Pesquisa

Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia recebe inscrições de pôsteres

quarta-feira, 12 de abril | 2023

Respeito não tem idade: o combate à violência contra idosos - Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa reforça a importância de promover ações de cuidado para este público - Unati PUCRS

Foto: Envalo Elements

No mesmo ano em que o Instituto de Geriatria e Gerontologia (IGG) da PUCRS completa 50 anos, acontece a 19ª edição do Simpósio Internacional de Geriatria e Gerontologia. Nos dias 29 e 30 de setembro de 2023, no Teatro do Prédio 40 da Universidade, profissionais e estudantes se reúnem com palestrantes e referências da área de gerontologia para debater temas como envelhecimento ativo, e prevenção e tratamento de doenças geriátricas, para garantir um envelhecimento com qualidade de vida, autonomia e independência.  

Estudantes e pesquisadores interessados em participar podem inscrever seus pôsteres virtuais até dia 31 de maio. As inscrições estão abertas até dia 28 de setembro. No dia 28, acontecerão também workshops, de forma presencial, nas salas 801 e 803 do Prédio 40. As atividades promovidas pelo IGG serão ministradas pelos pesquisadores Lucas Schilling e Gabriel Behr Gomes Jardim com o tema “Como eu trato o quadro demencial?”, e José Roberto Goldim e Livia Haygert Pithan, com o tema “Tomada de decisões em fim de vida”. As inscrições podem ser feitas aqui. 

Confira a programação preliminar do Simpósio 

Sexta-feira (29/09/2023) 

8h às 9h – Palestra de Abertura Supercentenários e envelhecimento saudável, palestrante Yasumichi Arai (Keio University – Toquio, Japão). 

9h às 10h15 – Atualizações em Doenças neurodegenerativas, coordenação Douglas Sato e palestrante Jaderson Costa da Costa (InsCer/PUCRS) Carlos Roberto de Mello Rieder (UFCSPA). 

10h30 às 12h – Casos complexos em Geriatria e Gerontologia, coordenação Rodolfo Herberto Schneider e palestrantes Edgar Nunes de Moraes (UFMG) e Eduardo Garcia (UFCSPA). 

12h às 13h30 – Almoço. 

13h30 às 15h – Prescrição, desprescrição e iatrogenia medicamentosa, coordenação Cristiane Regina Guerino Furini e palestrantes Pedro Ferreira (HSL) e Vanessa Sgnaolin (PUCRS). 

15h15 às 17h – Cuidados Paliativos, palestrante Claudia Burlá e Lucas Ramos (HSL/PUCRS) 

17h às 18h30 – Inovações Tecnológicas, palestrantes Cesar Augusto Missio Marcon (PUCRS), Johannes Doll (UFRGS) e Ana Carolina Bertoletti de Marchi (UPF). 

Sábado (30/09/2023) 

8h às 9h – Cardiogeriatria, palestrantes Emílio Moriguchi (HCPA) e Virgílio Olsen (UFCSPA).  

9h às 10h15 – Atualização em transtornos do humor, coordenação Alfredo Cataldo Neto e palestrantes Marco Antônio Caldieraro (Inscer), Sérgio Blay (UNIFESP) e Lucas Spanemberg (PUCRS). 

10h30 às 12h – Fragilidade e Sarcopenia, coordenação Carla Helena Augustin Schwanke e palestrante Tiago da Silva Alexandre (UFSCar) e Paulo Rocha (Instituto Português do Desporto e Juventude, Portugal). 

12h às 13h30 – Encerramento. 

Sobre o Instituto de Geriatria e Gerontologia 

Foto: Bruno Todeschini

O IGG foi oficialmente inaugurado em 1973, por meio de um intercâmbio médico-científico entre os governos do Brasil e do Japão, via Japan International Cooperation Agency (Jica). Atualmente, o IGG tem como diretor o professor e pesquisador da Escola de Medicina Douglas Kazutoshi Sato, que dedica sua trajetória científica nas áreas de medicina, neurociências e envelhecimento. 

Atualmente o IGG conta com oito pesquisadores e seis grupos de pesquisa: Grupo de Pesquisa em Epidemiologia, Neurologia e Imunologia (GENIM), Grupo de Estudos em Risco Cardiometabólico (GERICEN), Envelhecimento e Nutrição, Grupo de Pesquisa de Envelhecimento e Saúde Mental (GPESM), Grupo de Estudos em Segurança e Saúde Pública, Grupo de Estudo em Envelhecimento Osteomuscular e Osteoporose (GEOMO), e o grupo de Atenção Multiprofissional ao Longevo (AMPAL). Dentro da sua estrutura conta com o Laboratório de Bioquímica e Genética Molecular. 

Também compõe o IGG a Universidade Aberta da Terceira Idade (UNATI), que proporciona cursos e atividades para idosos e profissionais que visam atuar no processo de envelhecimento. A UNATI tem por objetivo central contribuir para a longevidade com qualidade de vida e autonomia estimulando boas práticas relacionadas à saúde física, mental e funcional às pessoas idosas.   

Entre as ações recentes realizadas no IGG está o Programa de Incentivo a Atividade Física (PIAFI), sob a coordenação do Prof. Dr. Douglas Sato, que beneficia pessoas idosas carentes de Porto Alegre proporcionando a realização de atividades físicas de diversas modalidades, fomentado pelo Fundo Municipal do Idoso de Porto Alegre. 

Leia também: Universidade desenvolve projetos na Capital com mais idosos do Brasil 

Mais recentes