Institucional

Start up Eirene Solutions e alunos de Gastronomia marcam presença na Expointer

sexta-feira, 31 de agosto | 2018

savefarm, eirene solutions,expointer

Pulverizador Savefarm / Foto: Divulgação

A 41ª edição da Expointer, que se encerra neste final de semana, tem sido uma ótima oportunidade para apresentar talentos de estudantes e diplomados da PUCRS. Durante o evento, a Eirene Solutions, startup instalada no Parque Científico e Tecnológico (Tecnopuc), faz o pré-lançamento do Savefarm, pulverizador inteligente que reduz o impacto ambiental nas plantações. A empresa tem como sócio-fundador o mestre em Economia do Desenvolvimento pela Escola de Negócios, Eduardo Marckmann. Representando a Escola de Ciências da Saúde, cinco alunos do curso de Gastronomia participaram, em 29 de agosto, de uma demonstração na Vitrine da Carne Gaúcha, stand montado no Pavilhão Internacional da feira de agronegócios.

Inovação para o campo

Produtores rurais que participam da Expointer têm a chance de adquirir em primeira mão, e com descontos, o pulverizador inteligente Savefarm, desenvolvido pela Eirene Solutions. O equipamento, com tecnologia totalmente nacional, está em demonstração no Espaço do Sebrae no Pavilhão Internacional, Quadra 24, Setor C. A inovação proporciona uma economia de 50% a 95% em cada uma das etapas da pulverização e está sendo comercializado com desconto e suporte técnico da equipe da Eirene para o levantamento de métricas e resultados da plantação, além de auxílio personalizado na utilização das câmeras e sensores por dois anos.

O produto representa uma solução completa para analisar as imagens com algoritmos de visão computacional e emissão de infravermelho que identifica as plantas, seu tamanho e só realiza aplicações nos lugares necessários. O resultado é o uso de menos agrotóxicos e diminuição entre 50% e 95% dos gastos com defensivos agrícolas por etapa de aplicação. Isso representa um ganho de produtividade, pois os equipamentos de pulverização tradicionais aplicam os defensivos de maneira uniforme, gerando desperdício e maior impacto ambiental.

Foco na produtividade

gastronomia,expointer,escola de ciências da saúde

Estudantes de Gastronomia na Vitrine de Carnes Gaúchas / Foto: Divulgação

Para o empresário Eduardo Marckmann, realizar o pré-lançamento na ExpoInter é a oportunidade de levar tecnologia de ponta para o campo em uma região que é responsável por 66% das receitas de exportação e 13% dos empregos com carteira assinada no Estado. Segundo ele, a população mundial demandará cada vez mais de alimentos, e, para isso, é preciso otimizar a produção no campo. “A ONU estima que o mundo precisará de 70% mais alimentos para a população em 2050, o que aumentará significantemente a necessidade de produtividade no campo. Por isso investimos em tecnologia no campo e estamos confiantes de que a tecnologia será essencial para a evolução de mercado”, complementa Marckmann.

Aula show sobre carnes

Os estudantes do segundo semestre de Gastronomia auxiliaram o especialista em carne bovina de alta qualidade e gerente de Linhas Especiais na Marfrig Group, Renato Galindo, em uma aula show aberta ao público. No espaço organizado pelo Programa Juntos para Competir, iniciativa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), eles preparam três tipos de carnes para os espectadores, na intenção de demonstrar a diferença entre cortes e qualidade.

gastronomia,expointer,escola de ciências da saúde

Foto: Divulgação

De acordo com os futuros gastrônomos, a atividade foi uma oportunidade única de vivenciar a rotina de uma cozinha e seus desafios, aprendendo a trabalhar em equipe e lidar com imprevistos. “Adorei participar dessa experiência na Expointer, pois nela tive o contado real de como é trabalhar na cozinha e vi que nem sempre vamos ter tudo à nossa disposição, mas nada que um improviso de última hora não resolva”, conta a aluna Andrieli Regina Menin, de 18 anos. De acordo com a colega Carolina Partichelli, o evento na Vitrine também apresentou a eles um pouco mais do mercado gastronômico e suas possibilidades de atuação.

Vitrine de Carnes Gaúchas

Organizadas pelo Programa Juntos Para Competir, as atrações na cozinha show buscam demonstrar ao público o processo de transformação das carnes bovina, suína e ovina até estarem prontas para o uso culinário. A proposta está dentro do conceito do campo à mesa, que busca levar todo o trabalho do produtor ao consumidor.

Eirene Solutions

Presente na lista 100 Open Startups como a terceira empresa mais inovadora no ramo do agronegócio, a Eirene Solutions é um empreendimento brasileiro especializado no desenvolvimento de maquinário agrícola, como robôs autônomos e soluções inteligentes para o campo. A empresa faz parte do programa de Sebrae StartupsRS Agrotech e tem sede no Tecnopuc.

Mais recentes