O branding evoluiu das marcas estáticas para um panorama fluído de constantes transformações. Como você quer contribuir para que as marcas prosperem nesse cenário? Agora é a hora de se especializar em Brand Experience.
O branding evoluiu das marcas estáticas para um panorama fluído de constantes transformações. Como você quer contribuir para que as marcas prosperem nesse cenário? Agora é a hora de se especializar em Branding Experience, em um curso que irá ajudar você a transformar informações e dados para a criação de conexões e emoções fortes com os consumidores das marcas.
Este curso opera na modalidade Online Síncrona. As aulas serão realizadas ao vivo e você deverá assistir às disciplinas nas datas e horários das aulas. Esse modelo propicia uma experiência flexível e dinâmica: interação com professor(a) e colegas e acesso ao conteúdo de onde você estiver.
Esse curso se destina à profissionais que são atentos aos hábitos de consumo, possuem olhar estratégico e identificam tendências de mercado para promover experiências marcantes às marcas.
Pessoas graduadas em: Design; Moda; Artes; Marketing; Publicidade e propaganda; Relações públicas; Jornalismo; Demais cursos de comunicação; Administração; Tecnologia da informação; Antropologia;
Por ser uma pós-graduação online síncrona, o ambiente digital proporcionará a você interações ao vivo com colegas, professores e profissionais do mercado, trocando feedbacks, experiências e ampliando o networking profissional.
Você irá contar com disciplinas imersivas onde será desafiado a aplicar os conhecimentos na prática. Nessas aulas, contará com professores facilitadores dedicados a orientar o desenvolvimento de projeto de branding, solucionando problemas e criando estratégias de experiências marcantes para os consumidores.
Realizada pela internet. O candidato deverá encaminhar o currículo. As vagas são limitadas e a PUCRS se reserva o direito de modificar e/ou prorrogar o período de inscrições.
Brasileiros:
Diploma de Graduação:
Cópia frente e verso do diploma de graduação; (para cursos online, a cópia deverá ser autenticada em cartório)
Ou
Frente e verso do diploma de graduação digital (representação visual do diploma), com link de validação e arquivo XML conforme PORTARIA Nº 554, DE 11 DE MARÇO DE 2019.
Na ausência do diploma, apresentar declaração original de conclusão de curso de graduação com data de colação de grau. Neste caso o(a) ESTUDANTE receberá um Termo de Compromisso no(a) qual se responsabiliza pelo envio da documentação obrigatória nos prazos supracitados.
Para fins de matrícula e confecção do certificado de conclusão de curso é necessário que o aluno apresente, obrigatoriamente, no momento da matrícula UM dos seguintes documentos:
Documento de identificação: Cópia simples de um dos documentos de identificação listados abaixo:
RG Civil;
Carteira de Trabalho (deve constar RG, órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
Carteira de Conselho (deve constar no documento RG e órgão emissor/UF, filiação e naturalidade);
CNH (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe a naturalidade – exceto modelo novo);
Certidão de Nascimento (será aceita como documento de identificação se for apresentada juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF);
Certidão de Casamento (se houver alteração de nome não averbada no RG e juntamente com documento complementar que informe o RG e órgão emissor/UF).
Os documentos necessários para efetivação da matrícula deverão ser digitalizados nas extensões JPG, JPEG ou PDF e apresentados em perfeitas condições, de forma a permitir as avaliações e o atendimento dos requisitos necessários.
Estrangeiros:
Para ingresso de candidato(a) portador(a) de diploma de graduação expedido em instituições de ensino superior no exterior, são necessários os seguintes procedimentos, respectivamente, antes da realização da matrícula, a fim de que a documentação tenha sua aprovação nesta instituição de ensino:
Nome Completo:
Data de Nascimento:
Curso:
Data de Conclusão:
A instituição deverá encaminhar esta declaração diretamente para Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUCRS através do endereço: [email protected];
Cópia de um dos seguintes documentos:
A documentação acadêmica deverá ser apresentada no prazo máximo de 90 dias e no idioma oficial do Brasil (português) ou inglês ou espanhol (se necessário, providenciar a tradução por um profissional habilitado).
Salientamos que o tempo de resposta (verificação e aprovação da documentação para efetivação da matrícula) dependerá exclusivamente do retorno da instituição estrangeira na comprovação das informações solicitadas.
Informamos também que, qualquer custo informado pela instituição estrangeira referente a emissão da declaração de autenticidade ou outras exigências estabelecidas, ficará sob responsabilidade do(a) interessado(a) em ingressar na PUCRS.
Conceituação de brand e branding; estabelecimento das relações entre Branding, Brand Equity e Customer Experience; conceituação de ativos tangíveis e intangíveis para a compreensão de valor de marca; Criação de portfólio de marcas; apresentação de cases de sucesso de gestão de marcas.
Branding em um mundo de constantes e rápidas transformações tecnológicas; o uso eficiente de novas tecnologias aplicada à gestão das marcas; inovação tecnológica e inclusão: aproximação das marcas à públicos diversos; Brand Driven Innovation como impulsionador para o crescimento sustentável das organizações.
Discussão sobre a prática de criação e gestão de marcas. Apresentação de cases de experiência que trouxeram bons resultados e retorno sobre investimento (ROI) às marcas. Apresentação de marcas que se destacam no mercado.
Estudo de abordagens centradas no ser humano para a construção de marcas inovadoras e valorizadas pelos consumidores; estabelecimento de relações entre Design Thinking, Human Centered Design e Human Centered Brand; estabelecimento de boas práticas metodológicas para a construção de marca centrada no ser humano.
Explorar o conceito de Customer Success (Sucesso do Cliente) como uma abordagem estratégica para a gestão de relacionamentos com os clientes, com foco na maximização da satisfação, retenção e fidelização.
Exploração de metodologias de pesquisa para compreender o mercado, a experiência do cliente e do usuário, utilizando conceitos fundamentais como CAC (Custo de Aquisição de Cliente), LTV (Valor Vitalício do Cliente) e mapeamento de jornadas. Serão abordadas técnicas de coleta e análise de dados para informar estratégias de negócios, aprimorar a experiência do usuário e otimizar o valor do cliente ao longo do tempo.
Apresentação de conceitos de inteligência de mercado; Conhecimentos sobre processos de extração, processamento e análise de dados; usos e aplicações do Data Science e da Inteligência Artificial na área de Branding e Customer Experience; Geração de valor para o consumidor; Geração de receita.
Definição e natureza das marcas; formas de apresentação das marcas; princípios legais que regem o direito das marcas; registro de marca como meio de assegurar o direito de propriedade e exclusividade; análise de formas de concorrência desleal.
Fundamentos, aplicações e implicações da Inteligência Artificial (IA) e do Aprendizado de Máquina (Machine Learning). Apresentação de conceitos-chave, algoritmos e técnicas utilizados na IA e no Machine Learning aplicado ao Branding e Customer Experience. Conhecimentos sobre as possibilidades e desafios que essas tecnologias oferecem.
Conceituação e discussão transmídia e o fenômeno da convergência nas comunicações; construção de narrativas em multiplataformas; o Metaverso como um espaço digital para marcas, usuários e stakeholders. Apresentação de cases de marcas que construíram experiências impactantes transmídias e no metaverso.
Estabelecimento de relacionamentos de confiança entre marcas e consumidores; criação de estratégias de marketing de influência; promoção da marca em ambiente online por meio de Marketing Digital; produção e compartilhamento de conteúdos para gerar valor à marca; métricas para avaliação das estratégias de criação e compartilhamento de conteúdos.
Definição dos principais aspectos da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e suas implicações para organizações e indivíduos. Fundamentos da LGPD, os direitos dos titulares de dados, as responsabilidades das empresas, os processos de conformidade e as medidas de segurança necessárias para o tratamento adequado de dados pessoais.
Reflexão sobre a importância do mapeamento de riscos e da definição de medidas educativas e de contenção para as marcas; planejamento para a adequada gestão em situações de crises; monitoramento e diálogo enquanto estratégias constantes; impactos das mídias sociais na qualidade da visibilidade das marcas. Aprendizagens pós-crise
Disciplina em formato de workshop com experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de ouvir; definição do problema de estudo e oportunidade de inovação em branding e customer experience; levantamento de dados qualitativos e quantitativos; construção de posicionamento de marca e de personas.
Apresentação de diferentes tipos de dados e suas representações visuais a partir de estratégias de comunicação; princípios, técnicas e aplicações da visualização de dados e das informações; personalização de dados para públicos diversos; análise e apresentação sistemática de informações.
Criação de sistema de identidade visual da marca e os elementos gráficos que a compõe: logotipo e suas variações, cores, tipografia, fotografias, ilustrações, entre outros; manual de identidade visual, normas técnicas, recomendações e especificações dos elementos da marca.
Compreensão do conceito de branding sensorial; Branding sensorial como forma de persuasão; a exploração dos cinco sentidos como meios para reforçar a relação entre marcas e consumidores; sound branding para fixação e reforço de marca.
Definição do conceito de storytelling; criação de narrativas para o estabelecimento de relações com os consumidores em torno da identidade e história da marca; compreensão do conceito de UX Writing; entedimento sobre a importância da escolha de tom de voz; definição de boas práticas da construção de mensagens voltadas à experiencia do usuário.
Experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de criação; conceituação de criatividade; apresentação de ferramentas criativas; geração de alternativas a partir da análise do problema e levantamento de dados; escolha da melhor alternativa.
Experimentação prática da abordagem de Human Centered Brand – etapa de finalização, entrega e apresentação de projetos de branding.
O TCC poderá ser concluído no prazo máximo de até 6 meses após a realização das disciplinas. Os horários de orientação serão definidos por cada Unidade Acadêmica.
Dra. Silvia Trein Heimfarth Dapper
Dr. Vinicius Mano
Me. Kim Gesswein Silva
Me. Guilherme Parolin
Dra. Rosangela Florczak De Oliveira
Dra. Ana Cecilia Bisso Nunes
Dr. Luis Humberto De Mello Villwock
Dr. Carolina Frazon Terra
Dr. Thaís Carnieletto Muller
Esp. Adriana Larruscahim Hamilton Ilha
Esp. Luiz Henrique Schilling Ferraz
Esp. Alexandra Periard Rodrigues
Esp. Tiago Silva Scala
Esp. Rodrigo Barbosa Lemes
Me. André Vicente Nedia Pinto
Me. Caroline Capitani
Profa. Dra. Silvia Trein Heimfarth Dapper
Email: [email protected]
Doutora em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), possui mestrado em Design e Tecnologia, também pela UFRGS, e graduação em Design de Produto pela Universidade Feevale. Professora do curso de design na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
Público | Valor |
---|---|
Público Geral |
Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 970,00
|
Grupos de 5 a 9 pessoas |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 921,50
|
Grupos de 10 a 19 pessoas |
Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 897,25
|
Grupo de 20 ou mais pessoas |
Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 873,00
|
Estudantes com 60 anos ou mais |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
Público | Valor |
---|---|
PUCRS Alumni |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 853,60
|
Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
Funcionários de Empresas do Tecnopuc |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo |
Matrícula de R$ 915,00 + 18 parcelas de R$ 485,00
|
Público | Valor |
---|---|
Empresas Conveniadas |
Matrícula de R$ 970,00+ 18 parcelas de R$ 873,00
|
Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau) |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
Funcionários da Caixa Econômica Federal |
Matrícula de R$ 970,00 + 18 parcelas de R$ 776,00
|
11/01/2024 a 20/02/2024 – 15% de desconto R$ 824,50
21/02/2024 a 19/08/2024 – 10% de desconto R$ 873,00
O pagamento do valor de matrícula deverá ser realizado na data da matrícula. O valor diferenciado, para as demais parcelas, é concedido a partir da primeira mensalidade do curso. As mensalidades iniciarão após o início do curso, com vencimento no dia 15 de cada mês, via boleto bancário.
Na modalidade de pagamento à vista será concedido ao estudante desconto de 10% sobre o valor de todas as parcelas.
A solicitação de desconto para pagamento antecipado do curso deverá ser realizada através do e-mail [email protected].
Após a solicitação será informado o valor a ser pago, dados bancários para crédito, bem como a data limite para a antecipação com o respectivo desconto.
Havendo o cancelamento do curso, o cálculo dos valores de devolução referente as parcelas vencidas, será desconsiderado o desconto concedido desde a matrícula paga.
Apoio do PUCRS Carreiras, com capacitação e um sólido trabalho de consultoria e aconselhamento.
Docentes qualificados e programas atualizados para o seu desenvolvimento profissional.
Anualmente oferecemos centenas de vagas de estágio e somos uma ponte entre os estudantes e as grandes empresas do mercado.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024