O curso oportunizará que o aluno obtenha conhecimentos para:
Compreensão dos conceitos: empreendedorismo e empreendedor, empreendimento e empresa. Análise do contexto do empreendedorismo e da inovação. Caracterização do perfil empreendedor: motivação e liderança. Visão sobre a prática empreendedora e as ferramentas úteis ao empreendedor. Modelagem de Negócios: estudo das suas etapas, processos e elaboração.
Importância e significado da inovação criativa para a sociedade e para o seu desenvolvimento pessoal. Técnicas estimuladoras do pensamento criativo. Fatores incentivadores e inibidores da criatividade.
Pesquisa de Mercado. Análise do ambiente de modelo de negócios (contexto, direcionadores e restrições), planejamento e elaboração de modelo de negócio. Estudo de diferentes modelos de negócio já existentes e avaliação de modelos de negócio.
Prototipagem de conceitos e aceitação de ideias por meio de feedback de usuários. Testagem e validação das principais premissas de modelos de negócio na prática. Aplicação do ciclo Construir-Medir-Aprender, base do conceito da startup enxuta, com a utilização da construção de experimentos ou Produtos Mínimos Viáveis. Construção de hipóteses, definição de métricas para a validação de hipóteses, aplicação de testes para a validação das hipóteses, análise e apresentação de resultados. Fundamentos, conceituação e ferramentas para a prototipagem virtual, simulações e fabricação digital. Prototipagem rápida. Prototipagem de modelos de negócios e de serviços. Validação dos modelos de negócios a partir de um protótipo mais avançado.
Conceitos e princípios de negociação. O processo de negociação. Perspectiva sistêmica e modelo integrado de negociação. Variáveis básicas da negociação. Características e habilidades do negociador. Relações Interpessoais e a importância da comunicação para a negociação. Negociação empresarial. Ética na negociação. Negociação internacional.
As fontes de conflitos nas organizações. A forma como os conflitos são percebidos e sentidos pelas pessoas. Estratégias adotadas para a administração dos conflitos. A negociação como uma estratégia colaborativa para a administração dos conflitos. Proteção do relacionamento durante o processo de negociação. Identificação dos reais interesses das partes envolvidas na negociação. Uso da criatividade para a geração de alternativas para obtenção de acordos. Adoção de critérios objetivos para o fechamento dos acordos na negociação. Superação das oposições da outra parte envolvida. Identificação das táticas traiçoeiras e truques na negociação.
Disciplina que oportuniza a interação de estudantes de diferentes áreas do conhecimento com ensino e aprendizagem baseados em desafios temáticos (e.g. qualidade de vida, mobilidade, inovação tecnológica). Reflexão e construção de propostas de soluções para problemas locais contextualizados em âmbito global. Exercícios de empatia, de colaboração, de trabalho em equipe, de comunicação, de criatividade e de solução de problemas, utilizando metodologias ativas e abordagens como o Design Thinking.
Estratégia e cultura para a inovação. Processo de gestão da inovação. Gestão do conhecimento e capital humano para inovação. Ativos intangíveis, propriedade intelectual e formas de transferência de tecnologia. Ferramentas para a gestão da inovação. Gestão de portfólio de projetos inovadores. Indicadores de inovação e gestão da inovação. Estruturação de projetos para captação de recursos de fomento.
Expansão e diversificação de mercado. Estágios de crescimento dos negócios. Elaboração do planejamento estratégico para o crescimento dos negócios. Investigação das dificuldades e potencialidades das diferenças culturais em ambientes empresariais, sociais e culturais (problemática das diferenças, convívio com as diferenças, potenciais das diferenças, ressignificação da diferença). Choque cultural. Gestão de relacionamento (interpessoais e profissionais) em ambientes interculturais. Comunicação intercultural (processos psicológicos e info-comunicacionais).
Os créditos referentes às Certificações de Estudo serão cobrados junto com as demais mensalidades em 5 parcelas. O valor semestral do crédito adicional no ano de 2024 é de R$ 440,63.
Exemplo: Aluno matriculado em 20 créditos que requisitar mais 4 créditos das Certificações de Estudo efetuará os pagamentos da 2ª a 6ª parcela (totalizando 5), com o valor referente a 24 créditos, conforme tabela de valor de cada curso.
Os alunos diplomados que requisitarem matrícula em disciplinas da Certificação de Estudos ou em regime de Disciplinas Isoladas, nos meses de janeiro ou julho/2024, efetuarão o pagamento dos créditos matriculados conforme tabela abaixo, valores válidos para o ano de 2024.
Créditos | 1ª parcela | 2ª parcela | 3ª, 4ª e 5ª parcela | Valor semestral |
---|---|---|---|---|
2 | R$ 352,50 | R$ 0,00 | R$ 176,26 | R$ 881,28 |
3 | R$ 352,50 | R$ 176,22 | R$ 264,39 | R$ 1.321,89 |
4 | R$ 352,50 | R$ 352,52 | R$ 352,50 | R$ 1.762,52 |
5 | R$ 352,50 | R$ 528,76 | R$ 440,63 | R$ 2.203,15 |
6 | R$ 352,50 | R$ 705,00 | R$ 528,76 | R$ 2.643,78 |
7 | R$ 352,50 | R$ 881,24 | R$ 616,89 | R$ 3.084,41 |
8 | R$ 352,50 | R$ 1.057,48 | R$ 705,02 | R$ 3.525,04 |
9 | R$ 352,50 | R$ 1.233,75 | R$ 793,14 | R$ 3.965,67 |
10 | R$ 352,50 | R$ 1.410,02 | R$ 881,26 | R$ 4.406,30 |
11 | R$ 352,50 | R$ 1.586,26 | R$ 969,39 | R$ 4.846,93 |
12 | R$ 352,50 | R$ 1.762,47 | R$ 1.057,53 | R$ 5.287,56 |
13 | R$ 352,50 | R$ 1.938,77 | R$ 1.145,64 | R$ 5.728,19 |
14 | R$ 352,50 | R$ 2.114,95 | R$ 1.233,79 | R$ 6.168,82 |
15 | R$ 352,50 | R$ 2.291,25 | R$ 1.321,90 | R$ 6.609,45 |
16 | R$ 352,50 | R$ 2.467,52 | R$ 1.410,02 | R$ 7.050,08 |
17 | R$ 352,50 | R$ 2.643,76 | R$ 1.498,15 | R$ 7.490,71 |
18 | R$ 352,50 | R$ 2.820,03 | R$ 1.586,27 | R$ 7.931,34 |
19 | R$ 352,50 | R$ 2.996,24 | R$ 1.674,41 | R$ 8.371,97 |
20 | R$ 352,50 | R$ 3.172,54 | R$ 1.762,52 | R$ 8.812,60 |
Obs.: O valor semestral, com base no número de créditos matriculados, será cobrado em um total de 5 (cinco) parcelas. A primeira parcela deverá ser paga antes da efetivação da matrícula, no Setor Financeiro Acadêmico. O valor cobrado será pela média de 4 créditos. Após a efetivação da matrícula, será feito o cálculo da semestralidade e a mesma será dividida em 5 parcelas. Havendo diferença de valor em relação a primeira já paga, este será ajustado na segunda ou terceira parcela, dependendo do mês de matrícula. Das parcelas restantes, a Universidade enviará documento bancário com vencimento no dia 15 de cada mês, para pagamento na rede bancária.
A Escola de Negócios possui diversos espaços de aprendizagem para o desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
No portal de matrículas, o aluno deverá procurar o conjunto Certificações de Estudos e selecionar as disciplinas para compor a sua grade de horários. As inscrições acontecem durante o período de matrículas.
Alunos de pós-graduação da PUCRS, alumni e diplomados de outras instituições também podem se inscrever. A inscrição deve ser realizada na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do campus, e está condicionada à disponibilidade de vagas.
Conheça todas as Certificações de Estudos oferecidas pelas escolas da PUCRS, escolha as opções disponíveis no processo de matrícula e complemente a sua formação.
Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais
sexta-feira, 20 de dezembro | 2024