Ensino

PUCRS recebe atividades da Semana Fashion Revolution, confira a programação 

segunda-feira, 15 de abril | 2024

Atividades gratuitas acontecem na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos 

A Semana Fashion Revolution, que promove ações em mais de 80 países no mês de abril, estará presente na Escola de Comunicação, Artes e Design – Famecos da PUCRS, a partir do dia 16 de abril. A programação é gratuita e conta com atividades presenciais sobre moda sustentável, indústria têxtil e ideias de como revolucionar a moda.  

A estudante do curso de Relações Públicas e embaixadora do evento, Camila Klettner, conta que trazer o debate sobre o impacto da moda na sociedade para dentro da PUCRS é muito gratificante.  

“Essa é uma das indústrias que mais lucra no mundo, mas também é uma das que mais polui e recorre à mão de obra análoga à escrava. E, se todos nós nos beneficiamos da moda, em um grau ou outro, refletir sobre quem produz e em que condições são produzidas as nossas roupas é fundamental,” afirma. 

Confira a programação que ocorre na Famecos: 

16/4 a 24/4 – Saguão da Famecos, prédio 7 

Bazar de trocas, exposição sobre a indústria têxtil, quiz e ações sobre a temática  

18/4 – Auditório da Famecos, prédio 7, das 19h30 às 21h30 

Apresentação e debate do documentário “O Ponto Firme”, que conta o projeto do designer Gustavo Silvestre, em que o profissional ensina crochê para detentos. Confira o trailer

Sobre o Fashion Revolution 

O movimento global foi criado em 2013, na Inglaterra, motivado pela tragédia ocorrida na fábrica Rana Plaza, em Bangladesh, que vitimou mais de 1.100 trabalhadoras e trabalhadores da moda. Desde então, a organização defende que a moda seja limpa, segura, justa, transparente, diversa e responsável, atuando por meio da comunicação, educação, colaboração, mobilização e participação. No Brasil, o movimento existe desde 2014 e vem desenvolvendo projetos, realizando atividades e fomentando a conexão entre pessoas, iniciativas e organizações do setor. Em 2018, foi criado o Instituto Fashion Revolution Brasil, uma organização da sociedade civil. 

Mais recentes