Foto: Divulgação
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) e a Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) vem à público comunicar que será efetivada em breve a transferência do espaço que atualmente abriga o Tecnopuc Viamão ao Governo Federal, com objetivo de potencializar a atuação do Instituto Federal de Educação (IFRS) em Viamão e região. O local passará a ser uma estrutura da União, com objetivo principal de ampliar a oferta de ensino público gratuito de qualidade, ações e estratégias de pesquisa, extensão, desenvolvimento tecnológico e criação de ambientes de inovação, em diferentes áreas do conhecimento.
O IFRS irá consolidar e expandir o Campus Viamão, que já funciona no local, além de fortalecer seu elo com o município e com a região, ampliando a oferta de cursos e vagas, de modo a contribuir com o desenvolvimento sócio-econômico e científico da região. Considerando o último período, no qual o Estado passou por intensos fenômenos climáticos, também se apresenta a intenção de que o referido espaço seja um ambiente para fomentar e desenvolver projetos de pesquisa e inovação voltados para a adaptação às mudanças climáticas.
A PUCRS desde 2000 atuou em Viamão oferecendo cursos de graduação e, a partir de 2006 com a instalação do Tecnopuc Viamão, contribuindo com o crescimento da comunidade local, gerando desenvolvimento econômico e colocando sua estrutura à disposição da educação pública.
Neste novo momento, em resposta a um apelo público em colaborar na expansão do IFRS, no contexto PAC da educação do Governo Federal, o MEC iniciou tratativas com a PUCRS para aquisição da área, tendo por objetivo proporcionar melhores formas para levar inclusão, educação e desenvolvimento para o município.
Este movimento, além de estar diretamente conectado com os valores maristas, em especial o da solidariedade, também está alinhado com o posicionamento estratégico da PUCRS que visa promover a inovação, geração de impacto e valor para a sociedade.
Nesta nova fase que se avizinha, o IFRS pretende, por meio de grupos de trabalho que serão constituídos, prospectar as possibilidades de usos dos espaços físicos, os quais apresentam condições de abrigar inúmeras ações em benefício da comunidade local e regional.
Neste contexto, em que o Governo Federal, através do Ministério da Educação, investe no crescimento da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica em todo o país, com a construção de 100 novas unidades e investimento na consolidação das unidades existentes, o IFRS reafirma seu compromisso com uma educação profissional, científica e tecnológica, inclusiva, pública, gratuita e de qualidade, promovendo a formação integral de cidadãos para enfrentar e superar desigualdades sociais, econômicas, culturais e ambientais, garantindo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e em consonância com potencialidades e vocações territoriais.
Assim, IFRS e PUCRS, conjuntamente, entendem que encontraram a melhor solução para atender as demandas e necessidades da comunidade de Viamão, mantendo uma sólida parceria de mais de 10 anos de presença da IFRS no Tecnopuc Viamão.