Especialização e MBA

Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado

Duração

360 horas-aula

Modalidade

Presencial

Periodo

Noite

A especialização é voltado para educadores(as) e profissionais que buscam adquirir conhecimentos avançados e desenvolver habilidades específicas neste campo, com um atendimento educacional especializado.

O que você vai aprender
  • Adquirir conhecimentos sólidos em educação inclusiva e atendimento educacional especializado, compreendendo os fundamentos sócio-históricos e políticos dessa área;
  • Conhecer processos mentais e de aprendizagem de pessoas com deficiência, transtornos, altas habilidades e superdotação;
  • Aprofundar o conhecimento em diversas estratégias eficazes de ensino e aprendizagem, fundamentadas no Desenho Universal para a Aprendizagem, com foco na perspectiva inclusiva;
  • Conhecer as práticas da educação inclusiva e do atendimento educacional especializado em diferentes espaços: salas de recursos, centros de referência e apoios especializados;
  • Adquirir conhecimentos técnicos fundamentais para atuar no Atendimento Educacional Especializado (AEE), como: princípios, organização do espaço e avaliação.
  • Sobre o curso

    A especialização desenvolve conhecimentos teóricos e práticos, capacitando os(as) profissionais para atuação no atendimento educacional especializado, promovendo uma educação inclusiva de qualidade.  A educação inclusiva é fundamental para garantir os direitos dos(as) estudantes e promover equidade na aprendizagem.

  • Para quem é o curso

    Profissionais graduados(as) na área da Educação, Saúde, Psicologia.

  • Por que fazer esse curso na PUCRS

    • Aprender com corpo docente qualificado, composto por pesquisadores das áreas das infâncias e educação inclusiva, reconhecidos pelo desenvolvimento teórico e prático de temáticas emergentes;
    • Vivenciar, por meio do Laboratório das Infâncias, experiências práticas junto às crianças a fim compreendê-las, valorizando a importância da infância no desenvolvimento humano durante o ciclo da vida;
    • Estudar de forma interdisciplinar, associando saberes do desenvolvimento humano e da aprendizagem ao desenvolvimento integral e a promoção da qualidade de vida ao longo do ciclo vital.

Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.

Documentos necessários para matrícula

Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.

Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:

  • Encaminhar para o endereço educon.matriculasls@pucrs.br, cópia do diploma de graduação expedido pela instituição de ensino;
  • Encaminhar, para instituição a qual concluiu o curso de graduação, pedido de declaração de autenticidade de informações contidas na documentação acadêmica apresentada, com o nível do título concedido e contendo os seguintes dados:

Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: educon.matriculasls@pucrs.br;

Cópia de um dos seguintes documentos:

  • RG Civil (para brasileiros)
  • RNE/CRNM (para estrangeiros residentes no Brasil – com validade)
  • Passaporte (somente para estrangeiro sem RG ou RNE/RNM – deve constar filiação e naturalidade – com validade)

A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.

  • Fundamentos da Educação Inclusiva

    Estudo dos fundamentos da educação inclusiva. Reflexões sobre o processo de escolarização de sujeitos com deficiências, Altas Habilidades e Transtorno do Espectro Autista, nos aspectos históricos, biopsicossociais e filosóficos.

  • Políticas e aportes legais da Educação Inclusiva

    Estudo histórico e abrangente sobre políticas educacionais e aportes legais que orientam a educação inclusiva.  Problematização sobre a implementação de políticas educacionais no campo da inclusão.  Reflexão crítica sobre políticas educacionais inclusiva.

  • Neurociências e Aprendizagem

    Estudo da interface entre neurociências e educação inclusiva voltada para a compreensão das formas como o funcionamento do cérebro influencia o aprendizado e o desenvolvimento de estratégias pedagógicas inclusivas baseadas em conhecimentos neurocientíficos.

  • Diversidade e Inclusão

    Estudo do conceito de diversidade na perspectiva da inclusão. Aprofundamento sobre a diversidade em relação com a pessoa com deficiência e desenvolvimento atípico. Compreensão de diversidade como questões relacionadas aos processos migratórios, culturas, raças, religiões e gêneros.

  • Ludicidade e Aprendizagem nos processos inclusivos

    Análise do brincar como elemento constituinte do ser humano. Estudo teórico-prático das relações entre ludicidade e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva.

  • Tecnologias Assistivas

    Estudo dos conceitos fundamentais, aplicações práticas e os desafios envolvidos no desenvolvimento e na implementação de tecnologias que promovem a acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência e/ou altas habilidades e Transtorno do Espectro Autista.

  • Atividade Física Inclusiva e Adaptada

    Introdução à atividade física adaptada e o processo inclusivo. Benefícios da atividade física adaptada: esportivas, aquáticas, recreativas, dança e lazer. A fundamentação, a classificação e características das deficiências, as atividades corporais, esportivas e de lazer adequadas para trabalhar com diversos tipos de deficiências. Prática de atividade física adaptada.

  • A educação para a pessoas com deficiência intelectual

    Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência intelectual. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência intelectual. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados.

  • A educação para a pessoa com deficiência física e múltipla

    Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com deficiência física e múltipla. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência física e múltipla. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados.

  • A educação para a pessoa cega ou com baixa visão

    Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas cegas ou com baixa visão. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área da deficiência visual. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados.

  • Educação, deficiência auditiva e Língua Brasileira de Sinais

    Conhecimento acerca da história da educação de surdos e da Língua de Sinais como língua natural do surdo. Estudo acerca dos fundamentos legais na educação de surdos. Reflexão sobre as relações existentes entre educação de surdos, a cultura, a identidade e Língua de Sinais brasileira. Atendimento Educacional Especializado para o aluno com surdez e as interlocuções necessárias. Análise dos meios de comunicação da pessoa surdo cega.

  • A educação para a pessoa com TEA

    Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com TEA. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área dos transtornos do neurodesenvolvimento. Recursos pedagógicos adaptados.

  • A educação da pessoa com Altas Habilidades e Superdotação

    Estudo sobre os processos de aprendizagem e a intervenção pedagógicas para pessoas com altas habilidades e superdotação. O Atendimento Educacional Especializado e sua atuação na área das altas habilidades e superdotação. Alternativas de ensino e de aprendizagem a partir das necessidades individuais. Recursos pedagógicos adaptados.

  • Educação Inclusiva: discussão sobre as adaptações

    Análise do papel dos profissionais da escola nas relações do planejamento e dos princípios curriculares para inclusão e educação especializada de alunos com deficiência altas habilidades e Transtorno do Espectro Autista. Flexibilização curricular, adaptação curricular, plano de ensino individualizado (PEI), bem como as tramitações para prover terminalidade específica para esses alunos.  Desenho universal da aprendizagem.

  • A Educação Inclusiva: adaptações e o papel da escola

    Conhecimento dos diversos espaços de atendimentos, apoio e serviços especializados na modalidade da educação especial na perspectiva da educação inclusiva para os estudantes com deficiência, altas habilidades e Transtorno do Espectro Autista. Compreensão sobre os espaços como salas de recursos, centros de referência e apoio especializados. Implicações e estudos sobre as práticas e intervenções pedagógicas especializadas.  Compreensão sobre a organização da modalidade da Educação Especial nas legislações brasileiras.

  • AEE no contexto da Educação Infantil

    Análise do Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação Infantil considerando o desenvolvimento neurobiológico nos primeiros anos de vida e a importância dos ambientes naturais de aprendizagem, da família e dos profissionais, que integrados, tornam-se agentes colaboradores para o desenvolvimento saudável na primeira infância.

  • Organização do Serviço de AEE

    A organização do Atendimento Educacional Especializado (AEE) e os aspectos que compreendem o serviço no contexto escolar. Orientação quanto ao ingresso, a estrutura da avaliação e realização do estudo de caso individual de cada aluno, quanto a estrutura e organização do serviço. Elaboração do plano do atendimento AEE e a estrutura do parecer descritivo elaborado pelo professor do serviço.

  • Metodologia de Pesquisa

    Apresentação do processo sistemático e rigoroso para a produção do conhecimento no campo da educação inclusiva e do atendimento educacional especializado. Reconhecimento dos elementos necessários para a elaboração de artigo científico. Estudo do estado do conhecimento, de aspectos epistemológicos e diferentes abordagens metodológicas de pesquisa.

Orientação para o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

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