Equipe do Tecna no Festival de Cinema de Gramado
Foto: Divulgação
Um balanço altamente positivo é o resultado do trabalho desempenhado pelo Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS durante o 45º Festival de Cinema de Gramado, encerrado no dia 26 de agosto. Ao longo do evento mais importante do Rio Grande do Sul no segmento, o Tecna liderou iniciativas que promoveram sinergias entre agentes do cinema no Estado, além de articular novos empreendimentos junto a instituições nacionais e internacionais. A coordenadora do Centro e professora da Faculdade de Comunicação Social da PUCRS, Aletéia Selonk, reuniu em tópicos as principais conquistas obtidas:
- A comitiva do país homenageado, o Canadá, era formada por representantes de importantes organizações e, com ela, foram desenhadas algumas propostas de cooperação, envolvendo coproduções entre os dois países, ações de capacitação e iniciativas inovadoras;
- A América Latina trouxe diversos distribuidores, realizadores, críticos e pesquisadores. Ao longo do Festival, reuniões resultaram em um entendimento da missão do Tecna e na criação de network visando à atração de produções e à expansão de mercado;
- Do Brasil, canais de televisão e instituições relevantes foram os principais agentes a interagirem com o Centro. Na pauta, o desenvolvimento de pesquisas, contribuições artísticas e tecnológicas, além da ampliação da rede de relacionamentos;
- O Hub Universidades, iniciativa pioneira do Tecna, realizou 4 debates ao longo do Festival especialmente dedicados ao público universitário. O local foi também ponto de encontro e realizou ações em parceria com universidades dedicadas à formação para o audiovisual de todo o Rio Grande do Sul.
Alumni do Teccine conquistam prêmios na Mostra Gaúcha de Curtas
- A Play TV manteve a sua programação do primeiro ao último dia exibindo, nos telões externos do Palácio dos Festivais, conteúdo que promove o polo regional de produção audiovisual. Além disso, foram transmitidas as duas noites de premiação – a dos curtas gaúchos e a Cerimônia de Encerramento com a entrega dos Kikitos para as principais mostras competitivas – em parceria com a TVE/RS e a TV Assembleia.
- Também foi promovida uma ação experimental chamada Tecna Experience 360. Aproveitando a estreia do único longa gaúcho em competição, Bio, de Carlos Gerbase, o Tecna foi ao tapete vermelho produzir um conteúdo com câmeras 360°. Artistas e profissionais do segmento levaram “a sensação do tapete vermelho” para a Play TV e as redes sociais do Tecna. A ação contou com a parceria das empresas Kolor 360° – especializada neste tipo de captação e edição de imagens – e Prana Filmes, produtora do filme.
Sobre o Tecna
Inaugurado em 2017, o Tecna é uma parceria entre PUCRS, Governo do RS e Fundacine, com proposta de oferecer uma estrutura inédita no mercado audiovisual do RS para alavancar o setor. Localizado no Tecnopuc Viamão, o espaço tem investimento total de R$ 27 milhões.
A primeira parte da obra foi entregue em abril e conta com um estúdio de cinema e TV de alta tecnologia e normas internacionais de qualificação. Pode ser locado por produtoras de conteúdo e publicidade, além de canais de TV com demanda para filmar em estúdio. A segunda fase deve ser entregue no primeiro semestre de 2018 e trará laboratórios equipados voltados para animação, games, efeitos visuais, 3D, motion capture e renderfarm, além de estúdio de som com sala de mixagem. Assim, produtoras poderão sediar filmes no Tecna, da preparação à pós-produção.