégicos do setor público. Políticas sociais no Brasil. Avaliação de impacto de políticas e programas sociais durante e no pós pandemia. Desigualdades de oportunidades no Brasil. Indicadores de oportunidades. Desenvolvimento social e econômico. Estratégias de enfrentamento dos danos da pandemia na retomada do desenvolvimento social sustentável.

  • Estratégias De Cooperação

    Estratégias de cooperação. Modelos de redes, alianças e parcerias que operacionalizam estratégias de cooperação. Teorias de base para compreender e analisar estratégias de cooperação. Ganhos gerados por meio de estratégias de cooperação. Competências organizacionais necessárias para implementar estratégias de cooperação. Governança e orquestração de redes, alianças e parcerias.

  • Governança Para Sustentabilidade E Criação De Valor Social

    Governança global, nacional, estadual e local. Governança no setor público estadual no contexto global. A estratégia e o plano estratégico como alicerces da sustentabilidade e da governança do setor público. As instituições (executivo, legislativo e Judiciários ). Leis, normas e regulamentos e seus impactos e limitações para a governança. A assimetria informacional e a sua relevância para a governança. A imagem institucional, a qualidade da negociação como determinantes de resultados e criação de valor  social. Governança e o conflito de interesse entre os stakeholders. Governança como um sistema de proteção de direitos e obrigações, um sistema de relações e estrutura e equilíbrio de poder entre os stakeholders. As práticas de governança: propósito,  transparência, equidade, prestação de contas, responsabilidade social e sustentabilidade. Sistema de Governança, alinhamento de objetivos, mitigação de riscos, resultados sustentáveis. A inovação no contexto da governança. ESG e a governança com impacto social que cria valor. Liderança e governança para a nova era alinhada a resultados para os stakeholders.10 passos para a boa governança.

  • Liderança E Cultura Como Base Para Inovação

    Cultura organizacional. Relação entre cultura, comportamento  de liderança e inovação organizacional. A gestão da diversidade e inclusão nas organizações. Cultura e o clima organizacional nas organizações públicas. Cultura para inovação. O papel do líder para gestão da inovação.

  • Liderança E Relações Estratégicas:  Desafios E Oportunidades 

    Política e Planejamento no Contexto do Governo. O conceito de Situação e a mudança situacional. O Planejamento Estratégico Situacional – PES. O triangulo do Governo: Projeto de Governo, Governabilidade do Sistema e a Capacidade de Governo. A liderança no contexto do Planejamento Estratégico Situacional: O líder transformador agressivo; O líder ordenador autoritário; o líder transformador democrático, e O líder administrador. As relações estratégicas no contexto do PES: Desafios e Oportunidades: Ações de Melhorias de Gestão; Desafios de Gestão; Por que mudar? Identidade, Autonomia e Responsabilidade.

  • Laboratório De Aprendizagem

    Desafios da gestão pública pós-COVID. O novo papel do estado frente ao novo posicionamento do cidadão e o controle social. Gestão por competências. Aprendizagem experiencial para projetos de governo. Técnicas para a discussão de projetos de governo.

  • Projeto Aplicado De Conclusão De Curso

    Noções de metodologia científica. Pesquisa científica e pesquisa aplicada. O papel do método de pesquisa na solução de problemas. Aplicação do design thinking no projeto aplicado. Entregáveis do projeto aplicado.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Dr. André Hartmann Duha

Dra. Edimara Mezzomo Luciano

Dr. Frederike Monika Budiner Mette

Dr. Luis Nicolas Audy

Dr Luis Humberto Mello Villwock

Dr. Marcirio Chaves

Dra. Caroline Bastos Capaverde

Dr. Antônio Padula

Dra. Daniela Francisco Brauner

Dr. Diogo Joel Demarco

Dra. Fernanda Reichert

Dr. Paulo A. Zawislak

Dr. Douglas Wegner

Dra. Janaina Ruffoni

Dr. João Zani

Dr. Jose Antônio Valle Antunes Junior

Dr. José Carlos da Silva Freitas Jr

Dra. Patrícia Martins Fagundes Cabral

Dr. Rodrigo da Rosa Righi

Dra. Gabriela Viele Pereira

Dr. Eusebio Scornavacca

Dr. Robert Krimmer

Dr. Faiz Gallouj

Dr. Anthony Arundel

Dr. Nicholas Vonortas

Dra. Leonor Maria Gonçalves Pacheco Pais

Dr. Nuno Rebelo dos Santos

Dra. Lara Agostini

Profª. Dra. Edimara Mezzomo Luciano
E-mail: [email protected]

Professora Titular da Escola de Negócios da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGAd). Realizou Pós-Doutorado na London School of Economics and Social Sciences (Department of Management – Information Systems and Innovation Research Group) em 2016. Concluiu o doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul em 2004 e o mestrado pela mesma Instituição em 2000. Atua na área de Administração e seus interesses de pesquisa envolvem Governança de TIC, Governança Colaborativa Digital, Governo Digital.

  • Público geral

    Público Valor
    Matrícula +18 parcelas de 940,88

Matrícula

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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