Curso para profissionais que desejam adquirir conhecimentos avançados e habilidades especializadas sobre a redução de emissões de gases de efeito estufa e gestão de créditos de carbono, seja nas áreas de energia, florestamento, preservação ou manejo de campo.
Pioneira pós-graduação lato sensu do Brasil sobre crédito de carbono. A especialização aborda um mercado que cresce diariamente e está se tornando uma commodity que impacta financeiramente muitas empresas. Além disso, o Projeto de Lei 412 em breve homologará a atividade no País e obrigará instituições poluentes a reduzirem as emissões de carbono conforme regras legislativas, gerando, assim, uma importante demanda por profissionais qualificados/a na área.
Engenheiros/as, arquitetos/a, administradores/as e profissionais da área ambiental.
Especialização pioneira em Crédito de Carbono do Brasil;
Corpo docente composto por mestres e doutores na área de sua atuação nos mais diversos campos de sinergia à engenharia, projetos, gestão, biologia e direito. Atuam fortemente na docência do ensino superior a nível de graduação e pós-graduação e também na indústria e projetos;
Acesso à robusta infraestrutura da PUCRS de laboratórios e ao IPR – Instituto do Petróleo e em Recursos Naturais, um dos mais conceituados e bem-sucedidos institutos em pesquisa e laboratórios, que atende a sociedade em certificações e validações para visitações e análises práticas com professores que atuam diretamente junto ao instituto;
Capacitação do profissional na PL 412 e projetos específicos em energia;
Visitas ao Pró-Mata (Propriedade de preservação da PUCRS), onde são realizados projetos em meio ambiente e cálculos de sequestro em CO2, além de análises em crédito de carbono. São mais de 2.000 hectares para estudos e análises ambientais e do clima. Contamos com professores experts que atuam com softwares de destaque no cenário internacional, como o SimaPRO, IPCC, dentre outros.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Acessos às plataformas de registro e projeto em crédito de carbono. Processos metodológicos e passos para o registro e identificação das metodologias validadas na plataforma Verra, CDM (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo) e UCR. Início do projeto: Project Ideia Note, identificação de equipe de projeto e formas de transação de créditos de carbono.
Introdução à área da qualidade e avaliação da conformidade associada ao mercado de carbono. Inclui discussões e práticas associadas a processos de verificação de inventários de GHG, validação de projetos para remoção de GHG, bem como o ambiente de certificação e acreditação necessário para desenvolvimento de atividades padronizadas e aceitas globalmente. Serão abordadas a avaliações e conformidades em crédito de carbono de 1ª, 2ª e 3ª parte além das verificações em de inventários de GHG pela ISO 14064 1 e 3 e verificação pela ISO 14064 2 e 3.
Introdução à climatologia e mudanças climáticas. Histórico e iniciativas para o combate às mudanças climáticas. Gases de efeito estufa e ciclo do carbono. Soluções e tecnologias de redução de emissões e remoção de carbono atmosférico.
Biomassa: Biomassa para energia no mundo. Mercado da Agroenergia e de biocombustíveis. Recursos naturais no Brasil: potencialidades de aplicação biotecnológica e geração de créditos de carbono. Projetos de crédito de carbono em biomassa. Validação de projetos de crédito de carbono em biomassa em diferentes plataformas (Verra e UNFCCC).
Introdução ao CCUS: Impacto do CCUS no aquecimento global. Principais métodos de captura, armazenamento e uso de carbono. Mercado global e CCUS: Introdução ao mercado de carbono, impacto das resoluções da COP (Conference of the Parties) no mercado de CCUS. Prospecção de CCUS no mercado de carbono. Principais metodologias desenvolvidas para validação e medição de projetos em CCUS para a obtenção de créditos de carbono.
Introdução ao estudo do direito ambiental e Princípios aplicáveis aos créditos de carbono. Compreensão da Natureza jurídica da Redução Certificada de Emissão. Interpretação do Regime Jurídico da Mudança do Clima e os Mercados de Carbono. Detalhamento do Mercado e Comercialização. Política Nacional de Pagamento por Serviços Ambientais. Verificação da Legislação que autoriza comércio de crédito de carbono e acesso à biodiversidade em florestas públicas. Estudo dos procedimentos e demonstração do Uso em projetos estratégicos práticos. Discussão sobre a Regulamentação, qualificação e protocolos.
Introdução aos processos ecológicos e metodológicos para estimativas espaciais e temporais de captura e fixação de carbono em ambientes terrestres. Inclui discussões e atividades práticas associadas à obtenção do potencial estoque e dinâmica de carbono acima e abaixo do solo, sensoriamento remoto e índices espectrais. A disciplina também inclui um módulo totalmente prático em campo (Pró-mata), para aprofundamento de técnicas e métodos para obtenção de estimativas de carbono vistas em sala de aula.
Prática em Inventário de Gases de Emissão de Efeito Estufa (GEE) baseado nos protocolos internacionais, de acordo com o GHG Protocol e ISO 16401 (partes 1 e 2), através de ferramentas computacionais e softwares de mercado.
Prática e entendimento da Análise de Ciclo de Vida (ACV) aplicada a projetos em crédito de carbono e no desenvolvimento da baseline em projetos validados. Entendimento de dados de entrada e dados de saída em processos aplicados à emissão e captura de gases de efeito estufa para quantificação de CO2 e equivalentes.
Relação entre energia, ambiente e sustentabilidade. Infraestrutura para os sistemas de energia. Gestão da energia com o emprego das fontes renováveis (solar, eólica, biomassa e hídrica) e da eficiência energética com foco no mercado de crédito de carbono. Conceitos sobre redes inteligentes, eletrificação da mobilidade e armazenamento da energia e os seus impactos na descarbonização.
Entendimento do conceito ESG (Environmental, Social and Governance), sua história e evolução perante a sociedade e políticas ambientais. Avaliação e desempenho em sustentabilidade na gestão da empresa e impacto na sociedade. Análise de reputação e imagem empresarial perante a sociedade brasileira e impacto nas relações comerciais internacionais, redução de riscos legais financeiros e gestão de pessoas. Otimização de recursos naturais, inovação e competitividade dentro do conceito de desenvolvimento socioambiental.
Apresentar o tratamento tributário referente ao crédito de carbono, com base na legislação vigente e tratamento de crédito de carbono como um ativo financeiro e seus aspectos tributários de acordo com as normativas e associação às leis vigentes quanto a PL412 e seus adendos ainda em fase de construção no Brasil.
Delimitação do escopo do Trabalho de Conclusão do Curso que agregue conteúdos desenvolvidos ao longo do curso. Planejamento e desenvolvimento do cronograma de atividades. Levantamento e organização dos recursos necessários para o desenvolvimento das atividades.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Prof. Me Bruno De Rosso Ribeiro
E-mail: [email protected]
Graduado em Engenharia Mecânica e Mestre em Engenharia e Tecnologia de Materiais, ambas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorando em Engenharia de Materiais pelo mesmo Programa. Atualmente é professor da Escola Politécnica da PUCRS nos cursos de Engenharia Mecânica, Engenharia Civil e Arquitetura. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em refrigeração, climatização e projetos, atuando especialmente nos temas de Psicrometria, Eficiência energética e sustentabilidade a partir de estudos do LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) e certificações nacionais e internacionais. Possui mais de 12 anos de experiência no ramo de climatização, refrigeração e aquecimento nas áreas de projeto, pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias. É membro da ASHRAE – American Society of Heating Refrigerating and Air-Conditioning Engineers e atualmente é Advisor do grupo de estudos da ASHARE de Porto Alegre (Student Branch POA), sediado na PUCRS. É diretor de engenharia da Worton ESG e Engenharia.
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 1.100,00
|
Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 1.045,00
|
Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 1.017,50
|
Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 990,00
|
Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 968,00
|
Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 550,00
|
Público | Valor |
---|---|
Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 990,00
|
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 1.100,00+ 18 parcelas de R$ 880,00
|
De 02/09/2024 a 15/12/2024 – 30% de desconto – R$ 770,00
De 16/1/2025 a 31/1/2025 – 20% de desconto – R$ 880,00
De 1º/2/2025 a 16/2/2025 – 15% de desconto – R$ 935,00
De 17/2/2025 a 9/3/2025 – 10% de desconto – R$ 990,00
Os valores acima são referentes a matrícula do curso, as demais parcelas ocorrem a partir do início do curso.
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
A PUCRS disponibiliza ao estudante da Escola Politécnica diferentes espaços que contribuem com o desenvolvimento de atividades práticas, além de complementar a teoria desenvolvida em sala de aula.
Aprenda um novo idioma em apenas duas semanas, com aulas online e presenciais, práticas e descomplicadas
sexta-feira, 10 de janeiro | 2025