Transformar o conhecimento de excelência produzido dentro da Universidade em soluções para a sociedade fazem parte da nossa missão. Por isso, nessa quarta-feira, 21 de fevereiro, a PUCRS e mais sete instituições de ensino superior do Rio Grande do Sul assinaram um termo de cooperação com o Governo do Estado para integrarem um novo projeto. A iniciativa prevê a melhoria da rede elétrica de cerca de duas mil escolas estaduais – quase 90% da rede de ensino.
A ação leva alunos dos cursos de Engenharia Elétrica do PUCRS para aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na sala de aula. Supervisionados pelos professores e engenheiros do Governo do Estado, o grupo participará da elaboração dos planos. Ao todo, foram abertas 75 vagas em todas as regiões do estado. A estimativa é que os participantes, que são contratados como estagiários pelo governo gaúcho, apresentem três projetos por mês. Quando forem finalizados, o Estado fará licitação para definir quais empresas ficarão responsáveis pela execução das obras. Com isso, será possível produzir mais em menor tempo, com alguns casos com a conclusão previstas para até o final do ano.
“É missão da Universidade oportunizar que o conhecimento adquirido em sala de aula possa ser aplicado em prol de uma sociedade melhor. Esse acordo de cooperação ajudará a potencializar e elaborar projetos de reforma elétrica em escolas estaduais e mobilizar alunos de engenharia elétrica”, destaca o Pró-Reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, Ir. Marcelo Bonhemberger.
Para o Governador do Estado, José Ivo Sartori, todos saem ganhando. “Sempre digo que, com foco, união e criatividade, podemos vencer as burocracias e avançar muito. Não posso deixar de agradecer às universidades pela sensibilidade e compreensão. É uma grande atitude de gestão, focada na eficiência da aplicação dos recursos e na melhoria dos serviços entregues para a sociedade. Essa parceria vai qualificar a rotina de milhares de crianças e jovens. É uma excelente notícia para a volta às aulas”, disse.
Universidades parceiras: