O curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências relacionadas à liderança e à gestão de equipes, possibilitando ao aluno:
A disciplina aborda o processo de concepção, realização, análise e controle de pesquisas de mercado, assim como a teoria e a prática relativas à metodologia de pesquisa num contexto organizacional.
A disciplina provê subsídios para as decisões e ações relativas à gestão integrada de serviços e dos programas de qualidade em serviços de uma organização.
Vantagem competitiva orientada a dados. Tecnologias e processo de gestão de big data. Técnicas e ferramentas para análise de grandes volumes de dados. Visualização de dados. Negócios baseados em Dados Abertos.
Fundamentos do Varejo: contexto econômico, funções e tipologias. Decisões Centrais do Varejo: tipo de loja, forma de organização, linha de produtos e localização. Posicionamento do Varejo e Proposta de Valor. Gerenciamento da Experiência do Consumidor. Gerenciamento do Ponto de Venda (Servicescape do Varejo): layout, visual merchandising, ambiente de loja (aromas, cores, iluminação, sonorização). Interações Interpessoais e Interações de base Tecnológica. Tendências no Varejo.
Estudo de conceitos, ferramentas e metodologias sobre marketing e relacionamento. Desenvolvimento, as principais decisões e as ações organizacionais relativas ao marketing de relacionamento e ao CRM com clientes interno.
Estabelecimento da política de preços em produtos e serviços baseada no posicionamento competitivo e nas estratégias das organizações; análise dos aspectos endógenos da organização para a definição dos custos, despesas e margem de lucro desejada; compreensão dos aspectos exógenos que cerceiam as organizações que estão relacionados às relações com fornecedores, concorrentes e clientes; gestão de descontos e as relações com os clientes e os impactos na gestão do fluxo de caixa da organização.
A disciplina busca prover subsídios para as decisões e ações relativas à gestão de produtos e de marcas dentro de uma visão integrada de gestão do composto mercadológico de uma organização.
A importância do entendimento do Comportamento do Consumidor. Materialismo, Ética e Bem-estar do consumidor. Psicologia do Consumo. Fatores sociais, culturais e pessoais que afetam o comportamento do consumidor. O processo de decisão de compra e consumo. Decisões pessoais, domiciliares e organizacionais. Relações de longo prazo entre consumidores e empresas.
Pesquisa, análise e aplicação de informações estratégicas sobre mercado de atuação. Identificação de oportunidades a serem exploradas e antecipação de tendências. Estruturação, análise e implementação de planejamento de marketing numa organização, desde a concepção estratégica até a implementação dos planos de ação e dos processos de acompanhamento.
Fundamentos e conceitos de marketing digital; internet e cultura digital; estratégia de marketing digital; relacionamento empresa-cliente na era digital. Ferramentas digitais – site, correio eletrônico, blogs, mídias sociais, mobile marketing e redes colaborativas. Tipos, objetivos e ferramentas de comunicação; plano de mídia; mídias tradicionais, mídias de apoio, mídias digitais, criatividade na comunicação; avaliação de eficácia do marketing digital e da comunicação integrada.
Os créditos referentes às Certificações de Estudo serão cobrados junto com as demais mensalidades em 5 parcelas. O valor semestral do crédito adicional no ano de 2024 é de R$ 440,63.
Exemplo: Aluno matriculado em 20 créditos que requisitar mais 4 créditos das Certificações de Estudo efetuará os pagamentos da 2ª a 6ª parcela (totalizando 5), com o valor referente a 24 créditos, conforme tabela de valor de cada curso.
Os alunos diplomados que requisitarem matrícula em disciplinas da Certificação de Estudos ou em regime de Disciplinas Isoladas, nos meses de janeiro ou julho/2024, efetuarão o pagamento dos créditos matriculados conforme tabela abaixo, valores válidos para o ano de 2024.
Créditos | 1ª parcela | 2ª parcela | 3ª, 4ª e 5ª parcela | Valor semestral |
---|---|---|---|---|
2 | R$ 352,50 | R$ 0,00 | R$ 176,26 | R$ 881,28 |
3 | R$ 352,50 | R$ 176,22 | R$ 264,39 | R$ 1.321,89 |
4 | R$ 352,50 | R$ 352,52 | R$ 352,50 | R$ 1.762,52 |
5 | R$ 352,50 | R$ 528,76 | R$ 440,63 | R$ 2.203,15 |
6 | R$ 352,50 | R$ 705,00 | R$ 528,76 | R$ 2.643,78 |
7 | R$ 352,50 | R$ 881,24 | R$ 616,89 | R$ 3.084,41 |
8 | R$ 352,50 | R$ 1.057,48 | R$ 705,02 | R$ 3.525,04 |
9 | R$ 352,50 | R$ 1.233,75 | R$ 793,14 | R$ 3.965,67 |
10 | R$ 352,50 | R$ 1.410,02 | R$ 881,26 | R$ 4.406,30 |
11 | R$ 352,50 | R$ 1.586,26 | R$ 969,39 | R$ 4.846,93 |
12 | R$ 352,50 | R$ 1.762,47 | R$ 1.057,53 | R$ 5.287,56 |
13 | R$ 352,50 | R$ 1.938,77 | R$ 1.145,64 | R$ 5.728,19 |
14 | R$ 352,50 | R$ 2.114,95 | R$ 1.233,79 | R$ 6.168,82 |
15 | R$ 352,50 | R$ 2.291,25 | R$ 1.321,90 | R$ 6.609,45 |
16 | R$ 352,50 | R$ 2.467,52 | R$ 1.410,02 | R$ 7.050,08 |
17 | R$ 352,50 | R$ 2.643,76 | R$ 1.498,15 | R$ 7.490,71 |
18 | R$ 352,50 | R$ 2.820,03 | R$ 1.586,27 | R$ 7.931,34 |
19 | R$ 352,50 | R$ 2.996,24 | R$ 1.674,41 | R$ 8.371,97 |
20 | R$ 352,50 | R$ 3.172,54 | R$ 1.762,52 | R$ 8.812,60 |
Obs.: O valor semestral, com base no número de créditos matriculados, será cobrado em um total de 5 (cinco) parcelas. A primeira parcela deverá ser paga antes da efetivação da matrícula, no Setor Financeiro Acadêmico. O valor cobrado será pela média de 4 créditos. Após a efetivação da matrícula, será feito o cálculo da semestralidade e a mesma será dividida em 5 parcelas. Havendo diferença de valor em relação a primeira já paga, este será ajustado na segunda ou terceira parcela, dependendo do mês de matrícula. Das parcelas restantes, a Universidade enviará documento bancário com vencimento no dia 15 de cada mês, para pagamento na rede bancária.
A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
No portal de matrículas, o aluno deverá procurar o conjunto Certificações de Estudos e selecionar as disciplinas para compor a sua grade de horários. As inscrições acontecem durante o período de matrículas.
Alunos de pós-graduação da PUCRS, alumni e diplomados de outras instituições também podem se inscrever. A inscrição deve ser realizada na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do campus, e está condicionada à disponibilidade de vagas.
Conheça todas as Certificações de Estudos oferecidas pelas escolas da PUCRS, escolha as opções disponíveis no processo de matrícula e complemente a sua formação.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024