Evento contou com 150 speakers e 12 horas de programação
Na última quinta-feira (3) de outubro de 2024, foi realizada a sétima edição do Tecnopuc Experience. Aberto e gratuito, o festival contou com mais de 4 mil inscritos, entre público externo, estudantes da PUCRS, membros da comunidade Tecnopuc e colaboradores da Universidade e da Rede Marista.
Para ampliar a participação de pessoas de fora de Porto Alegre, as atrações do palco principal do evento foram transmitidas na íntegra no canal do YouTube do Tecnopuc e no aplicativo oficial do evento — assim, o público pode interagir entre si e com os speakers. Foram mais de 1.100 downloads e cerca de 48 mil interações.
“A presença da nossa comunidade foi, como sempre, fundamental para o sucesso do Tecnopuc Experience, refletindo a essência do evento. O que nos chamou a atenção nesta edição foi a ampla participação de pessoas externas, destacando nosso Parque como um ponto estratégico no mapa da inovação. Essa característica, de ampla adesão de um público externo, nos desafia a aprimorar nossa hospitalidade ao receber muitos visitantes, e também abre novas possibilidades de parcerias para nossos membros, que agora podem ampliar suas conexões tanto internamente quanto com esses potenciais novos parceiros através do Tecnopuc Experience”, destacou Daniela Carrion, líder de comunidade do Tecnopuc.
Fotos: Daterra Studio
O evento contou com 150 speakers e 12 horas de programação, distribuídas em dez palcos, além de ativações para atividades específicas, como a Batalha de Startups e a Garagem – uma feira de empreendedorismo. A abertura oficial ocorreu no palco Science to Market, onde Jorge Audy, superintendente de Inovação e Empreendedorismo da PUCRS e do Tecnopuc, e Ir. Evilázio Teixeira, reitor da Universidade, deram as boas-vindas ao público.
“É impossível falar de inovação e de futuro na nossa região sem mencionar o papel que o Tecnopuc tem desempenhado nesse processo. Há mais de 20 anos, a PUCRS foi pioneira ao criar este Parque Científico e Tecnológico, apostando na integração da universidade com o setor produtivo, o governo e a sociedade civil, o que chamamos de quádrupla hélice. O Tecnopuc Experience reflete essa integração. Este evento é o ponto de encontro entre estudantes, pesquisadores, empreendedores, profissionais de empresas de diferentes portes e segmentos, de governos e entusiastas da inovação, que colaboram para resolver os desafios do mundo”, destacou o reitor.
Com curadoria do Tecnopuc, o Palco Science to Market recebeu, ao longo do dia, seis painéis voltados a cases de negócios baseados em ciência e tecnologia, entre os quais o lançamento da terceira edição do Garage Internacional – programa de modelagem de negócios realizado a partir de uma parceria entre Tecnopuc e University of California, Irvine (UCI) –, o showcase do programa Apple Developer Academy e a apresentação de Kellen Camargos, analista de Ciência e Tecnologia do CNPq, que falou sobre as contribuições do CNPq para a inovação e a pesquisa no Brasil, seus desafios e oportunidades, destacando programas e ações desenvolvidos para ampliar o número de pesquisadores em atividades de inovação no setor empresarial, integrando academia e indústria, entre os quais o Inova Talentos, que abrange desde estudantes de Ensino Médio até doutores.
“Onde há investimento em pesquisa a gente vê crescimentos como esse e vê mais pessoas envolvidas. Se hoje, esse ecossistema tem 300 organizações envolvidas é porque deu certo, tem mostrado resultado. E o CNPq vem investindo nessas redes, nesses parques tecnológicos para auxiliar o que de fato precisa ser apoiado. São ações como esta, redes como esta que precisam ser incentivadas, fomentadas. Vocês estão de parabéns”, destacou Kellen.
Foto: Daterra Studio
Foi também no palco Science to Market que ocorreu a palestra de encerramento do evento, conduzida por Mari Krüger, bióloga e criadora de conteúdo que reúne mais de 1 milhão de pessoas em suas redes sociais, onde fala sobre ciência de forma descomplicada. Mari falou sobre sua trajetória e defendeu a influência responsável nas redes sociais, ressaltando a importância de mais cientistas ocuparem o espaço que já está sendo utilizado para disseminar desinformação. Após a fala dela, o DJ Nego Minas comandou o som do happy hour.
Além do palco Science to Market, outros espaços reuniram painéis ao longo de todo o dia: no palco Carreira e Mercado, com curadoria do PUCRS Carreiras, a programação foi voltada para discussões acerca de habilidades, competências e tendências nessa área, com cases de grandes empresas. O palco Deep Tech, assim como o espaço de experiências em Inteligência Artificial, contou com curadoria do Hub NAVI e reuniu temas expoentes no universo da IA.
O SebraeX promoveu mentorias de negócios no espaço que mantém permanentemente no Tecnopuc. Com curadoria do Farol Social Hub, o Palco ESG e Impacto movimentou essa temática no Experience, contando, ainda, com pitches da iniciativa De Volta para o Futuro. O BioHub ficou responsável pelo palco Inovação em Saúde, onde foram realizadas palestras, matchmaking e pitch reverso. Extrapolando os limites físicos do Parque, a Famecos fez a curadoria do palco Indústria Criativa, no Prédio 40 da PUCRS. Já o palco Open Innovation, dedicado a painéis sobre inovação aberta, contou com curadoria da Innoscience, um dos apoiadores desta edição. No fim da tarde, o palco Open Innovation recebeu o Black Meeting, um encontro de pessoas pretas que abordou saúde mental no mercado de trabalho.
Fotos: Daterra Studio
A vasta programação do evento agradou speakers e participantes, que demonstraram sua satisfação pelo aplicativo, pelas redes sociais do Tecnopuc e em conversas com a equipe. Helgio Trindade Filho é diretor de mobilidade urbana da Digicon, empresa integrante da comunidade Tecnopuc. Além de ser speaker em um painel do palco Deep Tech com um case da empresa, ele aproveitou o festival para se conectar com outras pessoas e conteúdos.
“Eu achei o Tecnopuc Experience 2024 um evento incrível! Muito bem-organizado, com diversos palcos simultâneos, com temas diversos e superinteressantes. Uma ótima experiência propiciada pela integração entre universidade e empresas, com muita inovação, tecnologia e meio ambiente sempre em pauta”, destacou.
Foto: Daterra Studio
O Experience é, também, um importante momento de conhecer novos negócios, projetos e ideias. Nesse sentido, não faltaram na programação espaços para pitches, com destaque a:
Batalha de Startups: empreendedores de 21 startups apresentaram seus pitches, em blocos de acordo com o nível de maturidade do negócio, e concorreram aos prêmios. No bloco voltado para negócios em fase de validação, a vencedora foi a Giroland; na fase de tração, o destaque foi para a Hortti; e entre as startups em escala, a vencedora foi a Sirros IOT. Cada uma delas recebeu um kit Dell e um kit South Summit Brazil (mochila + dois ingressos do evento). Além disso, a Creatus conquistou mais de 7 mil dos 9 mil votos para a competição paralela, chamada Startup da Galera, e ganhou um headset e um ingresso para o South Summit Brazil.
Pitch Day do programa de Aceleração Badesul e Fine Hub: as dez startups que participaram do primeiro ciclo de aceleração Badesul e FINE Hub, voltado a fomentar a inovação na área de finanças, apresentaram seus pitches. Ao final, foram apresentados os três destaques do programa: Grana.ai, em primeiro lugar; DGM, em segundo; e Ujamaatech, em terceiro. As três startups receberão ingressos para o South Summit Brazil 2025 e a primeira também receberá ingresso e passagem para outro grande evento de inovação no ano que vem.
De Volta para o Futuro: ao longo do mês de setembro, a Coalizão pelo Impacto em parceria com Instituto Helda Gerdau, Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), Tecnopuc, Fundação Gerações, Instituto Beja, Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do RS, Pacto Alegre e Mars, promoveu mentorias a 18 startups com soluções voltadas ao desenvolvimento de intervenções mais estratégicas e sustentáveis que contribuam para que as respostas/intervenções em eventos climáticos futuros possam ser mais ágeis e efetivas. Os sete negócios que se destacaram e receberão apoio da iniciativa se apresentaram no Experience.
Realizado pelo Parque Científico e Tecnológico da PUCRS e pelas empresas integrantes de sua comunidade, o Tecnopuc Experience contou com apoio de CNPq – Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Finep – Financiadora de Estudos e Projetos do governo federal voltada ao fomento da inovação, Associação Gaúcha de Startups, Dopster, Oxygea, Rede RS Startup, Senai Cimatec, South Summit Brazil, Toradex, Troposlab e Yazo. Além disso, a Legacy, empresa Júnior da PUCRS, o LabJ, o laboratório de jornalismo da Famecos, o ProHub, estúdio de audiovisual, e o fotógrafo Marcos Pereira Feijão apoiaram a cobertura do evento.
GRADUAÇÃO PRESENCIAL