Atualização: confira o funcionamento da Universidade no mês de de maio

segunda-feira, 13 de abril | 2020

foto da fachada da Universidade mostra a escultura da entrada

Foto: Ascom PUCRS

A PUCRS manterá as atividades acadêmicas na modalidade online até 30 de abril, nas disciplinas que são praticáveis. A decisão segue as recomendações dos Ministérios da Saúde e da Educação e o decreto estadual, que prevê a impossibilidade de aulas presenciais até a data, por causa do coronavírus.

A partir de um complexo estudo envolvendo equipes especializadas e as Escolas, foi definido que cada área será tratada de forma personalizada. São mais de 50 cursos de graduação, além das turmas dos Programas de Pós e cursos de Especialização e MBA.

Saiba mais: Perguntas frequentes sobre as atividades acadêmicas durante a pandemia

O detalhamento do impacto na grade de disciplinas de cada curso será comunicado pelas coordenações dos cursos. Algumas avaliações poderão ter alterações nos processos previstos no plano de ensino. Por isso, cada professor irá detalhar como será a avaliação da sua disciplina.

Funcionamentos da Universidade

Confira como fica o funcionamento das principais atividades da PUCRS:

• Aulas de Graduação e Pós-Graduação Stricto Sensu : mantidas na modalidade online, aquelas que são viáveis, conforme orientações dos órgãos oficiais de saúde.
  • Aulas de Extensão: todas as aulas serão reagendas para que os alunos possam concluir integralmente o seu curso.
  • Aulas e Especialização e MBA: as aulas e as novas turmas presenciais de especialização e MBA começarão assim que houver uma situação segura para alunos, professores e todos os envolvidos.
  • Técnicos: as funções que estavam trabalhando em home office, seguem na modalidade, e aquelas essencialmente presenciais, operam com cuidados redobrados de higienização e segurança, além de rodízios das equipes.

Esforços para o contingenciamento do coronavírus

Dezenas de pesquisadores, profissionais e estudantes da PUCRS estão mobilizados na busca de soluções nas mais diversas frentes. Nossos laboratórios estão em pleno funcionamento, produzindo EPIs para profissionais de saúde. Outros estão sendo usados para a busca de diagnósticos mais rápidos e de menor custo ou possíveis fármacos que auxiliem no tratamento da doença, entre inúmeras outras iniciativas. E fazemos tudo isso cientes do nosso papel enquanto Universidade e da importância da ciência para este – e tantos outros – momento da nossa história.

Saiba mais: Carta aberta aos estudantes da PUCRS e suas famílias