Tecna traz resultados importantes do Festival de Cinema de Gramado

Tecna, Festival de Cinema de Gramado, Cinema

Equipe do Tecna no Festival de Cinema de Gramado
Foto: Divulgação

Um balanço altamente positivo é o resultado do trabalho desempenhado pelo Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS durante o 45º Festival de Cinema de Gramado, encerrado no dia 26 de agosto. Ao longo do evento mais importante do Rio Grande do Sul no segmento, o Tecna liderou iniciativas que promoveram sinergias entre agentes do cinema no Estado, além de articular novos empreendimentos junto a instituições nacionais e internacionais. A coordenadora do Centro e professora da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, Aletéia Selonk, reuniu em tópicos as principais conquistas obtidas:

•  A comitiva do país homenageado, o Canadá, era formada por representantes de importantes organizações e, com ela, foram desenhadas algumas propostas de cooperação, envolvendo coproduções entre os dois países, ações de capacitação e iniciativas inovadoras;
  •  A América Latina trouxe diversos distribuidores, realizadores, críticos e pesquisadores. Ao longo do Festival, reuniões resultaram em um entendimento da missão do Tecna e na criação de network visando à atração de produções e à expansão de mercado;
  •  Do Brasil, canais de televisão e instituições relevantes foram os principais agentes a interagirem com o Centro. Na pauta, o desenvolvimento de pesquisas, contribuições artísticas e tecnológicas, além da ampliação da rede de relacionamentos;
  •  O Hub Universidades, iniciativa pioneira do Tecna, realizou 4 debates ao longo do Festival especialmente dedicados ao público universitário. O local foi também ponto de encontro e realizou ações em parceria com universidades dedicadas à formação para o audiovisual de todo o Rio Grande do Sul.

Alumni do Teccine conquistam prêmios na Mostra Gaúcha de Curtas

•  A Play TV manteve a sua programação do primeiro ao último dia exibindo, nos telões externos do Palácio dos Festivais, conteúdo que promove o polo regional de produção audiovisual. Além disso, foram transmitidas as duas noites de premiação – a dos curtas gaúchos e a Cerimônia de Encerramento com a entrega dos Kikitos para as principais mostras competitivas – em parceria com a TVE/RS e a TV Assembleia.
  •  Também foi promovida uma ação experimental chamada Tecna Experience 360. Aproveitando a estreia do único longa gaúcho em competição, Bio, de Carlos Gerbase, o Tecna foi ao tapete vermelho produzir um conteúdo com câmeras 360°. Artistas e profissionais do segmento levaram “a sensação do tapete vermelho” para a Play TV e as redes sociais do Tecna. A ação contou com a parceria das empresas Kolor 360° – especializada neste tipo de captação e edição de imagens – e Prana Filmes, produtora do filme.

Sobre o Tecna

Inaugurado em 2017, o Tecna é uma parceria entre PUCRS, Governo do RS e Fundacine, com proposta de oferecer uma estrutura inédita no mercado audiovisual do RS para alavancar o setor. Localizado no Tecnopuc Viamão, o espaço tem investimento total de R$ 27 milhões.

A primeira parte da obra foi entregue em abril e conta com um estúdio de cinema e TV de alta tecnologia e normas internacionais de qualificação. Pode ser locado por produtoras de conteúdo e publicidade, além de canais de TV com demanda para filmar em estúdio. A segunda fase deve ser entregue no primeiro semestre de 2018 e trará laboratórios equipados voltados para animação, games, efeitos visuais, 3D, motion capture renderfarm, além de estúdio de som com sala de mixagem. Assim, produtoras poderão sediar filmes no Tecna, da preparação à pós-produção.