Institucional

Thomas Piketty faz conferência no Fronteiras do Pensamento

sexta-feira, 22 de setembro | 2017

tomas piketty,fronteiras do pensamentoO economista francês Thomas Piketty será o próximo conferencista do Fronteiras do Pensamento. O evento ocorre na próxima quinta-feira, 28 de setembro, no Auditório Araújo Vianna (Av. Osvaldo Aranha, 685), a partir das 19h30min. A PUCRS, parceira cultural do projeto, está recebendo inscrições de alunos e professores que desejam obter cortesias para assistir gratuitamente à apresentação. As manifestações de interesse devem ser respondidas pelo link enviado por e-mail aos estudantes e docentes. Os ingressos são limitados.

Piketty é reconhecido mundialmente por suas pesquisas sobre economia da desigualdade e redistribuição da renda. O assunto foi tema de sua tese de doutorado, defendida na Escola de Estudos Avançados em Ciências Sociais da França e na London School of Economics, e agraciada com o prêmio da Associação Francesa de Economia.

Em 2013, tornou-se uma celebridade mundial após lançar o livro O capital no século XXI, best-seller que vendeu milhões de exemplares. Partindo de uma fórmula simples, constatou que não há como escapar do aumento da desigualdade, visto que a renda sobre o capital avança em ritmo mais acelerado do que o crescimento econômico. Ganhou a simpatia de vencedores do Prêmio Nobel como Joseph Stiglitz e Paul Krugman, mas também acompanhou a consistência dos dados do livro ser contestada na internet e em análises da imprensa.

Lançado no Brasil em 2017, seu livro mais recente Às urnas, cidadãos! faz um balanço dos mandatos de Nicolas Sarkozy e François Hollande na França, propondo a revisão de políticas e da aplicação de alíquotas, que privilegiam as grandes empresas e os mais ricos.

Mais recentes