Especialização e MBA

Infâncias: desenvolvimento, educação e protagonismo

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Manhã, Tarde e Noite

Curso para  profissionais que buscam  conhecimentos avançados e desenvolver habilidades específicas para atuarem junto às crianças e com às infâncias.

O que você vai aprender
  • Desenvolver conhecimentos sólidos sobre as teorias e os fundamentos sócio-históricos, práticas e legislações acerca das infâncias;
  • Ter uma base sólida de conhecimentos e habilidades para a atuação junto às crianças;
  • Desenvolver estratégias para lidar com desafios contemporâneos que abarcam as infâncias;
  • Contribuir na promoção de políticas e práticas para promover impactos a longo prazo para indivíduos e na construção de sociedades mais justas e inclusivas.
  • Sobre o curso

    A especialização proporciona discussão das melhores teorias, discussões, práticas e legislações sobre as infâncias, possibilitando de forma interdisciplinar a compreensão desta etapa do ciclo vital e a sua complexidade. O curso desenvolve conhecimentos que auxiliam a enfrentar os desafios contemporâneos e atuar junto às crianças e às infâncias.

  • Para quem é o curso

    Profissionais graduados(as) nas áreas da educação, saúde, psicologia e demais profissionais graduados(as) que atuem junto às infâncias.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    Corpo docente qualificado, composto por pesquisadores(as) das áreas das infâncias, reconhecidos(as) pelo desenvolvimento teórico e prático de temáticas emergentes relacionadas às crianças;

    Vivencias, por meio do Laboratório das Infâncias, experiências práticas junto às crianças;

    Abordagem interdisciplinar estratégias para o desenvolvimento integral e a promoção da qualidade de vida ao longo da vida.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço [email protected], cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

  • História da Infância e as políticas às crianças

    Estudo de perspectivas históricas das infâncias e das políticas públicas de apoio a infância. Reflexão crítica sobre a criança na sociedade.

  • Infâncias plurais: contextos e experiências de Ser Criança

    Reconhecimento da diversidade das infâncias. Reflexão crítica sobre privilégios e vulnerabilidades enfrentadas pelas crianças em diferentes contextos e o impacto disso sobre as infâncias. A importância da experiência da infância para a criança.

  • Protagonismo Infantil e participação ativa em pauta

    Estudo sobre o protagonismo infantil. Problematização acerca da (in)sensibilidade da infância na sociedade contemporânea. Compreensão sobre o conceito de participação ativa das crianças e os seus impactos enquanto sujeito de direito na contemporaneidade.

  • Infâncias sem fronteiras: multiculturalismo e bilinguismo

    Problematização sobre a diversidade cultural e o direito a essa diversidade. Reflexão sobre o bilinguismo. Discussão acerca das questões migratórias e o impacto que dos processos de imigrações no desenvolvimento infantil.

  • Infâncias ameaçadas: emergências e vulnerabilidades

    Estudo acerca da história da proteção jurídica e social da criança e do adolescente no Brasil. Direito da Criança e do Adolescente: formação e desenvolvimento. Marco normativo internacional e nacional. O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Temas Especiais: emergentes e emergências. A concepção do trauma. As crianças e adolescentes que se encontram em situação de vulnerabilidade social.

  • Patologização da infância

    Discussão acerca da estigmatização Da e Na infância. Compreensão do fenômeno da medicalização da infância: aspectos históricos, sociais, culturais e clínicos. Análise crítica dos processos de diagnóstico e tratamento de comportamentos infantis, refletindo sobre as implicações éticas e sociais da patologização Da e Na infância.

  • Laços entre família, sociedade e desenvolvimento infantil

    Compreensão sobre os ambientes naturais que a criança transita, entre esses o ambiente escolar, e seus impactos na constituição da criança. Estudos sobre o vínculo no desenvolvimento infantil e aprendizagem. Abordagem da interdependência existente entre a família e os sistemas em que a criança está inserida, suas diferentes configurações e funções. Agenciamentos acerca desta relação e reflexão sobre a importância da relação família e escola para o sucesso no processo de ensino e aprendizagem.

  • Fundamentos e marcos do desenvolvimento infantil

    Estudo das principais teorias do desenvolvimento humano. Conhecimento dos marcos do desenvolvimento e suas implicações nos modos de fazer das crianças.

  • Primeiros passos: os bebês em perspectiva

    Compreensão sobre a complexidade das transformações que ocorrem ao longo do desenvolvimento do bebê e seus saberes destacados em pesquisas recentes.

  • Identificação precoce e desenvolvimento infantil

    Compreensão sobre a importância da prevenção e da detecção precoce de desvios no desenvolvimento infantil e como atrasos podem impactar na funcionalidade da criança. Conhecimento sobre o processo de desenvolvimento infantil nas áreas da linguagem, motricidade, cognitiva e socioemocional. Compreensão sobre os descompassos que podem ocorrer no processo de desenvolvimento do bebê e da criança pequena, a fim de poder identificá-los precocemente e proporcionar encaminhamentos e intervenções a tempo.

  • Infância e ludicidade

    Estudo do brincar e da sua importância para o desenvolvimento das crianças; o brincar como forma de expressão e comunicação da criança a respeito do seu modo de ser e ver o mundo; a ludicidade como aspecto importante para o desenvolvimento e a aprendizagem.

  • Infância: sexualidade e gênero

    Estudo acerca do desenvolvimento da sexualidade infantil. Entendimento sobre as concepções de gênero da infância. Reflexões sobre a importância da educação sexual para crianças.

  • Ação: corpo, movimento e desenvolvimento integral

    Estudo das concepções sobre o corpo e a corporeidade ao longo da história e a relação do movimento com as aprendizagens cognitivas e afetivas, compreendendo a criança como um ser integral. A corporeidade como experiência, vislumbrando a fenomenologia da corporeidade como ferramenta de percepção, expressão e interação. Estrutura da BNCC e seus diálogos com a corporeidade como garantia dos direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança.

  • Neurociências: funções executivas e desenvolvimento infantil

    Estudo da interface entre neurociências e desenvolvimento infantil. Compreensão das formas como o cérebro influencia o aprendizado e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas voltadas a estas especificidades do desenvolvimento na infância. Estudo acerca das Funções executivas: História, definição e desenvolvimento das habilidades cognitivas. Atenção seletiva e sustentada. Memória de Trabalho. Organização, Planejamento e Categorização. Reabilitação. Avaliação e Intervenção: Abordagem educacional no desenvolvimento Infantil.

  • Escola, deficiência e transtornos do neurodesenvolvimento

    Estudo acerca da conceituação e compreensão sobre a criança com deficiência e os transtornos do Neurodesenvolvimento. Transtorno do Espectro Autista, TEA. Compreensão dos processos de aprendizagem e a importância do contexto escolar. Análise dos processos inclusivos no ambiente escolar.

  • Tecnologia e Desenvolvimento na Infância

    Análise sobre as tecnologias que estão modificando as atividades e as relações das crianças. Conhecimento das evidências científicas sobre as repercussões no neurodesenvolvimento dessa exposição das crianças às tecnologias, em especial no uso de mídias móveis. Intervenções baseadas em tecnologia, com destaque no uso das tecnologias de informação e comunicação (TIC).

  • A Educação da Infância

    Discussão sobre a educação das crianças. Estudo das diferentes especificidades das etapas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Reflexão sobre o papel da professora no cotidiano escolar. Organização dos diferentes espaços, tempos, currículos e adaptações que compõem a escola. Introdução da arte-educação e suas interlocuções com crianças, bem como, seus desafios contemporâneos. A arte em contextos educativos multiculturais. Espaços da arte na escola. Espaços da musicalização na escola. Manifestações culturais regionais e nacionais no processo de ensino e aprendizagem.

  • Aprendizagem Infantil: competências socioemocionais

    Estudo acerca da compreensão sobre as competências socioemocionais para a criança compreender e gerenciar suas emoções. Olhares para o desenvolvimento das competências socioemocionais que influenciam na capacidade de aprender, de reconhecer e compreender sentimentos, resolver conflitos e tomar decisões. A Meditação como ferramenta no processo de desenvolvimento socioemocional. O papel fundamental das práticas integrativas para o conhecimento e o cuidado de si.

  • Violência escolar e resolução de conflitos

    Estudo sobre os conceitos de violência, bullying e conflitos. Compreensão das relações de grupo. Fatores externos e internos que podem gerar violências na escola. Tipos. Causas e Consequências. O papel da família, da Escola, dos educadores. Possibilidades do Estado na intervenção e prevenção das violências (em especial do “Bullying”). O potencial das parcerias e redes internas e externas. A resolução não violenta de conflitos como forma de cultivar uma escola segura e cidadã; Negociação e Mediação de Conflitos; Comunicação Não Violenta (CNV); Construção de um ambiente cooperativo na escola.

  • Princípios da abordagem Pikler na aprendizagem dos bebês

    Estudo acerca da abordagem Pikler. História e metodologia de ensino, princípios e principais características no desenvolvimento das habilidades motoras e cognitivas dos bebês, a autonomia e afetividade.

  • Reggio Emília: Práticas Pedagógicas na Educação Infantil

    Estudo acerca dos fundamentos da abordagem de Reggio Emília para Educação Infantil articulada à realidade brasileira. Compreensão dos principais fundamentos que constituem a abordagem de Reggio Emília para Educação Infantil. Os princípios que incluem protagonismo infantil, aprendizagem como processo subjetivo e grupal, espaço como 3º educador, metodologia de projetos, envolvimento da família na escola. O Ateliê. Estudo das relações entre sociedade-natureza levando em consideração a natureza como transformadora e importante para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico. O contato com a natureza na Educação Infantil, bem como, o aprofundamento do tema natureza e sociedade no Referencial Curricular Nacional (RCNEI) e Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Conteúdos, atividades e projetos para o trabalho com o tema natureza e sociedade na Educação.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

  • Drª. Andreia Mendes dos Santos
  • Drª. Fernanda Cesa Ferreira da Silva Moraes
  • Ma. Paloma Rodrigues Cardozo
  • Me. Rafael Ferreira Kelleter
  • Drª. Ana Carolina Brandão Verissimo
  • Ma. Bianca Sordi Stock
  • Me. Bruna Detoni
  • Drª. Caroline Becker
  • Dr. Diogo Silveira Heredia Y Antunes
  • Ma. Fabiane da Motta Botton
  • Drª. Julia Scalco Pereira
  • Ma. Lisandra Almeida da Silva
  • Ma. Patricia Cavedini
  • Drª. Renata Santos da Silva
  • Drª. Rubiane Severo Oliva
  • Drª. Thais Blankenheim

Drª. Andreia Mendes dos Santos
E-mail: [email protected]

Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) e Sociologia e Ciências Políticas (PPGSCP), assim como na Graduação em Pedagogia e demais Licenciaturas e, na Escola de Ciências da Saúde e da Vida, no Curso de Graduação em Psicologia. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e dos Grupos de Pesquisa “Questões Sociais na Escola” e “Psicologia e Educação”. Coordenadora do Laboratório das Infâncias LabInf. Coordenadora dos Cursos Latu Senso “Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil” e “Psicologia Escolar e Educacional”. Editora da Revista Educação. Bolsista Produtividade CNPq (nível 2, 2024 -2027). Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Psicóloga, Mestre e Doutora em Serviço Social (PUCRS). Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias, psicologia e educação, desenvolvimento infantil e escola.

  • Público em geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 731,50
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 712,25
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 693,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 677,60
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 385,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 693,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00

Matrícula antecipada com desconto

De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto –  R$ 539,00
De 16/12/2024 a 12/01/2025  –  20% de desconto –  R$ 616,00
De 13/01/2025 a 02/02/2025  – 15% de desconto –  R$ 654,50
De 03/02/2025 a 09/03/2025 – 10% de desconto –  R$ 693,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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