Institucional

Vice-reitor da PUCRS realiza visita a duas instituições de educação superior na América Latina

sexta-feira, 23 de junho | 2023

Ir. Manuir Mentges visitou a Universidade Marcelino Champagnat para encontro com as lideranças da Universidade. / Foto: Divulgação

O vice-reitor da PUCRS, Ir. Manuir Mentges, realizou, na última semana, uma visita a duas importantes instituições: a Pontifícia Universidade Católica do Chile, em Santiago, e a Universidade Marcelino Champagnat, localizada em Lima, no Peru, com a qual a PUCRS mantém uma relação de colaboração mútua há muitos anos. Nesta última, participou da cerimônia de outorga Doutor Honoris Causa póstuma do Ir. Marino Latorre Ariño, liderança marista que teve fundamental contribuição intelectual e pedagógica em áreas como Educação e Psicologia, especialmente nos últimos 20 anos.   

A celebração contou com a participação do reitor da Universidade Marcelino Champagnat, Marcial Colonia Valenzuela, do vice-reitor, Pablo González franco, do decano César Serna, e da diretora da Escola de Pós-graduação, Mónica Del Águila Chávez, além do Ir. Manuir José Mentges, que participou como convidado especial – por sua posição aqui na Universidade e amizade com o Ir. Marino.    

“O Ir. Marino foi um grande educador marista, que contribuiu muito com inúmeras obras, livros e artigos, estando presente várias vezes na PUCRS como palestrante no programa de pós-graduação em Educação”, explica o vice-reitor da PUCRS. Ele veio a falecer em janeiro deste ano, deixando como legado sua vasta obra acadêmica e, em especial, o testemunho de um educador encantado pela ciência”, destaca.  

O vice-reitor da PUCRS relembrou o rigor acadêmico, a integridade e o compromisso de Ir. Marino com o trabalho por uma educação e um mundo melhor. “Ele viveu de forma integral. Acreditava no processo educacional, quando afirmava que ‘nossa proposta educativa universitária é uma aposta por educar na união do coração e da razão’, pois como afirmou Champagnat, para bem educar é preciso amar, e educar é sempre e fundamentalmente uma tarefa do coração”, pontua Ir. Manuir.  

Em Lima, no Peru, o vice-reitor também visitou unidades educativas de educação básica e unidades sociais. Na Universidade Marcelino Champagnat, foi realizada uma reunião com as lideranças da Universidade, buscando mapear possíveis linhas comuns para contribuições.   

Visita à PUC Chile tratou de temas como inclusão e diversidade 

Durante a visita à Pontifícia Universidade Católica do Chile, o objetivo foi conhecer as boas práticas da instituição em relação a temáticas de inclusão e diversidade – sendo esses direcionadores estratégicos da PUCRS.  

“Também aprofundamos outros temas com os quais vamos renovar nosso convênio em áreas de ensino e pesquisa, com enfoque nas áreas de saúde e tecnologias. Como instituições católicas, assumimos o compromisso com a excelência acadêmica e com a formação integral de nossos estudantes, sendo a visita oportuna para compartilhar boas experiências e fortalecer nossas relações e ações conjuntas”, finaliza.

Leia também: Reitor da PUCRS participa de evento sobre liderança nas Universidades Católicas, na República Dominicana

Mais recentes