A especialização é voltado para educadores(as) e profissionais que buscam adquirir conhecimentos avançados e desenvolver habilidades específicas neste campo, com um atendimento educacional especializado.
A especialização desenvolve conhecimentos teóricos e práticos, capacitando os(as) profissionais para atuação no atendimento educacional especializado, promovendo uma educação inclusiva de qualidade. A educação inclusiva é fundamental para garantir os direitos dos(as) estudantes e promover equidade na aprendizagem.
Profissionais graduados(as) na área da Educação, Saúde, Psicologia.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Estudo dos fundamentos da educação inclusiva. Reflexões sobre o processo de escolarização de sujeitos com deficiências, Altas Habilidades e Transtorno do Espectro Autista, nos aspectos históricos, biopsicossociais e filosóficos.
Estudo histórico e abrangente sobre políticas educacionais e aportes legais que orientam a educação inclusiva. Problematização sobre a implementação de políticas educacionais no campo da inclusão. Reflexão crítica sobre políticas educacionais inclusiva.
Estudo da interface entre neurociências e educação inclusiva voltada para a compreensão das formas como o funcionamento do cérebro influencia o aprendizado e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas baseadas em conhecimentos neurocientíficos.
Estudo do conceito de diversidade na perspectiva da inclusão. Aprofundamento sobre a diversidade em relação com a pessoa com deficiência e desenvolvimento atípico. Compreensão de diversidade como questões relacionadas aos processos migratórios, culturas, raças, religiões e gêneros.
Análise do brincar como elemento constituinte do ser humano. Estudo teórico-prático das relações entre ludicidade e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.
Estudo dos conceitos fundamentais, aplicações práticas e os desafios envolvidos no desenvolvimento e na implementação de tecnologias que promovem a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência e/ou altas habilidades e Transtorno do Espectro Autista.
Introdução à atividade física adaptada e o processo inclusivo. Benefícios da atividade física adaptada: esportivas, aquáticas, recreativas, dança e lazer. A fundamentação, a classificação e características das deficiências, as atividades corporais, esportivas e de lazer adequadas para trabalhar com diversos tipos de deficiências. Prática de atividade física adaptada.
Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência intelectual. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados.
Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência física e múltipla. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência física e múltipla. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados.
Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas cegas ou com baixa visão. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência visual. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados.
Conhecimento acerca da história da educação de surdos e da Língua de Sinais como língua natural do surdo. Estudo acerca dos fundamentos legais na educação de surdos. Reflexão sobre as relações existentes entre educação de surdos, a cultura, a identidade e Língua de Sinais brasileira. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e as interlocuções necessárias. Análise dos meios de comunicação da pessoa surdo cega.
Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com TEA. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área dos transtornos do neurodesenvolvimento. Recursos pedagógicos adaptados.
Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com altas habilidades e superdotação. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área das altas habilidades e superdotação. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados.
Análise do papel dos profissionais da escola nas relações do planejamento e dos princípios curriculares para inclusão e educação especializada de alunos com deficiência altas habilidades e Transtorno do Espectro Autista. Flexibilização curricular, adaptação curricular, plano de ensino individualizado (PEI), bem como as tramitações para prover terminalidade específica para esses alunos. Desenho universal da aprendizagem.
Conhecimento dos diversos espaços de atendimentos, apoio e serviços especializados na modalidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva para os estudantes com deficiência, altas habilidades e Transtorno do Espectro Autista. Compreensão sobre os espaços como salas de recursos, centros de referência e apoio especializados. Implicações e estudos sobre as práticas e intervenções pedagógicas especializadas. Compreensão sobre a organização da modalidade da Educação Especial nas legislações brasileiras.
Análise do Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação Infantil considerando o desenvolvimento neurobiológico nos primeiros anos de vida e a importância dos ambientes naturais de aprendizagem, da família e dos profissionais, que integrados, tornam-se agentes colaboradores para o desenvolvimento saudável na primeira infância.
A organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os aspectos que compreendem o serviço no contexto escolar. Orientação quanto ao ingresso, a estrutura da avaliação e realização do estudo de caso individual de cada aluno, quanto a estrutura e organização do serviço. Elaboração do plano do atendimento AEE e a estrutura do parecer descritivo elaborado pelo professor do serviço.
Apresentação do processo sistemático e rigoroso para a produção do conhecimento no campo da educação inclusiva e do atendimento educacional especializado. Reconhecimento dos elementos necessários para a elaboração de artigo científico. Estudo do estado do conhecimento, de aspectos epistemológicos e diferentes abordagens metodológicas de pesquisa.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Prof. Drª. Andreia Mendes dos Santos
Email:: [email protected]
Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós-graduação em Educação (PPGEDU) e Sociologia e Ciências Políticas (PPGSCP), assim como na Graduação em Pedagogia e demais Licenciaturas e, na Escola de Ciências da Saúde e da Vida, no Curso de Graduação em Psicologia. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil (Nepiei) e dos Grupos de Pesquisa “Questões Sociais na Escola” e “Psicologia e Educação”. Coordenadora do Laboratório das Infâncias LabInf. Coordenadora dos Cursos Latu Senso “Neurociências, Educação e Desenvolvimento Infantil” e “Psicologia Escolar e Educacional”. Editora da Revista Educação. Bolsista Produtividade CNPq (nível 2, 2024 -2027). Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Psicóloga, Mestre e Doutora em Serviço Social (PUCRS). Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias, psicologia e educação, desenvolvimento infantil e escola.
Público | Valor |
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Público Geral |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 770,00
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Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 731,50
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Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 712,25
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Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 693,00
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Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
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Público | Valor |
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PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 677,60
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Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
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Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
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Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 385,00
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Público | Valor |
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Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 693,00
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Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
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Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 770,00 + 18 parcelas de R$ 616,00
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De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 539,00
De 16/12/2024 a 12/01/2025 – 20% de desconto – R$ 616,00
De 13/01/2025 a 02/02/2025 – 15% de desconto – R$ 654,50
De 03/02/2025 a 09/03/2025 – 10% de desconto – R$ 693,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Curso se destaca por foco em empreendedorismo, internacionalização e articulação com a Pós-Graduação
sexta-feira, 13 de dezembro | 2024