A abordagem estratégica da comunicação tem sido cada vez mais apropriada no contexto das organizações – públicas, privadas e do terceiro setor – de forma a promover e privilegiar um maior entendimento entre os sujeitos e a intermediação de ideias, produtos, serviços. Não obstante, o cenário contemporâneo propõe complexos desafios para a comunicação nas dimensões estratégica, cultural e humana, que demandam profissionais com olhar crítico e reflexivo, que de fato percebam a comunicação no seu aspecto global, para além da produção de canais e de mídias. Portanto, a Certificação de Estudos EM Comunicação Organizacional tem como objetivos desenvolver competências e habilidades para analisar cenários organizacionais; e proporcionar fundamentos e reflexões para pensar e planejar a Comunicação Organizacional de forma dialógica e integrada, com ênfase em suas distintas modalidades – Administrativa, Interna, Institucional e Mercadológica.
Visão geral da comunicação mercadológica, ambiente, regulamentação e ética. Comunicação integrada de Marketing na perspectiva do cliente: posicionamento, comunicação e persuasão. Gerenciamento do composto de comunicação.
Abordagem conceitual de gestão de marca e dos processos de comunicação mercadológica, orientados pela perspectiva de posicionamento. Aproximação às práticas de mercado e a parâmetros éticos, a partir da compreensão do conjunto de possibilidades que envolve estas temáticas.
Conceito de públicos em Comunicação Organizacional e Relações Públicas. Caracterização dos públicos como componentes do sistema social organização-públicos. Estudo de questões sobre os públicos de interesse e as suas atuações nos fenômenos de relacionamento nas organizações. Mapeamento de públicos.
O processo comunicacional nas e das organizações. Rede, fluxos e canais. Modelos e perspectivas da comunicação organizacional. As estratégias comunicacionais. A comunicação como ferramenta estratégica.
Estudo da cultura de informação e da cultura de comunicação. Reflexão sobre a comunicação administrativa nos processos de gestão. Análise das imprecisões conceituais entre comunicação administrativa e comunicação interna. Abordagem da humanização como fundamento da comunicação interna.
Estudo da comunicação institucional na perspectiva organizacional. Abordagem de reputação, de imagem e de identidade como fundamentos da comunicação institucional. Interfaces entre missão, visão, valores e públicos organizacionais. Discussão de ouvidoria institucional. Análise de ações e práticas de comunicação institucional.
Os créditos referentes às Certificações de Estudo serão cobrados junto com as demais mensalidades em 5 parcelas. O valor semestral do crédito adicional no ano de 2024 é de R$ 440,63.
Exemplo: Aluno matriculado em 20 créditos que requisitar mais 4 créditos das Certificações de Estudo efetuará os pagamentos da 2ª a 6ª parcela (totalizando 5), com o valor referente a 24 créditos, conforme tabela de valor de cada curso.
Os alunos diplomados que requisitarem matrícula em disciplinas da Certificação de Estudos ou em regime de Disciplinas Isoladas, nos meses de janeiro ou julho/2024, efetuarão o pagamento dos créditos matriculados conforme tabela abaixo, valores válidos para o ano de 2024.
Créditos | 1ª parcela | 2ª parcela | 3ª, 4ª e 5ª parcela | Valor semestral |
---|---|---|---|---|
2 | R$ 352,50 | R$ 0,00 | R$ 176,26 | R$ 881,28 |
3 | R$ 352,50 | R$ 176,22 | R$ 264,39 | R$ 1.321,89 |
4 | R$ 352,50 | R$ 352,52 | R$ 352,50 | R$ 1.762,52 |
5 | R$ 352,50 | R$ 528,76 | R$ 440,63 | R$ 2.203,15 |
6 | R$ 352,50 | R$ 705,00 | R$ 528,76 | R$ 2.643,78 |
7 | R$ 352,50 | R$ 881,24 | R$ 616,89 | R$ 3.084,41 |
8 | R$ 352,50 | R$ 1.057,48 | R$ 705,02 | R$ 3.525,04 |
9 | R$ 352,50 | R$ 1.233,75 | R$ 793,14 | R$ 3.965,67 |
10 | R$ 352,50 | R$ 1.410,02 | R$ 881,26 | R$ 4.406,30 |
11 | R$ 352,50 | R$ 1.586,26 | R$ 969,39 | R$ 4.846,93 |
12 | R$ 352,50 | R$ 1.762,47 | R$ 1.057,53 | R$ 5.287,56 |
13 | R$ 352,50 | R$ 1.938,77 | R$ 1.145,64 | R$ 5.728,19 |
14 | R$ 352,50 | R$ 2.114,95 | R$ 1.233,79 | R$ 6.168,82 |
15 | R$ 352,50 | R$ 2.291,25 | R$ 1.321,90 | R$ 6.609,45 |
16 | R$ 352,50 | R$ 2.467,52 | R$ 1.410,02 | R$ 7.050,08 |
17 | R$ 352,50 | R$ 2.643,76 | R$ 1.498,15 | R$ 7.490,71 |
18 | R$ 352,50 | R$ 2.820,03 | R$ 1.586,27 | R$ 7.931,34 |
19 | R$ 352,50 | R$ 2.996,24 | R$ 1.674,41 | R$ 8.371,97 |
20 | R$ 352,50 | R$ 3.172,54 | R$ 1.762,52 | R$ 8.812,60 |
Obs.: O valor semestral, com base no número de créditos matriculados, será cobrado em um total de 5 (cinco) parcelas. A primeira parcela deverá ser paga antes da efetivação da matrícula, no Setor Financeiro Acadêmico. O valor cobrado será pela média de 4 créditos. Após a efetivação da matrícula, será feito o cálculo da semestralidade e a mesma será dividida em 5 parcelas. Havendo diferença de valor em relação a primeira já paga, este será ajustado na segunda ou terceira parcela, dependendo do mês de matrícula. Das parcelas restantes, a Universidade enviará documento bancário com vencimento no dia 15 de cada mês, para pagamento na rede bancária.
Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.
No portal de matrículas, o aluno deverá procurar o conjunto Certificações de Estudos e selecionar as disciplinas para compor a sua grade de horários. As inscrições acontecem durante o período de matrículas.
Alunos de pós-graduação da PUCRS, alumni e diplomados de outras instituições também podem se inscrever. A inscrição deve ser realizada na Central de Atendimento ao Aluno, no prédio 15 do campus, e está condicionada à disponibilidade de vagas.
Conheça todas as Certificações de Estudos oferecidas pelas escolas da PUCRS, escolha as opções disponíveis no processo de matrícula e complemente a sua formação.
O profissional da área pode escolher entre diversas especialidades, que vão desde o trabalho em drogarias até a atuação em indústrias de medicamentos para animais
segunda-feira, 18 de novembro | 2024