Universidade recebe físico italiano Carlo Rovelli

quinta-feira, 11 de maio | 2017

Fronteiras do Pensamento/Divulgação

Na próxima segunda-feira, 15 de maio, a PUCRS recebe o físico e teórico italiano Carlo Rovelli, um dos pioneiros na pesquisa sobre gravidade quântica, para um bate-papo com alunos de pós-graduação (Stricto e Lato Sensu). Os interessados em participar da atividade precisam responder à lista de interesse que será divulgada via Facebook da PUCRS, nesta quinta-feira. Os primeiros 30 estudantes inscritos, além de participarem da conversa com Rovelli, concorrerão a dez ingressos para a conferência do Fronteiras do Pensamento que ocorre também no dia 15, à noite, no Salão de Atos da UFRGS.

CIVILIZAÇÃO EM DEBATE

Com o tema Civilização – a sociedade e seus valores, a nova temporada do Fronteiras do Pensamento traz a Porto Alegre, entre maio e dezembro, nove conferencistas internacionalmente reconhecidos para abordar a busca por reconstrução, consciência e resgate de valores.

Professores e técnicos administrativos da PUCRS e da Rede Marista têm direito a 50% de desconto no pacote de ingressos, mediante código a ser solicitado pelo e-mail [email protected] ou telefone (51) 4020-2050. A aquisição das entradas pode ser feita neste link ou em um dos pontos de venda físicos, com apresentação do crachá. Estudantes têm direito a meia-entrada conforme legislação.

SOBRE CARLO ROVELLI

O italiano Carlo Rovelli é um dos pioneiros na pesquisa sobre gravidade quântica. Graduado em Física pela Universidade de Bolonha, com doutorado e pós-doutorado pela Universidade de Pádua, é professor na Universidade Aix-Marseille e diretor do grupo de pesquisa do Centro de Física Teórica de Luminy, em Marseille na França. Tornou-se conhecido ao publicar Sete breves lições de física, best-seller que explica o universo com textos e abordagem acessíveis.

Foi um dos criadores da Teoria da Gravidade Quântica em Loop, também conhecida como gravidade em loop. É uma teoria de espaço-tempo que propõe reconciliar as incompatibilidades teóricas da Mecânica Quântica e da Relatividade Geral. Por seus estudos, foi agraciado com honrarias internacionais na área científica. É membro da Academia Internacional de Filosofia das Ciências.