Certificação

Marcas: Metodologias e Práticas para Naming

Duração

9 horas-aula

Modalidade

Online ao vivo

Periodo

Noite

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

O curso Marcas: Metodologias e Práticas para Naming convida os alunos a refletirem sobre o impacto dos nomes de marcas no marketing, conhecerão seu propósito e conceitos básicos, entrarão em contato com ferramentas e realizarão exercícios práticos. No final do curso, o aluno estará apto a identificar as necessidades de um projeto de naming, a elaborar estratégias de criação, a refletir criticamente sobre as marcas no geral, e tomar decisões mais acertadas a respeito desse assunto.

Público-Alvo

Alunos das áreas de comunicação, letras ou administração que queiram investir profissionalmente nesse ramo, profissionais do marketing que queiram expandir seus conhecimentos e empreendedores ou futuros empreendedores que queiram criar sua marca.

  • Estudos de caso de naming no geral, tanto entre empresas quanto na divulgação científica

    • O que é naming?;
    • Casos de naming;
    • O que faz um bom nome de marca?;
    • Sopa de Frango da Vovó;
    • Impacto em toda a empresa, no público e em parceiros;
    • Quando o naming pode ser usado?;
    • Geral;
    • Divulgação científica;
    • Commodities – Liquid Death (exemplo);
    • Literatura, arte, jogos.
  • Os 6 Elementos Básicos dos Nomes de Marca

    •  Posicionamento – exploração do conceito de posicionamento de marca e como transmitir essa mensagem através do nome, perceber marcas que fazem isso de forma efetiva;
    • Diferenciação de mercado – exposição sobre os perigos de parecer igual, viver na sombra dos outros. Convite a refletr sobre o que significa ser diferente x dizer que é diferente.;
    • Pronúncia + Sonoridade + Aparência – Três elementos super próximos. Abordagem dos diversos aspectos dos elementos, como facilidade de pronúncia, pensar no público algo e como há prefixos, radicais e sufixos que são mais usados em certos contextos, por isso soam algo específico. Por exemplo, o anjo bíblico Metatron que soa como robô ou o sorvete Haagen-Däzs que soa nórdico, mesmo não sendo. Logo, vamos à discussão de como essas características transmitem sentido e sobre os conceitos da psicolinguística chamados Efeito Kiki-Bouba e Efeito Dorian Grey;
    • Possibilidade de registro – Apresentação do INPI, do sistema e sobre como se avalia as chances, mas que deixarei para discutir melhor durante os exercícios de criação de marcas.
  • Alguns Elementos Compostos do Naming

    • Construção dourada;
    • Domínio virtual exato – como funciona, desafios, quando é importante e quando é dispensável;
    • Ferramentas de criação;
    • Mapa mental;
    • Peças de scrabble;
    • Wordoid;
    • Dicionários;
    • Dicionários Reversos;
    • Glossários no geral;
    • Glossários ilustrados, ultra específicos;
    • Charts;
    • Wordnik;
    •  ChatGPT;
    • Dicionários bilíngues;
    •  Dicionários analógicos;
    • Imersão no projeto;
    • Convite para pensarem em ferramentas;
    • Características e necessidades específicas de alguns segmentos, como:
      – Setor alimentício (Restaurantes etc);
      – Moda.
      – Apresentação de estudos de caso da Nitrogênio, inclusive da própria Nitrogênio.
  • Ministrante

    João Pedro Brutschin Severo 

  • Coordenação

    Prof. Mª Guilherme Parolin

  • Público geral

    Público Valor Valor

    Até 05/07/2024

    De 06/07/2024 a 16/07/2024

    Estudantes com 60 anos ou mais
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    R$ 220,00
    R$ 242,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    R$ 226,00
    R$ 249,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    R$ 232,00
    R$ 255,00
    Público Geral
    R$ 245,00
    R$ 270,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor Valor

    Até 05/07/2024

    De 06/07/2024 a 16/07/2024

    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    R$ 122,00
    R$ 134,00
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    PUCRS Alumni
    R$ 215,00
    R$ 237,00
    Alunos PUCRS
    R$ 215,00
    R$ 237,00
    Certificados pela PUCRS
    R$ 220,00
    R$ 242,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor Valor

    Até 05/07/2024

    De 06/07/2024 a 16/07/2024

    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    Empresas Conveniadas
    R$ 220,00
    R$ 242,00

Pagamento

Você pode realizar o pagamento do curso à vista ou em parcelas, tanto com boleto bancário quanto cartão de crédito das bandeiras Visa ou Mastercard.

O valor bem como o número de parcelas vai depender da antecipação da inscrição.

A PUCRS oferece valores diferenciados para todos os cursos de Idiomas com inscrições antecipadas, além de uma política para concessão de valores específicos para determinados públicos.

Verifique na página do seu curso se você se enquadra em alguma categoria de público com valor diferenciado no momento da sua inscrição.

Funcionários de empresas conveniadas devem enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

NOTÍCIAS

Não perca nada do que está acontecendo e acompanhe todas as notícias da Universidade e fique por dentro!

WhatsApp