A especialização em Fatores Humanos e Segurança Operacional foi desenvolvida a partir da necessidade da integração do tema em organizações que atuam com operações e processos complexos e de alto risco. O curso tem ênfase na abordagem sociotécnica e gestão das organizações.
*Cada disciplina do curso é realizada em 6 semanas, sendo as 5 primeiras semanas na modalidade online (somando 30 horas), e a sexta semana na modalidade presencial (somando 15 horas), organizada no formato de laboratórios de aprendizagem.
A especialização foi desenvolvida a partir da necessidade da integração de fatores humanos à gestão de segurança operacional em organizações que atuam com operações e processos complexos e de alto risco, tais como aviação, marinha, óleo e gás, indústria de processamento em geral e sistemas de saúde. O curso tem ênfase na abordagem sociotécnica da organização do trabalho e gestão de organizações de alta confiabilidade e resiliência.
Profissionais com formação superior que atuam ou desejam atuar na gestão de segurança operacional em diferentes indústrias e organizações ou ainda em agências reguladoras. O curso tem caráter interdisciplinar e atrai públicos com formações variadas, como: administradores, engenheiros, psicólogos, médicos, arquitetos, pilotos de aeronaves, profissionais do direito, pedagogos, sociólogos, entre outros.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Origens e fundamentes da ciência da prevenção de acidentes. Origens, conceitos e fundamentos de fatores humanos e prevenção sistêmica em sistemas sociotécnicos complexos. A contribuição humana nos acidentes. Abordagens da análise de erros humanos segundo a Nova e a Velha Visão. Viés da retrospectiva, viés do resultado e racionalidade local. Complexidade, visão sistêmica e engenharia de resiliência em sistemas sociotécnicos.
Teoria dos Acidentes. Fatores contribuintes, condições latentes, falhas ativas, defesas e ameaças. Acidentes industriais, organizacionais e individuais. Teoria das defesas em profundidade. Teoria dos acidentes normais. Teoria das organizações de alta confiabilidade. Teoria da incubação dos acidentes. Teoria dos conflitos de metas. Teoria da deriva prática e da deriva para falhas. Teoria da engenharia de resiliência. Estudo de casos de acidentes em sistemas sociotécnicos complexos.
Sistemas de gestão de segurança operacional. Saúde, segurança e meio ambiente em organizações de alta complexidade. Padrões de conformidade e qualidade. Safety-II na prática. Políticas e objetivos de segurança. Gerenciamento do risco operacional. Sistemas de garantia da segurança. Promoção da segurança. ‘Burocracia’ da segurança. Riscos e efeitos adversos dos sistemas de gestão de segurança. Perspectivas de fatores humanos e organizacionais aplicadas à gestão de segurança operacional.
Cultura de segurança em sistemas sócio técnicos complexos: diferentes escolas de pensamento, conceitos e fundamentos. As abordagens tradicional e da complexidade. Cultura, accountability e aprendizagem. Cultura justa: breve histórico e background, valores e princípios da cultura justa nas políticas, práticas e processos institucionais, responsabilidades de gestão e ferramentas práticas. Cultura justa restaurativa: distinção entre modelos de cultura justa retributiva e restaurativa, efeitos negativos da cultura justa retributiva. O quê, o porquê, o para quê e o como das práticas restaurativas na perspectiva organizacional, operacional e de recursos humanos. O Desastre de Chernobyl e a cultura de segurança. Como a estrutura organizacional molda a cultura. Questões éticas e psicossociais.
Fundamentos e princípios da investigação de acidentes. Métodos de análise. Modelos lineares. Modelos epidemiológicos. Modelos sistêmicos. Dependência do caminho. Viés e armadilhas analíticas. A produção de relatórios, suas finalidades e a linguagem. Recomendações de segurança e aprendizagem. Proteção de dados. Ética da segurança. Aprendizagem com o trabalho normal. Aprendizagem a partir da análise de eventos se segurança organizacional.
Habilidades não-técnicas e liderança para a segurança. Desenvolvimento e fortalecimento do bem-estar e autocuidado no trabalho. Liderança positiva para a promoção de bem-estar. Competências para liderança em sistemas sociotécnicos complexos. Segurança psicológica. Respondendo aos eventos de segurança operacional. Provendo a segurança de uma forma diferente.
Fundamentos da inovação contínua e da gestão do conhecimento. Fatores humanos e conhecimento como recursos-chave para a segurança operacional. Transformação digital: fundamentos, desafios e oportunidades na segurança operacional. Métodos e técnicas da gestão do conhecimento aplicados no fortalecimento da resiliência em sistemas sociotécnicos complexos.
Projeto Aplicado. Fases e principais elementos do projeto aplicado. Identificação e relevância do problema. Reconhecimento de fatos e dados sobre o problema. Planejamento de soluções. Implementação de soluções. Acompanhamento e monitoramento. Análise das soluções. Resultados e processos de melhoria. Relatório e Divulgação.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Eder Henriqson
E-mail: [email protected]
Pós-Doutorado na Griffith University (Austrália), Doutor em Engenharia de Produçãopela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Brasil), com sanduíche na Lund University (Suécia). Mestre em Administração e Bacharel em Ciências Aeronáuticas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Brasil). Possui licença e experiência como Piloto Comercial de Avião. Atualmente, é Professor Titular e Decano da Escola de Negócios da PUCRS, onde atua como docente e pesquisador no Programa de Pós-Graduação em Administração e nos Cursos de Graduação em Administração e Ciências Aeronáuticas. É Professor Afiliado da Lund University, Center for Societal Resilience (Suécia), atuando como docente do Master in Human Factors and System Safety, e da Torrens Univesity Australia no Global Management Program. Desenvolve pesquisas sobre fatores humanos e resiliência em organizações e sistemas sociotécnicos complexos, com foco na modelagem, avaliação e desenvolvimento de capacidades, rotinas, práticas e tecnologias de apoio à decisão e ao desenvolvimento organizacional nos setores do transporte aéreo, indústria de óleo e gás e saúde.
Eduardo Giugliani
E-mail: [email protected]
Professor Titular da Escola Politécnica da Pontifícia Universidade Católica do rio Grande do Sul, PUCRS. Diretor do IDEIA Centro de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico, PUCRS. Pós-Doutor e Distinguished Fellow pela Fondazione Bruno Kessler (FBK), Trento, Itália. Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011), Mestre e graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Experiência empresarial na área de Engenharia Civil – Consultoria e Projetos em Engenharia Estrutural. Na gestão universitária atuou como Coordenador de Curso de Engenharia Civil, Diretor da Faculdade de Engenharia, e Coordenador de Projetos Estratégicos do TECNOPUC, PUCRS. Áreas de interesse: inovação, ambientes de inovação, interdisciplinaridade, governança corporativa, gestão do conhecimento, fatores humanos e engenharia de resiliência. Membro e Presidente do Conselho Superior do Colégio de las Américas (OUI – Organização Universitária Interamericana. Conferencista e autor de artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais. Membro permanente do Conselho Diretor do Congresso Internacional de Conhecimento e Inovação – CIKI. Atualmente é Coordenador do Projeto “Integração de Fatores Humanos e Resiliência para o fortalecimento da Cultura de Segurança na Indústria de Óleo e Gás”, Consórcio LIBRA/PETROBRAS (2019-2022); e Coordenador Acadêmico do Programa Ibero-americano de Formação de Gestores para Ambientes de Inovação (PIFGAI/OUI).
Público | Valor |
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Público Geral |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.600,00
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Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.470,00
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Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.405,00
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Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.340,00
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Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
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Público | Valor |
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PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.288,00
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Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
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Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
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Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 1.300,00
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Público | Valor |
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Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.340,00
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Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
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Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 2.600,00 + 18 parcelas de R$ 2.080,00
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De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 1.820,00
De 16/12/2024 a 12/01/2025 – 20% de desconto – R$ 2.080,00
De 13/01/2025 a 02/02/2025 – 15% de desconto – R$ 2.210,00
De 03/02/2025 a 09/03/2025 – 10% de desconto – R$ 2.340,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Curso se destaca por foco em empreendedorismo, internacionalização e articulação com a Pós-Graduação
sexta-feira, 13 de dezembro | 2024