Certificações de Estudos

Empreendedorismo

Duração

330 horas

Modalidade

Presencial

Periodo

Noite

O curso oportunizará que o aluno obtenha conhecimentos para:

  • Estimular o pensamento criativo;
  • Conhecer as características do empreendedor e desenvolver seu perfil empreendedor;
  • Identificar oportunidades de mercado para desenvolvimento de um novo negócio;
  • Articular a inserção do negócio no mercado.
  • Formação do Empreendedor

    Código 254CF-02 | 60 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Compreensão dos conceitos: empreendedorismo e empreendedor, empreendimento e empresa. Análise do contexto do empreendedorismo e da inovação. Caracterização do perfil empreendedor: motivação e liderança. Visão sobre a prática empreendedora e as ferramentas úteis ao empreendedor. Modelagem de Negócios: estudo das suas etapas, processos e elaboração.

  • Criatividade

    Código 254CG-02 | 60 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Importância e significado da inovação criativa para a sociedade e para o seu desenvolvimento pessoal. Técnicas estimuladoras do pensamento criativo. Fatores incentivadores e inibidores da criatividade.

  • Laboratório – Mercado e Modelagem de Negócios

    Código 254ET-04 | 60 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Pesquisa de Mercado. Análise do ambiente de modelo de negócios (contexto, direcionadores e restrições), planejamento e elaboração de modelo de negócio. Estudo de diferentes modelos de negócio já existentes e avaliação de modelos de negócio.

  • Laboratório – Prototipagem, Validação e Aceitação

    Código 254JP-04 | 30 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Prototipagem de conceitos e aceitação de ideias por meio de feedback de usuários. Testagem e validação das principais premissas de modelos de negócio na prática. Aplicação do ciclo Construir-Medir-Aprender, base do conceito da startup enxuta, com a utilização da construção de experimentos ou Produtos Mínimos Viáveis. Construção de hipóteses, definição de métricas para a validação de hipóteses, aplicação de testes para a validação das hipóteses, análise e apresentação de resultados. Fundamentos, conceituação e ferramentas para a prototipagem virtual, simulações e fabricação digital. Prototipagem rápida. Prototipagem de modelos de negócios e de serviços. Validação dos modelos de negócios a partir de um protótipo mais avançado.

  • Laboratório – Inserção

    Código 254FD-04 | 30 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Conceitos e princípios de negociação. O processo de negociação. Perspectiva sistêmica e modelo integrado de negociação. Variáveis básicas da negociação. Características e habilidades do negociador. Relações Interpessoais e a importância da comunicação para a negociação. Negociação empresarial. Ética na negociação. Negociação internacional.

  • Negociação e Conflitos

    Código 254FT-02 | 60 horas-aula | 1º e 2º semestre

    As fontes de conflitos nas organizações. A forma como os conflitos são percebidos e sentidos pelas pessoas. Estratégias adotadas para a administração dos conflitos. A negociação como uma estratégia colaborativa para a administração dos conflitos. Proteção do relacionamento durante o processo de negociação. Identificação dos reais interesses das partes envolvidas na negociação. Uso da criatividade para a geração de alternativas para obtenção de acordos. Adoção de critérios objetivos para o fechamento dos acordos na negociação. Superação das oposições da outra parte envolvida. Identificação das táticas traiçoeiras e truques na negociação.

  • Projeto Desafios: Inovação e Impacto Social

    Código 254PL-04 | 30 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Disciplina que oportuniza a interação de estudantes de diferentes áreas do conhecimento com ensino e aprendizagem baseados em desafios temáticos (e.g. qualidade de vida, mobilidade, inovação tecnológica). Reflexão e construção de propostas de soluções para problemas locais contextualizados em âmbito global. Exercícios de empatia, de colaboração, de trabalho em equipe, de comunicação, de criatividade e de solução de problemas, utilizando metodologias ativas e abordagens como o Design Thinking.

  • Gestão da Inovação

    Código 254AK-02 | 30 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Estratégia e cultura para a inovação. Processo de gestão da inovação. Gestão do conhecimento e capital humano para inovação. Ativos intangíveis, propriedade intelectual e formas de transferência de tecnologia. Ferramentas para a gestão da inovação. Gestão de portfólio de projetos inovadores. Indicadores de inovação e gestão da inovação. Estruturação de projetos para captação de recursos de fomento.

  • Laboratório Expansão

    Código 254EQ | 30 horas-aula | 1º e 2º semestre

    Expansão e diversificação de mercado. Estágios de crescimento dos negócios. Elaboração do planejamento estratégico para o crescimento dos negócios. Investigação das dificuldades e potencialidades das diferenças culturais em ambientes empresariais, sociais e culturais (problemática das diferenças, convívio com as diferenças, potenciais das diferenças, ressignificação da diferença). Choque cultural. Gestão de relacionamento (interpessoais e profissionais) em ambientes interculturais. Comunicação intercultural (processos psicológicos e info-comunicacionais).

Os créditos referentes às Certificações de Estudo serão cobrados junto com as demais mensalidades em 5 parcelas. O valor semestral do crédito adicional no ano de 2024 é de R$ 440,63.

Exemplo: Aluno matriculado em 20 créditos que requisitar mais 4 créditos das Certificações de Estudo efetuará os pagamentos da 2ª a 6ª parcela (totalizando 5), com o valor referente a 24 créditos, conforme tabela de valor de cada curso.

Os alunos diplomados que requisitarem matrícula em disciplinas da Certificação de Estudos ou em regime de Disciplinas Isoladas, nos meses de janeiro ou julho/2024, efetuarão o pagamento dos créditos matriculados conforme tabela abaixo, valores válidos para o ano de 2024.

Créditos 1ª parcela 2ª parcela 3ª, 4ª e 5ª parcela Valor semestral
2 R$ 352,50 R$ 0,00 R$ 176,26 R$ 881,28
3 R$ 352,50 R$ 176,22 R$ 264,39 R$ 1.321,89
4 R$ 352,50 R$ 352,52 R$ 352,50 R$ 1.762,52
5 R$ 352,50 R$ 528,76 R$ 440,63 R$ 2.203,15
6 R$ 352,50 R$ 705,00 R$ 528,76 R$ 2.643,78
7 R$ 352,50 R$ 881,24 R$ 616,89 R$ 3.084,41
8 R$ 352,50 R$ 1.057,48 R$ 705,02 R$ 3.525,04
9 R$ 352,50 R$ 1.233,75 R$ 793,14 R$ 3.965,67
10 R$ 352,50 R$ 1.410,02 R$ 881,26 R$ 4.406,30
11 R$ 352,50 R$ 1.586,26 R$ 969,39 R$ 4.846,93
12 R$ 352,50 R$ 1.762,47 R$ 1.057,53 R$ 5.287,56
13 R$ 352,50 R$ 1.938,77 R$ 1.145,64 R$ 5.728,19
14 R$ 352,50 R$ 2.114,95 R$ 1.233,79 R$ 6.168,82
15 R$ 352,50 R$ 2.291,25 R$ 1.321,90 R$ 6.609,45
16 R$ 352,50 R$ 2.467,52 R$ 1.410,02 R$ 7.050,08
17 R$ 352,50 R$ 2.643,76 R$ 1.498,15 R$ 7.490,71
18 R$ 352,50 R$ 2.820,03 R$ 1.586,27 R$ 7.931,34
19 R$ 352,50 R$ 2.996,24 R$ 1.674,41 R$ 8.371,97
20 R$ 352,50 R$ 3.172,54 R$ 1.762,52 R$ 8.812,60

Obs.: O valor semestral, com base no número de créditos matriculados, será cobrado em um total de 5 (cinco) parcelas. A primeira parcela deverá ser paga antes da efetivação da matrícula, no Setor Financeiro Acadêmico. O valor cobrado será pela média de 4 créditos. Após a efetivação da matrícula, será feito o cálculo da semestralidade e a mesma será dividida em 5 parcelas. Havendo diferença de valor em relação a primeira já paga, este será ajustado na segunda ou terceira parcela, dependendo do mês de matrícula. Das parcelas restantes, a Universidade enviará documento bancário com vencimento no dia 15 de cada mês, para pagamento na rede bancária.

 

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM

A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

Veja todas as notícias
Veja todas as notícias