Técnicas de confecção e costura em videoaula nas redes sociais

sexta-feira, 17 de abril | 2020

Ateliê PUCRS Cultura: Desenhando formas e traços básicos com Anna Jonko - Instagram do Instituto de Cultura lança a série Pratique em casa, com dicas artísticasIniciativa do Instituto de Cultura da PUCRS incentiva experimentações artísticas que podem ser feitas em casa, servindo de alternativa para quem está em isolamento social, por meio do projeto Ateliê PUCRS Cultura. Nesta sexta-feira, Luísa Santos, que é estilista e designer de produto, está no perfil do Instagram (@pucrscultura), ensinando alguns conceitos do universo da moda. Os vídeos estão disponíveis todas as sextas-feiras no IGTV.

Videoaula chamada A lógica da estampa aborda os princípios básicos para a construção de padronagens, criação de elementos, composição de módulo, sistema de repetição e aplicações. A designer diz estar ansiosa para ver os resultados do que será ministrado: “Adorei o convite para pensar a atividade. Sempre é um aprendizado ministrar oficinas, dessa vez, o desafio foi rever a metodologia para adequar à plataforma, foi bem interessante arquitetar roteiro e filmagem caseira. Estou super curiosa para ver o retorno dos participantes”, declara.

Sobre a artista

Luisa Santos desenvolve projetos em moda, upcycling (reutilização criativa) e criações têxteis para artistas. Atuou em um dos principais escritórios de design de superfície do país, Renata Rubim Design & Cores, e, desde então, difunde o conhecimento adquirido na área. E é integrante do Vinco estúdio.

O Ateliê

Desde o ano passado, em sua primeira edição, o Ateliê PUCRS Cultura disponibiliza as práticas artísticas para a comunidade. Realizado, anteriormente, por meio de oficinas exclusivas e gratuitas – disponíveis para alunos, professores e técnicos administrativos – dentro do Campus. Explorando técnicas do desenho contemporâneo, teatro e música.

Outros projetos culturais estão sendo organizados pelo Instituto durante o período de quarentena. Uma das alternativas é a iniciativa No Meu Canto, em que diversos artistas do Rio Grande do Sul se apresentam ao vivo, também, pelo Instagram @pucrscultura.

Saiba mais: Artistas participam de série de apresentações ao vivo pelo Instagram