Certificação

Estratégias de Produto para Jornalismo

Duração

9 horas-aula

Modalidade

Online ao vivo

Periodo

Noite

Sobre as aulas

Modalidade online ao vivo, aulas que ocorrem por meio de encontros via Zoom (aplicativo que pode ser acessado pelo computador e/ou celular), com interações em tempo real entre professores e estudantes. A presença será obrigatória, sendo realizada chamada em todas as aulas.

Objetivos

O chamado product thinking (ou visão de produto) é uma metodologia cuja adoção se espalha pelas redações jornalísticas (e iniciativas de comunicação) mundo afora a partir da possibilidade de distribuição de notícias na Internet através de diversas plataformas diferentes. O curso Estratégias de Produto para o Jornalismo pretende oferecer ao aluno conhecimentos e ferramentas para a criação de novos produtos jornalísticos assim como a adaptação de produtos já existentes. No curso, o aluno vai entender os pilares do product thinking e aprender como aplicá-lo em sua organização, seja ela pequena ou grande. Também entenderá como angariar apoio na defesa da mentalidade de produto e como comunicar estratégias de maneira efetiva.

Público-Alvo

Jornalistas, criadores de conteúdo, gestores de redes sociais, comunicadores, empreendedores, gerentes de produto e designers UX/UI que buscam uma mentalidade de produto em suas rotinas se beneficiarão do curso.

Introdução

  • Conceitos: o que é produto? o que é visão de produto?;
  • Particularidades da visão de produto para a produção de conteúdo em comparação com outras indústrias;
  • Características que ajudam e atrapalham um profissional de comunicação a se tornar uma pessoa de produto;
  • Estudo de caso.

Visão de produto para produtos que já existem

  • Diagnóstico: o produto está sendo entregue? Como? Quem está participando do processo?;
  • Exercício: template da estratégia de produto;
  • Métodos ágeis para criação e otimização de processos;
  • Como elaborar um roadmap de melhorias;
  • Avaliação de desempenho: o que não é medido não pode ser melhorado.

Visão de produto para novos produtos

  • Prospecção de novas ideias a partir de problemas;
  • Como conhecer sua audiência;
  • Priorização; montagem de equipes multidisciplinares;
  • Debate: criar produtos para trazer dinheiro imediato ou que se sustentem no longo prazo?;
  • Documentar para melhorar;
  • Estudo de caso.
  • Ministrante

    Giuliander Carpes

     

  • Coordenação

    Prof. Mª. Guilherme Parolin

  • Público geral

    Público Valor Valor

    Até 04/07/2024

    De 05/07/2024 a 15/07/2024

    Estudantes com 60 anos ou mais
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    Grupo de 20 ou mais pessoas
    R$ 220,00
    R$ 242,00
    Grupos de 10 a 19 pessoas
    R$ 226,00
    R$ 249,00
    Grupos de 5 a 9 pessoas
    R$ 232,00
    R$ 255,00
    Público Geral
    R$ 245,00
    R$ 270,00
  • Comunidade PUCRS

    Público Valor Valor

    Até 04/07/2024

    De 05/07/2024 a 15/07/2024

    Funcionários PUCRS, HSL, InsCer, Centro Clínico e Fijo
    R$ 122,00
    R$ 134,00
    Professores e Técnicos Administrativos da Rede Marista
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    Funcionários de Empresas do Tecnopuc
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    PUCRS Alumni
    R$ 215,00
    R$ 237,00
    Alunos PUCRS
    R$ 215,00
    R$ 237,00
    Certificados pela PUCRS
    R$ 220,00
    R$ 242,00
  • Parcerias e convênios

    Público Valor Valor

    Até 04/07/2024

    De 05/07/2024 a 15/07/2024

    Funcionários da Caixa Econômica Federal
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    Servidores públicos do RS e seus dependentes (cônjuge, companheiro(a), ascendentes e descendentes até segundo grau)
    R$ 195,00
    R$ 215,00
    Empresas Conveniadas
    R$ 220,00
    R$ 242,00

Pagamento

Você pode realizar o pagamento do curso à vista ou em parcelas, tanto com boleto bancário quanto cartão de crédito das bandeiras Visa ou Mastercard.

O valor bem como o número de parcelas vai depender da antecipação da inscrição.

A PUCRS oferece valores diferenciados para todos os cursos de Idiomas com inscrições antecipadas, além de uma política para concessão de valores específicos para determinados públicos.

Verifique na página do seu curso se você se enquadra em alguma categoria de público com valor diferenciado no momento da sua inscrição.

Funcionários de empresas conveniadas devem enviar o comprovante de vínculo com a empresa conveniada para o e-mail: [email protected]

ESPAÇOS DE APRENDIZAGEM DA ESCOLA

Diversos espaços para desenvolvimento de atividades práticas, que complementam a teoria desenvolvida em sala de aula e preparam para o dia a dia do mercado.

NOTÍCIAS

Institucional

EdiPUCRS expande portfólio e lança novas soluções editoriais para 2025  

Editora consolida posicionamento de hub de serviços editoriais e culturais 

sexta-feira, 20 de dezembro | 2024
Leia mais
Institucional

Hospital São Lucas e Escola Politécnica finalizam terceiro ano do Programa de Desenvolvimento de Lideranças 

sexta-feira, 20 de dezembro | 2024
Leia mais
Institucional

Observatório Juventudes PUCRS/Rede Marista lança seu novo site institucional 

sexta-feira, 20 de dezembro | 2024
Leia mais
Serviços

Recesso PUCRS: confira o cronograma de fim de ano da Universidade 

sexta-feira, 20 de dezembro | 2024
Leia mais
Ensino

Gastronomia: descubra tudo sobre essa profissão que não se limita à cozinha e ao preparo de alimentos 

sexta-feira, 20 de dezembro | 2024
Leia mais
Ensino

Veja o passo a passo para fazer a sua rematrícula na PUCRS 

sexta-feira, 20 de dezembro | 2024
Leia mais

WhatsApp

Podemos lhe ajudar?