Especialização e MBA

Gestão de Equipes e Liderança

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Noite

Curso voltado a profissionais que buscam ampliar o autoconhecimento para aprimorar suas habilidades de gestão e liderança, assim  influenciando positivamente as pessoas e obtendo melhores resultados organizacionais.

O que você vai aprender
  • Desenvolver, ampliar e aprimorar o autoconhecimento, responsável pelo autogerenciamento da carreira e as consequentes escolhas feitas nas vidas pessoal e profissional;
  • Entender o funcionamento de times e suas motivações;
  • Gerir de forma contextualizada as equipes e seus resultados, que são fatores de continuidade e crescimento das empresas;
  • Compreender a complexidade organizacional, na qual indivíduos interagem em uma construção coletiva, para liderar com mais eficiência equipes e empresas;
  • Fortalecer o talento individual como fator de diferenciação pessoal e potencialização profissional.
  • Sobre o curso

    Profissionais de diversas áreas são promovidos à gestores/as e se deparam com desafios que fogem do conhecimento técnico, uma que vez que a liderança demanda competências específicas relacionadas às relações interpessoais. A partir desse contexto, a especialização aborda temas como autoconhecimento, gestão de equipes e complexidade organizacional para ajudar você a refletir, planejar e potencializar sua carreira como líder.

  • Para quem é o curso

    ​​O curso é voltado a ​​p​rofissionais ​graduados​/as​ em qualquer área de conhecimento​; que desejam desenvolver competências para exercer a liderança de equipes na obtenção de resultados organizacionais​.​​;​

  • Porque fazer esse curso na PUCRS

    Aulas com professores/as de diversas áreas do conhecimento, como medicina, educação, administração, comunicação, psicologia e direito, devido à interdisciplinaridade dos conteúdos. O corpo docente é formado por profissionais com ampla bagagem de mercado, pesquisadores de excelência na PUCRS em suas áreas de expertise e pesquisadores consultores, todos atualizados sobre as melhores práticas internacionais. Alguns nomes importantes são Antonio Celso Weber, executivo de carreira internacional, e Gabriela Wallau, presidente da Câmara de Arbitragem da FEDERASUL;

    Oportunidade de fazer dois mapeamentos (assessment) de perfil profissional, um no início do curso e outro ao final. Cada etapa conta com devolutiva personalizada e individual, tornando possível alinhar as disciplinas do curso aos seus objetivos profissionais. O assessment potencializa os pontos fortes, mapeia pontos de atenção e, ainda, fornece um perfil de comportamento no trabalho remoto;

    Especialização com 70% das aulas presenciais com algumas aulas síncronas. As metodologias usadas no curso, tanto nas disciplinas presenciais quanto nas atividades online síncronas, estão alinhadas com as melhores práticas internacionais e de mercado, embasadas em profundo conhecimento técnico e com aplicabilidade prática imediata. As aulas são compostas por debates e discussões em aula, leituras como atividade complementar, análises de casos, exercícios vivenciais e atividades individuais e em grupos. Todas as técnicas buscam contribuir para que você seja capaz de aplicar o aprendizado em situações reais;

    Possibilidade real de networking entre profissionais de mercado, professores e estudantes. A diversidade é vivenciada em aula.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros);
  • RNE/RNM (para alunos estrangeiros).
  • Carteira de Trabalho (deve constar RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
  • Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, nome de pai e mãe e a naturalidade);
  • CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade do aluno – exceto modelo novo);
  • Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação do aluno se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF do aluno);
  • Passaporte (somente para estrangeiros sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade).

Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.

  • Comunicação Interpessoal

    Compreender os fatores de influência no comportamento e suas interfaces com relação ao desenvolvimento intra e interpessoal. Proporcionar o conhecimento quanto a habilidade nas relações interpessoais e o processo de comunicação interpessoal, conduzindo para a noção da complexidade e multidimensionalidade da interação do individuo no grupo, e com o grupo, na Era conceitual. Apresentar as interfaces da comunicação interpessoal e as ações dos líderes durante o processo pandêmico e as transformações emergenciais e necessárias.

  • (Auto)Performance: A Arte de Fazer Melhor em Menos Tempo

    Desenvolver melhoria de performance pessoal e profissional através da administração do tempo. Construir o PDI (plano de desenvolvimento individual) e os planos de ação correspondentes para aprimorar comportamentos e atitudes. Compreender e/ou aplicar os seguintes conceitos: Performance e Erro. Tempo e Procrastinação. Planejamento e Organização, Reuniões Produtivas, Ferramentas, métodos, indicadores e aplicativos para produtividade. Mindset e Crenças – Ressignificação – Neurociência focada para mudança e aprendizagem.

  • Inteligência Emocional, Neurociência e Análise Transacional

    Desenvolvimento do autoconhecimento através da consciência emocional. Autoconhecimento através da Análise Transacional aplicada à área organizacional. Funcionamento neurocientífico do cérebro em situações de aprendizagem e stress.

  • Desenvolvimento Pessoal e de Carreira

    Disciplina teórico-prática que toma como base os autores e as teorias clássicas e contemporâneas sobre desenvolvimento pessoal e de carreira. Utiliza técnicas e dinâmicas para reflexão e elaboração de planos de ação relacionados aos objetivos de desenvolvimento os alunos.

    Aborda temas como a construção da carreira, a saliência e o significados dos diferentes papeis ocupados, os interesses, habilidades e valores pessoais, as competências profissionais e interpessoais, o desenvolvimento e manutenção de networking, o planejamento de carreira, as estratégias de busca de emprego. Explora as tendências mundiais em carreiras.

  • Ciência, Consciência e Espiritualidade

    Perspectiva científica. O entendimento da convergência entre ciência e espiritualidade. Evidencia pontos de conexão para desencadear uma outra perspectiva sobre a vida, na qual a consciência assume um lugar de protagonismo para uma existência melhor. Tópicos trabalhados: o choque histórico das visões de mundo; a mente, o cérebro, as emoções, a epigenética e a pineal; a Inteligência Espiritual como uma consciência; a espiritualidade na empresa.

  • Negociação e Mediação de Conflitos

    A disciplina procura discutir os principais fatores ligados ao processo de negociação no âmbito empresarial. Ela possui um caráter prático buscando desenvolver as habilidades e atitudes necessárias para uma negociação eficaz. São abordados os seguintes temas: origens e estrutura dos conflitos nas organizações; desenho de sistemas de resolução de disputas; negociação baseada em interesses; etapas, estratégias e perfil de negociadores; competências e papel dos negociadores e mediadores; técnicas de negociação; Zona de Possível Acordo (ZOPA); melhor alternativa ao acordo (BATNA).

  • Coaching e Mentoring para Além de um Método

    Desmistificar e Aprofundar os conceitos de Coaching e Mentoring. Compreensão das competências necessárias para o uso das metodologias, bem como o entendimento das aplicabilidades nos diferentes espaços profissionais. Entendimento sobre papéis organizacionais e suas fronteiras.

  • O Líder e a Gestão do Time

    O mercado em transformação; fatores que impactam e influenciam as pessoas no meio organizacional (dados e pesquisas fornecidas pela Columbia University, Harvard Business School, Kent University e Oxford University, pós-covid-19).  Estilos de Liderança que favorecem e estilos que prejudicam, clima organizacional, desempenho em equipes formais e matriciais / projetos; liderança virtual, reconhecimento e recompensa (motivação e comprometimento), gerenciamento da mudança e resistência; balanço de vida (planejamento), Feedback, colaboração e engajamento; diferenças individuais e avaliação dos estilos pessoais de liderança.. Mudança e resistência: o papel do líder, Maturidade para a liderança – fatores, estilos eficazes e dificultadores da liderança, modelos mentais, processo decisório em equipes, Case Tesla e Expansão Organizacional.

  • Desenvolvimento de Lideranças e de Equipes

    Através de uma abordagem teórico-prática o aluno terá oportunidade de vivenciar e aprender a partir do seu próprio desenvolvimento o que há de mais avançado com relação a gestão de pessoas e o desenvolvimento de equipes. Autoconhecimento e conhecimento do outro como fator essencial no desenvolvimento das equipes. Segurança psicológica para desenvolver equipes de alta performance, que fomentam o aprendizado contínuo e a inovação. Comunicação assertiva e não violenta. Resolução de problemas e mediação de conflitos que reforçam os vínculos de confiança e colaboração.

  • Desenvolvimento do Pensamento Sistêmico e Complexo

    Desenvolvimento da compreensão da dinâmica do pensamento sistêmico e pensamento complexo, ampliando o modo de perceber e atuar no quotidiano, alterando a tomada de consciência frente a problemas e indo além de modelos mentais reducionistas, já defasados para uma efetividade no mundo contemporâneo

  • Poder, Política e Cultura Organizacional

    Identificar, compreender e lidar profissionalmente com aspectos relevantes das relações do poder e das políticas organizacionais, dentro do contexto da cultura institucional, compreendendo os comportamentos derivados desta tríade. Pensar e desenvolver habilidades práticas e políticas para avaliar a necessidade, impacto e adequação do uso de ações estratégicas que favoreçam o desenvolvimento e consolidação da cultura organizacional desejada.

  • Gestão e Cultura de Inovação nas Organizações

    Esta disciplina teórico-prática discute a promoção da cultura de inovação nas organizações, enfatizando oportunidades e desafios das lideranças em criar ambientes abertos, colaborativos e criativos. Ainda, discute motivações, perfis de lideranças e estruturas organizacionais que podem auxiliar a fomentar a inovação nas organizações.

  • Construindo Histórias de Impacto – ESG da Teoria à Prática

    Através de uma abordagem teórico-prática e de análise de cases do mercado, o(a) aluno(a) aprende a implantar as melhores práticas de gestão ESG (Environmental, Social and Governance), sabendo por onde começar ou aprofundar sua jornada de sustentabilidade. Entende, ainda, como definir e gerenciar estratégias, indicadores, participar de índices e certificações, criar relatórios de impacto e comunicar as ações para o engajamento de stakeholders e a construção de reputação.

  • Método de Pesquisa

    Subsídios necessários para a elaboração do trabalho de conclusão de curso. Entendimento dos requisitos do método científico. Preparação para a definição do problema de pesquisa, delimitação do tema, redação dos objetivos da pesquisa e seleção do método mais adequado ao propósito da pesquisa. Estrutura a ser contemplada no trabalho de conclusão de curso.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

Ma. Susana Gib Azevedo

Ma. Ana Cecília Bisso Nunes

Dra. Ana Clarissa Matte Zanardo dos Santos

Ma. Jacqueline Maia Mânica

Dra. Gabriela Wallau Rodrigues

Ma. Loraine Alessandra Bothomé Müller

Ma. Judith Elba Merlo Ferran

Ma. Lara Corrêa Ely

Esp. Cláudio D´Amico

Esp. Antônio Celso Mendes Webber

Dra. Aline Tonetto

Dra. Myriam Cadorin Dutra

Esp. Renato Morandi

Profa. Ma. Loraine Müller
E-mail: [email protected]

Consultora organizacional e empresária; Sócia da LoraineMuller Potencial Humano e Organizacional e da Solucionare TI; Mestre em Administração com formação internacional em Coaching Executivo Organizacional Base Ontológica; formação em Coaching Executivo & Mentoring para Liderança. Atuou em organizações como Grupo Gerdau, SEBRAE e junto à ONU.

  • Público geral

    Público Valor
    Público Geral
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.260,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.197,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.165,50
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
    Estudantes com 60 anos ou mais
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor
    PUCRS Alumni
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.108,80
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 630,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor
    Empresas Conveniadas
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.134,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00
    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    Matrícula de R$ 1.260,00 + 18 parcelas de R$ 1.008,00

Matrícula antecipada com desconto

De 11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 1.071,00
De 21/02/2024 a 01/05/2024 – 10% de desconto R$ 1.134,00

O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.

Orientações financeiras

Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.

A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].

Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.

Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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