Inovação

Torneio Empreendedor da PUCRS foca em soluções de impacto para o Rio Grande do Sul 

terça-feira, 03 de setembro | 2024

Conheça os projetos que se destacaram nesta edição 

Foto: Eduardo Leal

Nos dias 30 e 31 de agosto, o Living 360 e o Parque Esportivo da PUCRS foram palco da 18ª edição do Torneio Empreendedor, promovido pelo Laboratório Interdisciplinar de Empreendedorismo e Inovação da PUCRS (Idear). O evento, gratuito e aberto ao público, reuniu estudantes, profissionais e entusiastas do empreendedorismo, proporcionando uma oportunidade única de aprendizado e inovação. 

Com o tema “Soluções de Impacto para o Rio Grande”, o torneio desafiou os participantes a desenvolverem iniciativas voltadas para os principais desafios do Estado, com foco em sustentabilidade ambiental, social e econômica. Através do apoio de mentores qualificados e o uso de ferramentas metodológicas específicas, os grupos foram incentivados a criar projetos nas áreas de Agronegócio, Saúde, Educação, Turismo, Indústria/Varejo e Habitação, com uma visão de futuro que pudesse contribuir para a construção de um novo Rio Grande do Sul. 

Diversidade de experiências e aprendizado em equipe 

A experiência do torneio se revelou transformadora para muitos participantes. Isabella Kunsler, estudante de Psicologia, compartilhou sua surpresa com a intensidade e o impacto positivo do evento. 

“Participar do Torneio Empreendedor foi uma experiência nova e enriquecedora. Estou no final do curso de Psicologia e não imaginava que me interessaria tanto. Aproveitei muito o networking e as ideias que surgiram com o grupo, além das oportunidades que o evento proporcionou.” 

Cristina Eisnfeld Carvalho, do curso de Ciência de Dados, destacou a importância do trabalho em equipe e a capacidade de adaptação às dinâmicas do torneio: 

“A experiência foi muito diferente. Chegamos sem uma ideia pronta, mas, com a colaboração dos participantes, conseguimos desenvolver algo muito legal. A proposta de ajudar o Rio Grande do Sul e pensar no próximo é muito relevante. Participar dessa dinâmica foi extremamente divertido e enriquecedor tanto para o mercado de trabalho quanto para o desenvolvimento de habilidades pessoais.” 

Impacto e inovação: a missão do torneio 

Foto: Luciana Marques

Segundo o professor Domingos Rafael Valladares, um dos organizadores do evento, o Torneio Empreendedor foi concebido com o objetivo de criar conexões e gerar ideias inovadoras para solucionar os problemas do Rio Grande do Sul: “Trouxemos as melhores equipes para colaborar e desenvolver soluções impactantes para o Estado. Utilizamos metodologias específicas que ajudaram os grupos a gerar ótimas ideias, focadas em resolver os desafios locais.” 

Com uma abordagem interdisciplinar e um olhar voltado para o futuro, o Torneio Empreendedor da PUCRS continua a se consolidar como um espaço de inovação, aprendizado e transformação, incentivando os participantes a contribuírem com soluções que podem fazer a diferença no Rio Grande do Sul. 

Conheça os projetos destaques:  

  • 1º destaque: Coopera RS 

Participantes: João Augusto Arriada Niencheski, Fernando Barcelos Rosito, Fernanda Johann Ribeiro e Manuela Schneider do Espírito Santo.

Projeto: O projeto se trata de um plano piloto para reerguer pequenas e médias empresas afetadas por calamidades – no caso do Rio Grande do Sul, foram as enchentes. Ele é um site que visa fomentar a conexão e a negociação entre essas empresas com outras da região, criando uma rede de contatos e networking para esses negócios. 

  • 2º destaque: MBOT 

Participantes: Joao Paulo Ballico e Mikael Tolotti da Silva 

Projeto: O objetivo inicial do M-Bot (Maintenance Robot) é assumir tarefas de alto risco, mas de baixa complexidade, como, por exemplo: a inspeção de subestações elétricas. Isso inclui a verificação de junções mecânicas e elétricas, cargas de linhas, linhas quentes, contatos, juntas de vedação, suportes isolantes, entre outros. Dessa forma, o operador, em vez de se expor a esses riscos, poderá controlar remotamente o drone M-Bot para executar essas tarefas com segurança. Para estas tarefas o drone contará com câmera termográfica e sensores LIDAR para posicionamento. 

Tecnopuc Garage 

  • 1º destaque: Plant IA 

Participante: Amanda Izabela Bobrzyk 

Projeto: Com o agravo das tragédias climáticas, desde intensas estiagens até as enchentes, o agronegócio sofreu impactos sociais, ambientais e econômicos. Com isso, a PLANTI.A. tem como proposta um aplicativo aos produtores rurais, que fornece análises de dados meteorológicos baseado no georreferenciamento das suas propriedades e os auxilia na tomada de decisões, para produções eficientes e com mais segurança 

  • 2º destaque: equilibrIA 

Participantes: Milene Carvalho Koenig. Nathalie Artigas, Isabela Summchen Passos e Bruno Veloso Fracasso.

Projeto: O Projeto EquilibrIA promete revolucionar o diagnóstico e tratamento de distúrbios de tontura e vertigem com o uso de Inteligência Artificial, fornecendo diagnósticos preliminares e planos de reabilitação personalizados para condições vestibulares, como a popular “labirintite”. O grande diferencial é seu algoritmo inovador, que realiza uma triagem inicial, guiando o usuário por um checklist detalhado. O app identifica a necessidade de assistência médica urgente quando necessário.  

AGES 

  • 1º destaque: Coopera RS 

Participantes: João Augusto Arriada Niencheski, Fernando Barcelos Rosito. Fernanda Johann Ribeiro e Manuela Schneider do Espírito Santo.

  • 2º destaque: BA 

Participantes: Júlia Comassetto Giambastiani, Isabella Rodrigues Chitolina e Manuela Celia Luz.

Projeto: O BA – Bite Alegre é um aplicativo facilitador de escolhas gastronômicas, projetado para atender às tendências da geração atual que busca rapidez, personalização e autenticidade na hora de decidir onde comer. Com filtros personalizados e uma linguagem moderna, o BA permite que os usuários encontrem o local ideal para suas refeições de forma rápida e intuitiva. O aplicativo também integra vídeos de influenciadores da gastronomia, oferecendo uma experiência única e envolvente que conecta os usuários com a cena culinária local. Além de simplificar o processo de decisão, o BA tem o objetivo de impulsionar o turismo no Rio Grande do Sul, destacando a diversidade e a riqueza da culinária gaúcha. 

Fotos: Luciana Marques