Inovação

South Summit Brazil: PUCRS participa do maior evento de inovação do mundo

terça-feira, 26 de abril | 2022

tecnopuc

Foto: Bruno Todeschini

Representada pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS (Tecnopuc), a Universidade marcará presença no South Summit, um dos maiores eventos de inovação do mundo, que acontecerá entre os dias 4 e 6 de maio em Porto Alegre. Durante a programação, a equipe do Tecnopuc estará em um estande, ao lado de outros Parques Tecnológicos, apresentando as startups do ecossistema e as iniciativas da PUCRS de fomento à inovação e empreendedorismo. Além do espaço reservado para o Tecnopuc, agentes do ecossistema e representantes das startups participarão como painelistas durante a programação do evento.

A realização do South Summit no Brazil foi anunciada oficialmente em outubro de 2021, durante o evento em Madri, na Espanha. Conforme a organização, a escolha de Porto Alegre se deu porque a cidade possui um ecossistema de inovação que conta grandes parques tecnológicos e mais de mil startups. Estiverem presente na ocasião representantes da prefeitura de Porto Alegre, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa e universidades, entre elas a PUCRS. Desde então, a comitiva atua na organização e execução do evento em Porto Alegre.

“Apoiamos a organização quanto à curadoria dos temas para as palestras e escolha dos convidados que estarão no evento. Também estamos ajudando na divulgação do South Summit no nosso ecossistema”, explica Leandro Pompermaier, gestor de Relacionamentos e Negócios do Tecnopuc.

No mês de março, o Tecnopuc realizou o Warm Up South Summit, uma ação voltada para divulgar o evento é uma oportunidade para as startups apresentarem seus pitchs em inglês e se prepararem para o evento global.

Durante a programação do South Summit, está prevista a visita de participantes do evento ao Tecnopuc. Essa ação faz parte da Rota da Inovação, organizada pelos Parques de Inovação de Porto Alegre, em que cada Parque apresentará o seu trabalho em torno de um tema específico. “Apresentaremos o Tecnopuc, como um berço de empreendedorismo, mas também voltado à inteligência artificial, mostrando como estamos promovendo essa tecnologia nos negócios do nosso ecossistema”, ressalta Pompermaier.

No Parque Científico e Tecnológico da PUCRS estão reunidas mais de 170 empresas, com mais de 6,2 mil pessoas envolvidas, que consolidam a Universidade como um vetor da inovação e um ecossistema de empreendedorismo único no Sul do Brasil, solidamente conectado com empresas, governo e sociedade.

“No nosso Parque proporcionamos um ambiente de inovação que tem como característica o fomento ao empreendedorismo, a ativação de negócios, a conexão com a academia e a formação de talentos preocupados em gerar impacto na nossa sociedade”, destaca o gestor de Relacionamentos e Negócios do Tecnopuc.

Sobre o South Summit

O South Summit é reconhecido como uma plataforma global para inovação e conexões entre os principais participantes do ecossistema global, startups, corporações e investidores para gerar resultados e negócios. A iniciativa, criada pela Espanha Startup em 2014, está sediada em Madrid e estende sua rede de conexão para o resto do mundo. A edição do evento de 2020, realizada de forma digital, reuniu mais de 52 mil espectadores.

Mais recentes