Especialização para profissionais que buscam aprofundar seus conhecimentos teóricos e desenvolver habilidades práticas para proporcionar um cuidado fisioterapêutico mais efetivo e personalizado para bebês e crianças.
A Especialização em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica propõe o aprofundamento dos conhecimentos teóricos e práticos para o atendimento de bebês e crianças desde o ambiente hospitalar até o ambulatorial. Esta área exige profissionais capazes de compreender as necessidades específicas e construir raciocínios clínicos em diferentes contextos da prática clínica infantil, como neuromodulação, fisioterapia aquática e equoterapia.
O curso é voltado a fisioterapeutas que atuam ou desejam atuar com os diferentes perfis de pacientes infantis, abrangendo o desenvolvimento neuropsicomotor e as condições respiratórias.
Aulas com foco no aperfeiçoamento do raciocínio clínico em diferentes níveis de atenção em saúde neonatal e pediátrica;
Grande parte da carga horária do curso dedicada ao aprendizado prático, permitindo a vivência do atendimento real. As atividades acontecem em ambiente controlado dentro dos laboratórios da PUCRS, incluindo simulação realística e piscina terapêutica, bem como em centros especializados, como a KINDER, AACD- RS e Equoterapia Paraíso;
Corpo docente formado por fisioterapeutas com qualificação e atuação na área e por renomados profissionais de outras áreas que trabalham em equipes multidisciplinares e em ambientes acadêmicos. Alguns excelentes professores/as desta especialização são: Dra. Aline de S. Pagnussat, Dr. Márcio Vinicius F. Donadio, Me. Flávia Franz, Dra. Fernanda M. Vendrúsculo, Me. Letícia B. de Albuquerque, Dra. Carla S. de Almeida e Dra. Renata Zamo.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Além de um dos documentos listados acima o aluno deverá, obrigatoriamente, enviar a cópia do diploma de graduação.
Compreensão aprofundada da neurociência aplicada ao desenvolvimento e funcionamento do cérebro infantil. Aspectos neurobiológicos, cognitivos e emocionais do cérebro em desenvolvimento, bem como as implicações para a prática clínica.
Estudo das particularidades anatômicas e fisiológicas nas faixas etárias do neonato e do infante comparativas ao adulto. Influências do desenvolvimento anatômico e fisiológico na prática clínica.
Avaliação e escalas na fisioterapia neonatal e pediátrica. A importância da avaliação no contexto da fisioterapia neonatal e pediátrica. Aplicação, interpretação e análise de instrumentos de avaliação do desenvolvimento, como TIMP, HINE, GMFM, GMFCS, GMA, AIMS.
Busca de compreensão do desenvolvimento infantil normal, nos aspectos neuropsicomotores esperados para os primeiros anos de vida. Abordagem da importância do conhecimento sobre as etapas motoras sobre o desenvolvimento da criança. Considerações sobre atrasos no desenvolvimento e possíveis Impactos das deficiências na funcionalidade e qualidade de vida.
Estudo das definições e classificações dos principais distúrbios adquiridos da infância. Fisiopatologia, dados epidemiológicos e fatores de risco associados as principais afecções infantis. Caracterização do quadro neuropsicomotor de diagnósticos como Paralisia Cerebral, Distrofia Muscular de Duchenne, Amiotrofia Espinhal Progressiva, Lesão de Plexo Braquial Obstétrico e outros, que influenciarão na semiologia fisioterapêutica.
Estudo das definições e classificações dos principais distúrbios congênitos da infância. Fisiopatologia, dados epidemiológicos e fatores de risco associados aos distúrbios congênitos infantis. Caracterização do quadro neuropsicomotor de diagnósticos como Síndrome de Down, defeitos de fechamento do tubo neural, como as Mielomeningoceles e torcicolo congênito, que influenciarão na semiologia fisioterapêutica.
Estudo das definições e classificações dos principais distúrbios respiratórios da infância. Fisiopatologia, dados epidemiológicos e fatores de risco associados aos distúrbios respiratórios infantis. Caracterização do quadro cardioventilatório de diagnósticos como Síndrome do desconforto respiratório, Displasia broncopulmonar, Taquipneia transitória, Síndrome de aspiração de mecônio, Apneia da prematuridade, Bronquiolite viral aguda, Fibrose cística, Pneumonias e Asma, que influenciarão na semiologia fisioterapêutica.
Compreensão de técnicas de fisioterapia respiratória convencionais e atuais para neonatologia e pediatria. Correlação de problemas e achados na prática cardioventilatória neonatal e pediátrica com os objetivos fisioterapêuticos adequados, direcionando para as condutas de fisioterapia respiratória ideais. Oportuniza o conhecimento das principais diretrizes de fisioterapia respiratória baseadas em evidências.
*módulo com carga horária de 6h ministradas em modalidade online (4h assíncrona e 2h síncrona)
Discute o uso de testes e medidas para avaliar a função pulmonar e a capacidade funcional em pediatria. Prática e interpretação dos resultados dos testes de avaliação pulmonar e de capacidade funcional. Oportuniza o conhecimento das principais diretrizes de avaliação funcional em pediatria.
Capacita o fisioterapeuta para atuação de forma especializada no atendimento aos pacientes neonatais e pediátricos em unidade de terapia intensiva. Correlações dos fundamentos teóricos e práticos da fisioterapia aplicada a essa população, integrando as principais patologias, técnicas e recursos possíveis. Oportuniza o conhecimento das principais diretrizes de fisioterapia respiratória baseadas em evidências para UTIs.
Proporciona o entendimento dos princípios teóricos e práticos do aprendizado e controle motor no contexto da fisioterapia para bebês e crianças. Discute estratégias de intervenção com base nas teorias de aprendizado e controle motor.
Compreensão de técnicas de fisioterapia motora para neonatologia e pediatria. Correlação de problemas e achados musculoesqueléticos e neurológicos na prática neonatal e pediátrica com os objetivos fisioterapêuticos adequados, direcionando para as condutas de fisioterapia motora ideais. Oportuniza o conhecimento das principais diretrizes de fisioterapia motora baseadas em evidências.
Discute a identificação de alterações no padrão de marcha e mobilidade de crianças e o direcionamento para o plano de tratamento. Desenvolve habilidade para prescrição e aplicação de exercícios terapêuticos para o treinamento locomotor em crianças.
Fornece conhecimentos teóricos e práticos sobre o papel dos sistemas sensoriais no desenvolvimento e na intervenção precoce em crianças. Abordagem dos princípios da integração sensorial e estratégias de intervenção sensorial para melhora do desempenho motor, cognitivo e comportamental nas atividades diárias.
Identifica as necessidades específicas de cada criança e selecionar a órtese ou dispositivo adequado para a promoção da função e mobilidade. Integra a utilização de órteses e dispositivos auxiliares com outras abordagens terapêuticas no tratamento fisioterapêutico pediátrico.
Introdução à neuromodulação infantil e seus princípios fundamentais. Uso de tecnologias e recursos, associados as técnicas de neuromodulação aplicadas à fisioterapia pediátrica.
Estudo das abordagens fisioterapêuticas na recuperação pós-cirúrgica em condições frequentes da neuropediatria. Compreensão da utilização da toxina botulínica na neuropediatria e direcionamento das estratégias de reabilitação fisioterapêutica.
Disciplina fundamentada nos conceitos chave da equoterapia aplicada a neuropediatria. Estuda técnicas e abordagens utilizando o cavalo com pacientes neuropediátricos. Aborda os benefícios e objetivos terapêuticos, assim como o trabalho interprofissional envolvido.
Disciplina fundamentada nos conceitos chave da equoterapia aplicada a neuropediatria. Estuda técnicas e abordagens utilizando o cavalo com pacientes neuropediátricos. Aborda os benefícios e objetivos terapêuticos, assim como o trabalho interprofissional envolvido.
Capacitar o estudante a utilizar as melhores evidências disponíveis na tomada de decisões clínicas em fisioterapia neonatal e pediátrica. Oportuniza o conhecimento das principais diretrizes de prática baseada em evidências neonatais e pediátricas.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Me. Anelise de Saldanha Simon
Drª. Fernanda Maria Vendrúsculo
Me. Flávia Franz
Dr. Régis Gemerasca Mestriner
Dr. Marcio Vinicius Fagundes Donadio
Drª. Aline de Souza Pagnussat
Drª. Carla Skilhan de Almeida
Me. Talena Arero Jinkoski
Drª. Luana Silva de Borba
Me. Ane Caroline Dotta Asquidamini
Dr. João Paulo Heinzmann Filho
Me. Bibiana da Silveira
Drª. Claudia Silva Schindel
Me. Letícia Britto de Albuquerque
Me. Renata de Souza Zamo
Esp. Caroline Neves Alves Tcatch
Me. Rodolfo Alex Teles
Anelise de Saldanha Simon
Email: [email protected]
Atualmente docente do curso de Fisioterapia na Escola de Ciências da Saúde e da Vida da Pontifícia Universidade Católica do RS (PUCRS). Mestrado em Ciências da Reabilitação pela Universidade Federal em Ciências da Saúde de Porto Alegre – UFCSPA (2014), graduação em Fisioterapia pelo Centro Universitário Metodista – IPA (2006), especialização em Fisioterapia Neurofuncional – CBES-Porto Alegre (2009) e formação no Conceito Neuroevolutivo Bobath – Básico (2012). Experiência com liderança em Qualidade Acadêmica da Escola de Saúde e Bem-estar (Fadergs 2015-2020), coordenação de pós-graduação latu sensu em Reabilitação Traumatológica e Ortopédica (Fadergs 2018-2020) e de docência na Escola de Saúde e Bem-Estar do Centro Universitário Fadergs (2014-2020).
Público | Valor |
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Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 970,00
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Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 921,50
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Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 897,25
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Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 873,00
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Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
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Público | Valor |
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PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 853,60
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Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
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Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
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Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 485,00
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Público | Valor |
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Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 873,00
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Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
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Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
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De 11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 824,50
De 21/02/2024 a 10/04/2024 – 20% de desconto R$ 873,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Alunos podem frequentar espaços de aprendizagem que promovem o desenvolvimento de atividades práticas que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula, assim os preparando para encarar o mercado.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024