Serviços

Solstício de Inverno acontece neste sábado

sexta-feira, 19 de junho | 2020

Você já percebeu que os dias têm ficado menores e as noites estão mais longas? Essa é uma das características do inverno. A estação, considerada a mais fria do ano, terá seu início neste sábado, dia 20 de junho, às 18h44min. A data também coincide com a maior noite do ano, que terá cerca de 14 horas. Este fenômeno é conhecido como Solstício de Inverno.

“Podemos traduzir a palavra ‘solstício’ como ‘parada do Sol’. Esse é um movimento aparente que decorre da forma como o nosso Planeta orbita no espaço. Visto da Terra, o Sol parece se deslocar de uma posição média tanto para a direção Sul quanto para o Norte. Atingido o máximo afastamento, retorna no sentido contrário. Essa ‘parada’ é o solstício”, explica Marcelo Bruckmann, técnico do Laboratório de Astronomia da Escola Politécnica da PUCRS.

O técnico também destaca a forma como as estações do ano são definidas. De acordo com ele, a astronomia divide as entradas das estações em equinócios (primavera e outono) e solstícios (verão e inverno). “Desde a antiguidade, essas datas são determinadas, por exemplo, através de precisas posições ocupadas pelo Sol em relação à esfera celeste. Acompanhando o nascer ou o pôr do Sol, percebemos que eles têm uma mudança com o passar dos dias. Nessa mudança, podemos tentar entender o significado prático das palavras equinócio e solstício”, aponta Bruckmann. O técnico ainda comenta que o Sol nasce na exata posição do ponto cardeal Leste e se põe na exata posição do ponto cardeal Oeste apenas em dois dias ao logo do ano: os Equinócios.

Ficou interessado em entender mais sobre os fenômenos da astronomia? Acompanhe o Facebook do Observatório Astronômico da PUCRS.

Mais recentes