A partir deste ano, a Sulgás, responsável pela distribuição de gás natural no Rio Grande do Sul, passa a integrar o Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc). A empresa traz um dos seus principais programas sociais para o Parque: o Projeto Pescar, que há 16 anos faz parte da história da empresa e já formou mais de 270 jovens em situação de vulnerabilidade social.
O curso é voltado a jovens de 16 a 19 anos, de famílias de baixa renda, residentes em Porto Alegre, especificamente nos bairros próximos ao Tecnopuc, como Partenon, São José, Morro da Cruz, Lomba do Pinheiro e região. A partir de fevereiro, 24 jovens participantes do Projeto Pescar Sulgás irão iniciar as aulas no Farol, hub do Tecnopuc que atua com projetos de impacto.
No projeto, os jovens participantes têm a possibilidade de conhecer o mundo do trabalho e os processos de conversão de equipamentos para o gás natural. De acordo com Liliana Rauber, gerente de marketing da Sulgás, durante o ano, os alunos têm acesso às questões técnicas, mas também a outros setores que compõem a instituição.
“Trabalhamos com os participantes tudo que envolve a nossa empresa, não só a parte técnica, mas também todos os setores que a empresa tem, como RH, rotinas administrativas, comunicação, entre outros. Eles saem com uma base inicial de conhecimento. Aqueles que demostram interesse nessa área, nós encaminhamos para o Senai. Além disso, o Projeto Pescar acompanha o aluno após o término do curso por dois anos para ajudar no encaminhamento deles no mercado de trabalho ou para a sequência dos estudos”, explica Liliana.
A empresa chega ao Tecnopuc com 90 mil clientes e com a meta de alcançar os 100 mil. Na parte social, a Sulgás mantém um compromisso de administrar cerca de 22 projetos nas áreas ambientais, esportivas e culturais. Carolina Bahia, gerente executiva de relações institucionais da Sulgás, reforçou que o Projeto Pescar é o carro chefe da empresa no âmbito social.
“O Pescar é um projeto que conta com recursos próprios da Sulgás. A tendência é que a empresa invista e entre, cada vez mais, na vida desses jovens. No ano passado, começamos a pensar em um lugar que pudesse receber os alunos de uma maneira mais ligada à tecnologia, ao mercado e à economia. É isso que queremos, que eles estejam inseridos nesse mundo”, comenta Carolina.
É com o objetivo de impulsionar esse desenvolvimento de talentos que o Farol Hub Social se conecta ao Projeto Pescar Sulgás. Em 2023, o Farol foi responsável por formar 49 jovens, além de promover atividades e ações. Com a chegada da Sulgás ao Tecnopuc, o Hub intensifica a sua missão de conectar o ecossistema de inovação e empreendedorismo da Universidade com estratégias de formação e capacitação nas áreas de inovação e desenvolvimento, especialmente de jovens que se encontram em situação de vulnerabilidade social.
A formação de novos talentos é uma das frentes do Tecnopuc desde o seu início, em 2003. Para o Parque, iniciativas de desenvolvimento profissional e social têm dois objetivos: atender às demandas do mercado e promover a inclusão de jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
O Projeto Pescar iniciou em 1976, a partir da iniciativa do empresário Geraldo Link. Com o passar dos anos, o Pescar se tornou uma rede colaborativa que reúne empresas que oferecem formações socio profissionalizantes em todo Brasil.