Certificação

Realidade Aumentada: do Conceito à Prática

Duração

12 horas-aula

Modalidade

Online ao vivo

Periodo

Noite

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas. O plano do curso e das aulas e demais atividades serão disponibilizadas via plataforma Moodle PUCRS, na qual todos os alunos matriculados terão acesso e estarão vinculados na turma de seu curso.

Objetivos

O curso Realidade Aumentada para Redes Sociais: do Conceito à Prática visa proporcionar uma compreensão abrangente da Realidade Aumentada (RA) e desenvolver habilidades práticas para projetos em TikTok, Instagram e Snapchat. Ao longo de quatro aulas, serão explorados tipos de RA, seu uso em diversos setores, casos de estudo, oportunidades de remuneração, anúncios em RA, softwares e IA para criação de assets que serão implementados nos softwares Spark AR, Effect House, Lens Studio e Lens Studio 5.0. Os alunos aprenderão a criar efeitos para cada plataforma e estarão aptos a explorar as crescentes oportunidades profissionais dessa área cada vez mais relevante e presente em nossas vidas.

Público-Alvo

Alunos, profissionais e curiosos que se interessam por design, comunicação, jogos, 3D, marketing digital, inovação, e novas tecnologias.

  • Conceitos gerais

    • O que é Realidade Aumentada (diferenças entre VR/AR/MR);
    • Tipos de RA (Apps, Social AR, WebAR);
    • Tipos de Social AR (Instagram (Spark AR), Snapchat(Lens Studio), Tiktok(Effect House) (possibilidades e limitações em cada software, diferenças e oportunidades em cada rede);
    • Diferença entre projetos em tempo real e projetos renderizados. (realidade aumentada é sempre pensada para tempo real);
    • Uso de social AR em diferentes segmentos (eventos/instalações, comunicação, jogos, moda, comércio, marketing, entre outros);
    • Oportunidades de remuneração (Concursos, hackathons, monetização pelas plataformas de redes sociais, marcas, empresas);
    • Funcionamento de AR ads em cada rede e estratégias para um melhor engajamento.
  • Desenvolvimento de Assets

    • Case Studies (análise de efeitos de RA);
    • Especificações de assets para cada software de desenvolvimento de Social AR
      (tamanho dos assets, tipos de arquivos permitidos para videos, imagens, animação e áudio, etc);
    • Conceitos técnicos gerais de RA (interações, trackers, materiais, texturas, shaders, interações);
    • Moodboards e planejamento da experiência;
    • Conceitos: Onde encontrar assets para comprar ou baixar de forma gratuita (e o que analisar;
    • Prática: Como criar assets utilizando programas (blender e photoshop, after effects);
    • Prática: Utilizando IA para criação de referências/moodboards e assets de imagem, texto e áudio.
  • Conteúdos focados nos softwares de desenvolvimento de efeitos RA de cada rede social

    • Instalação do programa;
    • Interface;
    • Importação de assets (e como controlar o tamanho do seu efeito);
    • Materiais, texturas e blend modes;
    • Interações;
    • Animação dentro do software;
    • Shaders/post-processing;
    • Desenvolvimento de um projeto passo a passo demonstrando as capacidades mostradas a cima;
    • Testes e publicação;
      – Prática: Spark AR (Software de desenvolvimento de RA para Instagram e Facebook);
      – Prática: Effect House (Software de desenvolvimento de RA para Tiktok)
    • Prática: IA dentro do Effect House;
    • Prática: Lens Studio (Software de desenvolvimento de RA para Snapchat);
    • Prática: IA dentro do Effect House;
    • Prática: Lens Studio 5.0 (Software de desenvolvimento de RA para Snapchat que
      está em versão Beta e possui diversas ferramentas de inteligência artificial, até mesmo integração com chatGPT que será um dos projetos apresentados passo a
      passo para os alunos).
  • Ministrante

    Sara Ramos De Ávila 

  • Coordenação

    Prof. Mª Guilherme Parolin

  • Público geral

    Público Valor Valor

    Até 05/07/2024

    De 06/07/2024 a 16/07/2024

    Estudantes com 60 anos ou mais
    R$ 261,00
    R$ 287,00
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    R$ 293,00
    R$ 323,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    R$ 301,00
    R$ 332,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    R$ 310,00
    R$ 341,00
    Público Geral
    R$ 327,00
    R$ 360,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor Valor

    Até 05/07/2024

    De 06/07/2024 a 16/07/2024

    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    R$ 163,00
    R$ 179,00
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    R$ 261,00
    R$ 287,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    R$ 261,00
    R$ 287,00
    PUCRS Alumni
    R$ 287,00
    R$ 315,00
    Alunos PUCRS
    R$ 287,00
    R$ 315,00
    Certificados pela PUCRS
    R$ 293,00
    R$ 323,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor Valor

    Até 05/07/2024

    De 06/07/2024 a 16/07/2024

    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    R$ 261,00
    R$ 287,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    R$ 261,00
    R$ 287,00
    Empresas Conveniadas
    R$ 293,00
    R$ 323,00

Pagamento

Você pode realizar o pagamento do curso à vista ou em parcelas, tanto com boleto bancário quanto cartão de crédito das bandeiras Visa ou Mastercard.

O valor bem como o número de parcelas vai depender da antecipação da inscrição.

A PUCRS oferece valores diferenciados para todos os cursos de Idiomas com inscrições antecipadas, além de uma política para concessão de valores específicos para determinados públicos.

Verifique na página do seu curso se você se enquadra em alguma categoria de público com valor diferenciado no momento da sua inscrição.

Funcionários de empresas conveniadas devem enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

WhatsApp