Institucional

Tecna promove ações durante a 46ª edição do Festival de Cinema de Gramado

sexta-feira, 17 de agosto | 2018

equipe tecna, 46 festival de cinema de gramado

Parte da equipe do Tecna no Festival com Gisele Hilt, coordenadora do Conexões Gramado Film Market / Foto: Divulgação

O  Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS está de volta à Serra Gaúcha para divulgar seu trabalho, sua estrutura e apoiar ações durante o 46º Festival de Cinema de Gramado. Professores, técnicos e bolsistas da PUCRS formam a equipe de 11 pessoas que participa do Conexões Gramado Film Market, do Hub Universidades e da Play TV, iniciativas promovidas entre os dias 17 e 25 de agosto para destacar a indústria criativa em um dos mais tradicionais eventos culturais do País.

Gramado Film Market reflete sobre o audiovisual

Espaço de aproximação de talentos em um ambiente de questionamento e novas possibilidades, o Gramado Film Market é a programação oficial do Festival de Cinema de Gramado focada na discussão e na reflexão de pontos cruciais da atividade audiovisual, no gargalo de escoamento e nas parcerias nacionais e internacionais. Neste segundo ano de realização, a programação é composta por painéis temáticos, encontros de negócios e workshops nos dias 21 e 22 de agosto.

A coordenadora do Tecna e professora da Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, Aletéia Selonk, destaca a importância da participação do Centro no Festival e, especialmente dessa atividade. “É muito bom termos um evento de mercado integrando a programação do Festival de Gramado. O Conexões Gramado Film Market insere os negócios da indústria audiovisual na pauta, gerando oportunidades concretas de interação e estímulo a novos projetos. O foco deste ano é voltado à internacionalização e quem participar terá um conteúdo de alto nível à disposição, contribuindo para a preparação de produtores que queiram comercializar seus produtos externamente e desenvolver novos projetos já com o foco internacional”, analisa Aletéia.

46º festival de cinema de gramado,kikito

Foto: Divulgação

A gestora complementa que “o Tecna, enquanto ecossistema para o audiovisual brasileiro comprometido com o desenvolvimento do setor criativo e audiovisual, contribuiu nos contatos com as agentes nacionais e internacionais que integram o evento e buscou apoiar a realização da iniciativa em sua produção”. A realização do evento é da Gramadotur, com apoio do Tecna e colaboração do APL Audiovisual, Cinema do Brasil e Apex. A programação completa, voltada a pessoas inscritas previamente, pode ser acessada neste link.

Hub Universidades convida para o Forcine, na PUCRS

Outra ação no qual o Tecna está envolvido é o Hub Universidades, que tem como objetivo estimular conexões entre os universitários presentes no Festival. Este ano, as atividades acontecem no Hotel Serra Azul e na Câmara de Vereadores de Gramado, sendo abertas ao público e não necessitando de inscrição prévia. A programação tem início no sábado, 18 de agosto, com o Forcine Sul – Fórum de professores universitários. A reunião entre os professores das Escolas do ensino superior em cinema e audiovisual dos estados do Sul do Brasil, estimula a interação e a reflexão, e servirá como preparação para o Congresso Forcine 2018, que acontece de 11 a 15 de setembro, na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos, na PUCRS.

O Escritório de Carreiras da PUCRS também estará presente no Festival, por meio da mediação da especialista em planejamento de carreiras, Daniela Boucinha. Ela comanda o bate-papo com profissionais do setor audiovisual, egressos das escolas de cinema, sobre a inserção no mercado de trabalho no domingo, 19 de agosto, às 10h, no Hotel Serra Azul. Os demais eventos do Hub Universidades podem ser conferidos no site. A programação do Hub também faz parte do Gramado Film Market, e tem como parceiros o Fórum Brasileiro de Cinema (Forcine), o Escritório de Carreiras da PUCRS e Sigma Cinema.

Conteúdo para a Play TV

Nos telões externos localizados em frente ao Palácio dos Festivais, o Tecna ocupa uma parte da programação com a Play TV. O conteúdo destaca o mercado audiovisual regional, mostrando seus produtos, agentes e eventos.

Este é o terceiro ano consecutivo de participação do Tecna no Festival de Gramado. Em 2016, o centro foi com a proposta de se apresentar e comunicar ao público nacional, latino americano e do RS a sua inauguração, que já estava marcada para o primeiro semestre de 2017. Realizou produção de conteúdo, estandes, palestras e consultorias. Em 2017, o Tecna esteve na Serra para demonstrar as reais possibilidades da sua atuação como articulador de negócios.

Equipe Tecna em Gramado

Aletéia Patrícia De Almeida Selonk – Coordenação
Clarissa Gonçalves Pereira – Gerência de Projetos
Denise Vieira da Silva – Bolsista
Fabio Farias Lobanowsky – Supervisão Técnica
Jessica Flores Fontoura – Bolsista
João Guilherme Barone – Coordenação Lapav
Jucemar Silva da Silva – Bolsista
Larissa Zoratto Lunge – Bolsista
Leonardo Kohls dos Reis – Bolsista
Matheus Rodrigues Fabry – Bolsista
Pedro Martins Spieker – Bolsista

Sobre o Tecna

O Tecna – Centro Tecnológico Audiovisual do RS, está localizado no Tecnopuc Viamão, área do Parque Científico e Tecnológico da PUCRS na cidade da Região Metropolitana de Porto Alegre. Ecossistema criativo para o audiovisual brasileiro, o Tecna atua em quatro frentes: pesquisa, capacitação, cluster empresarial e infraestrutura. Atualmente conta com um estúdio de cinema e TV de alta tecnologia que pode ser locado por produtoras de conteúdo e publicidade, além de canais de TV com demanda para filmar em estúdio. O projeto tem como parceiros fundadores a PUCRS, a Fundacine e o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Saiba mais em www.pucrs.br/tecna.

Mais recentes